Durante o ano de 2006, vários encontros foram promovidos entre artistas plásticos da região de Blumenau a fim de promover o diálogo entre obras e obreiros. Discussões, debates, conversas e escrita, conexa ou desconexa, mas com um sentido: descobrir, através da dialética, construções orais e escritas de artistas sobre artistas.
São essas descrições que podem ser vistas agora com a exposição de Pretexto – Exposição de Arte Contemporânea. De 20 de setembro a 11 de outubro de 2007, estarão expostas as obras dos artistas participantes e as falas dos colegas participantes do projeto Pretexto. Dessa forma, se vai além do simples contato transcendental (aquele a que nos expomos quando visitamos uma exposição de arte) e entramos no mundo da arte através dos próprios artistas.
Junto do exercício dialético entre artistas, o projeto Pretexto promove um interessante diálogo entre gerações. Pois que participaram do projeto artistas de renome — em busca de uma renovação de sua linguagem — e, como se diz, aspirantes a artistas à procura justamente de uma linguagem que se possa consolidar.
Além da exposição de obras e de falas, o projeto Pretexto, uma iniciativa do SESC-SC e do MAB, Museu de Arte de Blumenau, lançou também um catálogo com amostras de obras e de falas. Os catorze artistas participantes do projeto mostram que as artes plásticas em Blumenau têm vigor e que podem ir muito além da mera associação de artistas – como é moda hoje, cada grupo de quatro artistas cria uma associação – para dialogar entre estéticas, técnicas e sentimentos.
Lembrando que esta dica de Agenda não estará disposta para o lançamento da exposição, mas lembrando também que a mostra vai até quase metade do mês de outubro, fica o convite não para a vernisage, mas para visitar a mostra num dia de silêncio porque, sabemos, não dá para se ler com barulho. E mais: para se entrar em contato com tantas linguagens diversas, nada melhor do que o som do silêncio.
Para lembrar, participam da exposição, como artistas e como falantes as personalidades de Andréia Regina, Belíria Boni, Clóvis Truppel, Daiana Schvartz, Denise Patricio, Elisabeth Fiamoncini, Heraldo Fernandes, Lygia Rousseng Neves, Maria Goretti Ferreira, Maria Salete Werling, Marlene da Silveira, Marlene Hüskes, Suzana Sedrez e Rosângela Rosa.
Flauberto Berlin legal galera, manda ver!!!!!!!!
Flauberto Bildender Künstler - Berlin Germany · Alemanha , WW 3/10/2007 19:11Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!