PASSO53

21/6 · Brasília, DF
1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
23/6/2013 · 0 · 0
 

Um registro em múltiplas linguagens - Livro, Website, Oficina, Videodança, Montagem e Circulação de Espetáculo - da identidade cultural e orgânica de Brasília expressada em dança, revelando-nos contornos, ritmos, motivações, cores, nuances e movimentos da Capital Federal.
.


PASSO53 tem inspiração direta na dança que cidades do DF executam diariamente na circulação de coletivos de pessoas, impulsionados pelo movimento urbano - semáforos, vias de circulação, entradas e saídas, pontos de convergência e de dispersão. Dispondo-se a investigar movimentos e nuances de forma sutil, traduzindo-as em imagens, ora estáticas, ora dinâmicas, de forma a destacar momentos, que passam desapercebidos.

As “danças” que integram a coreografia de uma cidade multicultural, como Brasília, podem ser o baião, como no sobe e desce das escadas rolantes da Rodoviária, o Vanerão, no gentil movimento dos veículos nas tesourinhas, a ciranda, que se forma em cada vagão do metrô, cadência, embalada pelo tráfego nas largas avenidas aos finais de semana, e ainda nos semáforos, que imprimem ritmo de acordo com o local e o horário.

Sob o prisma das distâncias entre seus pontos de referenciais, pela dificuldade de locomoção dentro do perímetro urbano, pela comum observação do trânsito de veículos, em detrimento a subjetivação de que há movimento concomitante de pessoas, PASSO53 apresenta a cultura, a organicidade do DF e revelará a série de encontros - caóticos ou sistemáticos, espontâneos ou estimulados – que cotidianamente dá vida ao DF.

“Há duas máximas sobre as várias Regiões Administrativas: o povo de Brasília não tem cultura própria e o espaço urbano propicia o desencontro. A primeira é o não reconhecimento de que o conjunto de expressões comportamentais resultantes da combinação de várias culturas que convergem por aqui não seja uma cultura própria. A segunda se relaciona ao plano urbanístico, onde amplos vãos, que ocupam as cidades, pulveriza o encontro”, acredita Edson Beserra, idealizador e coordenador do projeto.

Os seis produtos resultantes deste trabalho, Livro, Website, Oficina, Videodança, Montagem e Circulação de Espetáculo, vão apresentar o que se experimenta hoje como traços culturais e o fator resultante no corpo através do movimento, sobre o panorama peculiar da cidade (macro), e sobre os atos corriqueiros de seus habitantes (micro), com a dança e a imagem como veículos, mostrando a cultura e quebrando a relação de tempo x espaço como forma de demonstrar individualidade e pessoalidades.

onde fica
Brasília e Regiões Administrativas do Distrito Federal
quando ir
21/6/2013
quanto custa
De graça

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados