Orquestra Sinfônica das Comunidades de Florianópolis no Rio de Janeiro

de 20/1 a 21/1 · Rio de Janeiro, RJ
1
bruno.d · Rio de Janeiro, RJ
19/1/2007 · 72 · 5
 

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica das Comunidades de Florianópolis (SC) se apresenta no próximo sábado, dia 20 de janeiro, no Morro do Turano, na Tijuca, e no domingo, 21 de janeiro, na Vila Olímpica do Salgueiro, no Andaraí.

O Projeto Orquestra Sinfônica das Comunidades está profissionalizando, através da música, 200 crianças e adolescentes entre 10 e 24 anos, matriculados em rede de ensino escolar com renda familiar de até dois salários mínimos, moradoras de 21 comunidades carentes de Florianópolis. A metodologia utilizada é de um ensino paralelo onde os professores realizam aulas de prática instrumental, teoria musical, manutenção de instrumentos musicais em espaços cedidos pelas escolas públicas e associações de moradores, além da realização de concertos dentro das comunidades. “A opção pela música erudita”, explica André Calibrina, coordenador do projeto, “se deu pela possibilidade de profissionalização que ela oferece, de se construir uma carreira”, como aconteceu com ele, que encontrou uma oportunidade como músico na Aeronáutica, em Florianópolis, há 23 anos. Segundo André, em três anos estes jovens estarão aptos ao mercado de trabalho, em bandas de músicas e orquestras sinfônicas, além de capacitados para enfrentar as provas teóricas e práticas de admissão nas faculdades de Música. Depois de 12 anos de ausência, André, nascido no Morro do Turano, volta à sua comunidade com a Orquestra. Os concertos no Rio de Janeiro da Orquestra Sinfônica das Comunidades vão contar com a participação de 55 alunos músicos.

onde fica
No sábado, 20 de janeiro, a apresentação acontece no Morro do Turano, na Tijuca às 18h, na Escola Herbert Vianna (R. Joaquim Pizarro, Morro do Turano). No domingo, 21 de janeiro, a Orquestra apresenta-se na Vila Olímpica do Salgueiro (R. Silvia Telles, Morro do Salgueiro), no Andaraí, durante um concerto-almoço para 600 crianças e 200 adultos. A macarronada à bolonhesa será servida às 11h, seguido da apresentação, às 13h.
quando ir
20/1/2007 a 21/1/2007
quanto custa
Evento Gratuito
contato
Bruno Dorigatti
21.8137.9489
bruno.dorigatti@gmail.com

Clarissa Guarilha
clarissags@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Demetrio Panarotto
 

Fala Bruno, valeu a dica!! É a primeira vez que a Orquestra (Sinfônica das Comunidades de Florianópolis) deixa o estado, e o legal é que esse deve ser apenas o primeiro passo, para os próximos meses, deve haver novidades...

abs

Demetrio Panarotto · Florianópolis, SC 18/1/2007 13:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Pessoal,
Gostaria muito de entrar em contato com o povo da Orquestra, por conta de meu trabalho com a Rede Social da Musica.

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 19/1/2007 00:35
sua opinião: subir
Marcelo Torca
 

Boas Novas! Parabéns por essa grande iniciativa! Sou compositor, se estiverem precisando de música para orquestra, posso fazer algo específico para esta orquestra, e gratuito. Seria interessante falar a grade da orquestra, os instrumentos e quantidades de cada naipe.

Marcelo Torca · Paulicéia, SP 19/1/2007 17:49
sua opinião: subir
Demetrio Panarotto
 

Olá Egeu, tenta entrar em contato com o Bruno, tem o fone e o e-mail dele acima; por sua vez, se tu não conseguires falar com o pessoal da orquestra tento agilizar o contato deles aqui em Fpolis

abs

Demetrio Panarotto · Florianópolis, SC 19/1/2007 19:42
sua opinião: subir
bruno.d
 

Veja o mapa de como chegar ao Morro do Turano


bruno.d · Rio de Janeiro, RJ 20/1/2007 13:33
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados