Palestra capacita jornalistas a evitar equívocos na cobertura da infância

20/10 · Rio de Janeiro, RJ
1
Lise Morosini · Rio de Janeiro, RJ
14/10/2009 · 0 · 0
 

"Meninos de rua ou meninos na rua" é o tema do debate que será realizado no dia 20/10, às 19h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro e que vai refletir sobre avanços e desafios dos 19 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da 20 anos de Convenção sobre os Direitos da Criança, das Organizações das Nações Unidas. Para melhor contextualizar o assunto, o evento vai trazer as visões de três pessoas envolvidas com o Projeto Raízes Locais, desenvolvido pela Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH) na comunidade da Mangueirinha, na Baixada Fluminense.

Claudia Cabral, psicóloga, gestora social e diretora executiva da ONG, vai falar sobre a convivência familiar e comunitária como meio de reintegrar nas suas famílias meninos(as) que vivem nas ruas; Walace Rocha dos Santos, sociólogo que integra a equipe que atua na comunidade, trará a visão técnica sobre o trabalho social com famílias; e Isabela Regina Gonçalves, jovem da Mangueirinha, relatará seu envolvimento com o projeto e sua atuação como mobilizadora na comunidade. O evento é promovido pelo Clube de Comunicação e o debate será mediado pelo jornalista Andrei Bastos.

Claudia Cabral acredita que os profissionais de imprensa devem entender a problemática de crianças e adolescentes com direitos violados para que consigam refletir a realidade de forma mais aprofundada, reduzindo a possibilidade de cometerem equívocos na cobertura. Ela cita, por exemplo, que o termo menor ainda hoje aparece na imprensa mesmo depois de o ECA apontar que há nele um conteúdo discriminatório.

onde fica
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar - Centro, Rio de Janeiro, RJ).
quando ir
20/10/2009, às 19:00h
quanto custa
O evento é gratuito e os interessados podem confirmar presença pelo endereço eletrônico: better@background.com.br.
contato
Informações pelo telefone (21 )3906-2450.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados