Praça da República: pintura boa ou pintura ruim?

de 25/1 a 27/2 · São Paulo, SP
1
Maikon Rangel · São Paulo, SP
22/1/2016 · 0 · 0
 

Debate com Rodrigo Andrade e Thais Rivitti no Ateliê 397, dia 27/01,
quarta-feira, às 19h30

Por ocasião do encerramento da exposição Praça da República, o artista Rodrigo Andrade e a curadora Thais Rivitti convidam para o debate Praça da República: pintura boa ou pintura ruim?, a se realizar na quarta-feira, dia 27 de janeiro, às 19h30. A exposição, em cartaz no Ateliê397 entre 28 de novembro de 2015 e 27 de janeiro de 2016, é um projeto apoiado pelo ProAC Artes Visuais, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Para pensar a pintura hoje, o debate retoma as questões – ou falsas questões, ou, ainda, questões sempre repostas – de gosto e juízo de valor que sempreentram em cena quando a pintura volta-se para o amplo universo da cultura.
Palhaços, pretos velhos, passarinhos, retratos de revista, carros de corrida, noites de luar, paisagens com incêndio e florestas perpassam as imagens de 42 trabalhos que o artista produz pensando sobre um lugar que a pintura ocupa no imaginário da cidade São Paulo, a Praça da República. Local onde, desde 1956, aos domingos, ocorre uma tradicional feira de pintura, artesanato, comidas e produtos vindos de outras regiões do país e de países vizinhos. Mas, também, “Praça da República”, esta expressão com que o circuito da arte contemporânea da cidade passou, em algum momento, a descrever “pintura ruim” –queutilizaumalinguagem requentada, repleta de fórmulas batidas, na qual impera todo tipo de maneirismo impraticavelmente kitsch, de abstrações gestuais feitas com espátulas carregadas de tinta à perseguição dos efeitos capazes de polir a cópia de um rosto de página de revista.

onde fica
Praça da República: pintura boa ou pintura ruim?
Debate com Rodrigo Andrade e Thais Rivitti
Dia: 27/01/2015, quarta-feira
Horário: 19h30

Local: Ateliê397
Tel: 3034-2132
www.atelie397.com.br
quando ir
25/1/2016 a 27/2/2016, às 19:30h
quanto custa
Gratis

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados