OFICINA PARA FORMAÇÃO DE ATORES DA ESCOLA DE TEATRO POPULAR DA TERREIRA DA TRIBO

de 05/2 a 28/2 · Porto Alegre, RS
1
Marta Haas · Porto Alegre, RS
13/1/2007 · 64 · 0
 

As inscrições para a Oficina Para Formação de Atores 2007/2008 da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo estarão abertas de 5 a 28 de fevereiro, das 14 às 18 horas, na Terreira da Tribo – Centro de Experimentação e Pesquisa Cênica. As inscrições são gratuitas e abertas a todos interessados a partir dos dezesseis anos. O Projeto da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz tem o patrocínio da Petrobras.

A Escola de Teatro Popular desenvolve anualmente a Oficina Para Formação de Atores composta por aulas teóricas e práticas, com uma carga horária de 25 horas/aulas semanais, totalizando 1.300 horas/aulas. A Oficina Para Formação de Atores oferece 25 vagas, e a seleção dos oficinandos/alunos é realizada através de entrevistas e audições. Ao longo de dezesseis meses de oficina, o oficinando/aluno estará passando por um processo programado de desenvolvimento, cuja primeira etapa encontra-se organizada em torno do autoconhecimento (conhecimento do ator), passando, em seguida, para a etapa de reconhecimento (ênfase colocada no trabalho de construção de personagem), para o jogo teatral (ênfase na situação dramática) e, por fim, chegando à elaboração do produto estético: a encenação.

Os fundamentos principais da Escola de Teatro Popular são a formação do ator, a interferência do artista no meio social, e a ética no desenvolvimento profissional. A formação do ator é desenvolvida nas áreas de Interpretação, Improvisação, Expressão Corporal, Expressão Vocal, Teoria e História do Teatro Ocidental, História do Teatro Brasileiro e História do Pensamento Político.
Os professores da Oficina Para Formação de Atores são Tânia Farias, Paulina Nólibos, Clarice Falcão, Leonor Melo, Paulo Flores e Clélio Cardoso.

A Oficina Para Formação de Atores - 2007/2008 será desenvolvida de 2 de abril de 2007 a 31 de julho de 2008, de segundas a sextas-feiras, das 14 às 18:30 horas.

" (...) Então, que estes jovens que escolheram o teatro provem a cada dia a necessidade de sua escolha, também através desse programa inconseqüente. Que se deparem com um ofício que impõe exigências tão inumanas que somente alguns resistem: aqueles animados por uma necessidade irredutível; aqueles que não se contentam com soluções superficiais; as bestas de trabalho que aniquilam a inércia que se satisfaz com resultados superficiais. São aqueles que com seu próprio eu, com seu corpo e sua alma, chegam ao julgamento final sobre eles mesmos como representantes de uma sociedade que continua anunciando: “amarás a teu próximo”. E que cheguem a isso sem caos, sem exageros, sem transbordamentos emocionais, porém com lucidez e sangue-frio. Não se trata de ser missionário ou artista original, trata-se de ser realista. Nosso ofício é a possibilidade de mudar a nós mesmos e desse modo mudar a sociedade. Não é preciso perguntar-se: o que significa o teatro para o povo? Esta é uma pergunta demagógica e estéril. É preciso perguntar-se: o que significa o teatro para mim? A resposta, transformada em ação, sem compromissos nem precauções, será a revolução no teatro." (Eugenio Barba)

O teatro
é o estado,
o lugar,
o ponto,
onde se apreende a anatomia humana,
através dela se cura e se rege a vida.
(Antonin Artaud)

onde fica
Terreira da Tribo ? Centro de Experimentação e Pesquisa Cênica: Rua Dr. João Inácio, 981, Bairro Navegantes.
quando ir
05/2/2007 a 28/2/2007
quanto custa
As inscrições são gratuitas e abertas a todos interessados a partir dos dezesseis anos.
website
www.oinoisaquitraveiz.com.br www.fotolog.com/oinois
contato
Informações pelos telefones (51) 30281358, 32217741 e 99994570.
oinois@terra.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados