“Escrituras na liberdade†traz obras de poetas espanhóis e hispânicos
O Instituto Cervantes apresenta a exposição “Escrituras na Liberdade: Poesia Experimental Espanhola e Hispano-americana do Século XX†a partir do próximo dia 3, com entrada gratuita, em sua sede em Botafogo. Composta por uma grande variedade de material que envolve livros, serigrafias, objetos, poemas, filmes e fotografias, a mostra pretende aproximar o público, pela primeira vez, das linguagens poéticas experimentais que foram criadas na Espanha e na América Latina ao longo do século passado.
Libertária e de vanguarda, a poesia experimental espanhola inaugurou um perÃodo de reconstrução dos campos da linguagem e do visual, na maioria das vezes unindo os dois e criando peças de alto teor artÃstico. O movimento revolucionou as artes se dividindo em dois atos – o primeiro no inÃcio do século passado, quando surgiu o novo modelo; e depois, nos anos 60, já dialogando com a poesia concreta, batizada inclusive pelo brasileiro Augusto de Campos e com muita força no Brasil. Hoje, é possÃvel ver o reflexo dessa poesia experimental em diversos outros campos como design, música, cinema e artes visuais em geral.
Na primeira parte de “Escrituras na Liberdade†serão mostradas obras de autores espanhóis do citado primeiro ato, como J. M. Junoy, Ernesto Giménez Caballero e Ramón Gómez de la Serna, e latino-americanos, como Juan José Tablada e Vicente Huidobro. Em seguida, a partir dos poemas visuais de Julio Campal, aparecem Juan Hildago, Joan Brossa e José Miguel Ullán, considerados os autores de maior destaque na década de 60. Paralelamente ainda serão apresentadas peças de autores contemporâneos hispano-americanos, como Clemente PadÃn e Guillermo Deisler, e da nova geração, como Valcárcel Medina e Eduardo Scala.
A exposição
“Escrituras na Liberdade†teve sua primeira montagem no ano de 2009, em Madri, em virtude do centenário do “Manifesto Futurista†escrito pelo poeta italiano F.T. Marinetti, que apareceu na primeira página do jornal “Le Figaroâ€, em Paris, repercutindo, apenas dois meses depois, na revista espanhola “Prometeoâ€, pelas mãos de Ramón Gómez de la Serna. O conteúdo, na época, foi o ponto de partida para uma renovação estética jamais vista antes, inaugurando assim um perÃodo de vanguarda poética na Espanha. Esse movimento ficou conhecido por marcar a entrada do Ocidente na modernidade artÃstica através também de paÃses como México, Cuba, Peru, Venezuela, Portugal, Argentina e Brasil, entre outros.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!