Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Palestras e Oficinas marcam a abertura do ECUM 2008

de 14/3 a 29/3 · Belo Horizonte, MG
1
Rafaela Cappai · Belo Horizonte, MG
13/3/2008 · 43 · 0
 

Com o tema "Cena emergente: diálogos com o futuro", o ECUM 2008 - Edição Especial de 10 anos, dá início sexta-feira, 14 de março, às suas atividades

De 14 a 29 de março, as cidades de Belo Horizonte, Contagem, São João Del Rei e Ipatinga e São Paulo receberão estudantes e profissionais das artes cênicas de todo País e várias partes do mundo para o ECUM – Encontro Mundial das Artes Cênicas. Com o tema central “Cena emergente: diálogos com o futuro”, o Encontro propõe discutir em palestras, oficinas e fóruns os rumos da produção contemporânea das artes cênicas. Serão nove os países participantes: Dinamarca, EUA, Canadá, Japão, Afeganistão, Espanha, França, Haiti e República Tcheca, além de representantes de norte a sul do Brasil. Simultaneamente, o ECUM acontece nas cidades de Contagem, Ipatinga e São João Del Rei, com atividades que também se iniciam no dia 14 e vão até o dia 16. E no dia 24 será a vez de São Paulo, com programação até o dia 29 de março.
Segundo o coordenador geral e um dos idealizadores, Guilherme Marques, o Encontro Mundial das Artes Cênicas surgiu para atender uma necessidade que havia em Belo Horizonte. “O ECUM nasceu em 1998 para preencher um espaço em BH, que naquela época não possuía um curso de graduação em Artes Cênicas”, conta. Com uma proposta voltada para a formação, reflexão e capacitação, o Encontro – único com esse perfil no País - trouxe novos conhecimentos, temáticas e discussões na área cênica, e com o tempo, tomou uma proporção que seus idealizadores não imaginavam. “Começamos a divulgar o ECUM pelo Brasil inteiro e centenas de estudantes e profissionais de várias cidades organizavam caravanas para participar do Encontro”, explica.
O diretor artístico do ECUM, Fernando Mencarelli, que está na organização do Encontro desde o seu surgimento, conta que as temáticas apresentam-se como uma reflexão em movimento, procurando compartilhar experiências e o pensamento sobre os rumos da produção contemporânea em artes cênicas. “As temáticas que vêm sendo discutidas ao longo desses anos compõem um painel de questões que são interligados”, comenta. Ainda segundo Mencarelli, o tema em discussão dessa edição ‘Cena emergente: diálogos com o futuro’ é quase uma síntese do que o ECUM se propõe a fazer: “Pensar sobre as questões que se apresentam hoje para os criadores artísticos e as perspectivas colocadas para uma cena e um mundo em mutação, e compartilhar as respostas”, esclarece.
Hoje, o ECUM comemora 10 anos e vem ganhando destaque como um dos eventos latino-americanos de maior importância e significado no cenário cultural mundial, reunindo profissionais de várias partes do País e do mundo, característico por compartilhar de palestras, fóruns, oficinas e apresentações.
O ECUM 2008 conta com o patrocínio da Usiminas, Oi Futuro, Cosipa e Cemig, por meio de recursos das Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura. Recebe também o apoio da agência de viagem Destination, das Prefeituras Municipais de Contagem, e São João Del Rei; da Usicultura e do Sesc Minas Gerais.

onde fica
Belo Horizonte - 14 a 23 de março
Ipatinga, São João Del Rei e Contagem - 14 a 16 de março
São Paulo - 24 a 29 de março
quando ir
14/3/2008 a 29/3/2008
website
www.ecum.com.br
contato
IMPRENSA:
Aff! Comunicação e Cultura
Priscilla D`Agostini, Sarah Torres e Rafaela Cappai.
(31) 3463-3141

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados