Prêmio Empreendedor Cultural 2ª ed abre inscrições

de 15/9 a 21/11 · Santa Maria, RS
5
Simone L · Porto Alegre, RS
31/10/2014 · 5 · 0
 

Com o objetivo de fomentar a inovação nas formas de empreender cultura, o Prêmio Empreendedor Cultural 2ª edição oferece a oportunidade para realização de projetos na região metropolitana e no interior do estado. O edital tem o patrocínio da AES Sul e planejamento e gestão da Cida Cultural, curadoria do pesquisador André Martinez, com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, de entidades ligadas à atividade cultural e de uma rede de prefeituras municipais, entidades e lideranças comunitárias.

Nesta segunda edição será destinado o montante de R$ 200 mil (duzentos mil reais) para projetos culturais nos segmentos de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, culturas populares, tradição e folclore, pesquisa e documentação, artesanato e artes integradas, realizados na área de concessão da AES Sul, que abrange 118 municípios do RS.


O Prêmio busca viabilizar projetos que apresentem, em suas ações e metodologias, as seguintes inovações:

- Criar e aplicar tecnologias sociocriativas para gerar benefícios sociais de forma estruturante, democrática e sustentável.

- Promover um desenvolvimento humano sustentado na cultura enquanto livre expressão simbólica, direito humano e atividade econômica;

- Ampliar o acesso continuado a meios econômicos e tecnológicos para fruição, produção e circulação cultural em municípios gaúchos;

- Estimular a cooperação entre empreendedores culturais, lideranças comunitárias, poder público e iniciativa privada;

- Ativar redes de conhecimento e colaboração entre agentes culturais e sociais;

- Semear Cultura de Paz, não-violência, diálogo e cuidados com o meio ambiente e diversidade cultural.

Na primeira edição, em 2012, foram contemplados 11 projetos, abrangendo 24 municípios gaúchos. O Diretor Geral da AES Sul, Antonio Carlos de Oliveira, ao reiterar o comprometimento da empresa com esta iniciativa, que procura incentivar a reflexão sobre a sustentabilidade dos projetos, observa que “Na Plataforma de Sustentabilidade da empresa consta de forma clara o compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes, e nada melhor que incentivar essa transformação através da cultura. A AES Sul, aposta no Prêmio Empreendedor Cultural como forma de democratizar as oportunidades de viabilização de projetos culturais, especialmente no interior do estado, apoiando os empreendedores locais e estimulando a formação de uma rede que desenvolva essas comunidades”.

Inscrições
As inscrições estão abertas até 21 de novembro de 2014 através do portal www.empreendedorcultural.com.br. Na plataforma online serão disponibilizados o regulamento, formulário de inscrição e as atualizações do processo. Poderão se inscrever todos os produtores culturais com cadastro habilitado no Sistema Pró-Cultura RS, pessoas jurídicas da sociedade civil organizada, de 118 municípios do Rio Grande do Sul.

onde fica
www.premioempreendedorcultural.com.br
quando ir
15/9/2014 a 21/11/2014
quanto custa
sem custo
website
www.premioempreendedorcultural.com.br
contato
contato.premio@cidacultural.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados