Peter Greenaway (País de Gales) – Espetáculo “Tulse Luper VJ Performance”> 18 de novembro de 2008> Teatro Oi Casa Grande> 21:00> Ingresso R$15,00
Peter Greenaway (País de Gales) – Palestra “O cinema está morto. Vida longa ao cinema”> 19 de novembro de 2008> Teatro Oi Casa Grande> 10:00> Ingresso R$15,00
Greenaway tornou-se conhecido mundialmente pelos filmes que realizou em suporte e formato mais ou menos tradicionais entre as décadas de 80 e 90, como "O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante", "O Livro de Cabeceira" e "8 mulheres e meia". Hoje, multiartista, transita em diversas áreas. Peter Greenaway aposta num novo cinema, que interage com o uso inventivo das novas tecnologias. Greenaway investiga a convergência destas novas mídias digitais em busca de novas linguagens. Segundo ele, o cinema como nós o conhecemos está morto. Ele afirma que não faz mais sentido depois de mais de 100 anos da invenção do cinema continuarmos sentados em salas escuras absorvendo passivamente o que é projetado.
Em Tulse Luper VJ Performance, Greenaway cria uma modalidade imersiva e eletrônica de cinema. O artista conta, à maneira de um videogame, a vida de Tulse Luper, escritor e projetista que nasceu em 1911, em Newport, South Wales, e desapareceu em 1989, depois de passar anos entre prisões. Greenaway utiliza uma interface de alta definição touch screen para reelaborar os filmes e histórias que envolvem o personagem, suas malas e objetos pitorescos.
Na palestra "O cinema está morto. Vida longa ao cinema", Peter Greenaway explica em aproximadamente 90 minutos porque considera que o cinema tradicional está morto. Através de recursos audiovisuais, Peter Greenaway provoca o espectador a refletir sobre a morte da sétima arte, defendendo o uso das novas tecnologias para deixar o cinema mais interativo e imersivo.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!