A série de concertos “Musicalis – Cultura aos Domingos” apresenta no mês de agosto um recital de voz e piano com a soprano Sonia Goussinsky e o pianista Fábio Bezuti. Serão interpretadas composições de Bach, Chiquinha Gonzaga, Gallupi, Monteverdi, Morley, Mozart, Purcell e Scarlatti.
Produção de Estela Gontow Goussinsky
Saiba mais sobre a compositora Chiquinha Gonzaga no seu site oficial.
É de lá a seguinte citação:
Chiquinha Gonzaga (1847-1935), compositora e maestrina carioca eternizada pela marcha carnavalesca "Ó Abre Alas", passou a vida enfrentando preconceitos em nome da paixão pela música. Por ter se dedicado a uma atividade até então exclusivamente reservada aos homens, na conservadora capital federal da segunda metade do século passado, ela foi renegada pelos pais, desfez casamentos, ficou longe dos filhos e foi alvo de toda espécie de sátiras e piadas. Nada disso, contudo, a afastou do trabalho. Chiquinha compôs até as vésperas da morte, em 1935, aos 87 anos.
Foi lembrada em 1999, ano do centenário da mais célebre de suas composições. "Ó Abre Alas" foi a primeira canção carnavalesca brasileira - até então, os blocos desfilavam sob gritos, vaias e batuques. "Parecia inevitável que carnaval e música se encontrassem num determinado momento dos seus desenvolvimentos específicos para formar o grande espetáculo da nacionalidade brasileira."
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!