Oi Futuro Ipanema abriga primeira edição de Atos de Fala

de 07/9 a 11/9 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
Ricardo Dominguez abre o festival dia 7 de setembro, às 19h.
1
Gilberto de Abreu · Rio de Janeiro, RJ
16/8/2011 · 12 · 0
 

A Galeria Oi Futuro Ipanema recebe entre os dias 7 e 11 de setembro a primeira edição de Atos de Fala, evento dedicado à apresentação de quatro Palestras-Intervenções e três vídeos-ensaios, produzidos por grandes nomes dos cenários brasileiro e internacional, como: André Lepecki, Denise Stutz, Eleonora Fabião, Enrique Diaz, Joe Donne, Jorge Ramos, Ricardo Dominguez, Milena Travassos e Yuri Firmeza.

Com patrocínio da Oi e Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Janeiro, Atos de Fala é uma idealização da RIZOMA com realização do Oi Futuro, tendo como curadores Cristina Becker e Felipe Ribeiro.

Seja na desestruturação crítica do poder de Estado frente à mobilidade do Cidadão de Ricardo Dominguez, na cacofonia do discurso proposta por Yuri Firmeza, na desorganização de hierarquias da arquitetura cênica em que a audiência se torna o documento de um evento, como na proposta de Jorge Ramos e Joseph Dunne ou, por fim, no afeto da elocução de André Lepecki e Eleonora Fabião, que remapeam subjetivamente a cidade do Rio de Janeiro, os trabalhos apresentados fazem uma revisão documental – linguística, histórica, e/ou sociológica – da presença dos performers no mundo e de suas experiências individuais.

Atos de Fala reforça seu pioneirismo ampliando e estimulando ainda mais a possibilidade de criação e reflexão artística, promovendo relações entre corpo, cultura e tecnologia. É na conjunção destes fatores que se estimula a formação crítica, política, estética, e desejante de nosso público, constituído de formadores de opinião, curadores, multiplicadores, artistas, pesquisadores, líderes culturais, filósofos, acadêmicos e pensadores.

“Novas tecnologias abrem diálogos e suprem antigas tendências. Sua maior importância seja, talvez, a geração de novas demandas”, diz Felipe. Ele nota que a tecnologia está presente em todas as formas de se relacionar e estar no mundo. “A rapidez de acesso à informação, a carga de conhecimento, os acúmulos e excessos são qualidades da contemporaneidade. Algo que reorganiza nossas criações e percepções. É neste sentido que novas modalidades de pensamento se disseminam e nos instigam”.

Para o curador, as palestra-intervenções são certamente um bom exemplo. “Formar um arcabouço de obras em que cada qual a sua maneira aborde essa ambivalência, é construir junto ao espectador um vocabulário que em última instância lhe permita olhar e entender melhor o próprio contexto que habita”.

Site oficial: www.atosdefala.com

onde fica
Oi Futuro Ipanema

Rua Visconde de Pirajá, 54 – Galeria
Ipanema – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3201-3010
http://www.oifuturo.org.br/
quando ir
07/9/2011 a 11/9/2011, às 13:00h
quanto custa
Entrada Franca
website
www.atosdefala.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados