Pequeno Gesto comemora 20 anos em boas companhias!

de 23/7 a 31/7 · Rio de Janeiro, RJ
Luiz Henrique Sá
Vilma Melo e Gustavo Ottoni vivem Antígona e Creonte
1
Mônica Riani · Rio de Janeiro, RJ
18/7/2011 · 0 · 0
 

Para comemorar 20 anos de trajetória, o Teatro do Pequeno Gesto, fundado por Antonio Guedes e Fátima Saadi, cercou-se de boas companhias. Nelson Rodrigues, por exemplo. Em seu 29º número, a revista de ensaios "Folhetim" – presença certa na história do grupo, cujo primeiro número foi lançado em 1998 – contempla nada menos que 60 anos de críticas a montagens de peças de Nelson, inéditas em livro, resultado de um dossiê preparado pela pesquisadora Fátima Saadi, mostrando a transformação de Nelson de autor controverso a canônico. O lançamento vai ser dia 27 de julho, às 20h, no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana. Na ocasião, haverá bate-papo com os diretores Marco Antônio Braz e Ana Kfouri.

Quem também comparece aos festejos do Teatro do Pequeno Gesto é Sófocles, através da peça "AntígonaCreonte". Dirigida por Antonio Guedes, a montagem é uma adaptação livre para a tragédia Antígona, focando a trama apenas nos dois protagonistas da narrativa. A estreia de "AntígonaCreonte" será dia 23 de julho, às 21h, no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, tendo no elenco Gustavo Ottoni, Mariana Oliveira e Vilma Melo.

Completando o trio de 'convidados especiais' das comemorações do Pequeno Gesto está o múltiplo criador francês Valère Novarina. É dele "Teatro dos ouvidos", experiência teatral que será protagonizada por Angela Leite Lopes numa instalação assinada pela artista plástica Bel Barcellos, na galeria do Espaço Cultural Sergio Porto, no Humaitá, a partir de 11 de agosto, às 19h.

“Entre conquistas e reflexões, estes 20 anos foram de amadurecimento artístico. Considero que hoje trabalhamos assumindo os riscos e a incerteza dos resultados dos nossos espetáculos com muito mais prazer. Compreendemos que as apostas estéticas dependem muitíssimo de posturas éticas, de coerência com a história que foi sendo construída ano a ano”, avalia o diretor Antonio Guedes. “Quando abordamos Sófocles, não o fazemos a partir de uma perspectiva arqueológica, mas de uma perspectiva contemporânea. Buscamos o sentido da tragédia grega hoje. Portanto, nossa 'AntígonaCreonte' e o 'Teatro dos ouvidos' estão mais próximos do que o próprio Novarina imaginava...”, supõe Guedes. Para Fátima Saadi, “estes 20 anos ajudaram a tornar cada vez mais claro que, em nossos espetáculos, a articulação da narrativa vem em primeiro plano em relação à trama que acaba funcionando como pano de fundo.”

onde fica
"AntígonaCreonte" - estreia dia 23/07, às 21h, no Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s/n. Copacabana – RJ 21 2332-7904.
quando ir
23/7/2011 a 31/7/2011, às 21:00h
quanto custa
R$ 20
website
www.pequenogesto.com.br
contato
monicariani@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados