Vitória terá pela primeira vez a realização de uma Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O evento objetiva promover a conscientização sobre os direitos humanos e a cidadania da população GLBT, além de publicizar a discussão sobre sexualidade e diversidade sexual no Estado.
Com a manifestação, a capital capixaba finalmente entra no circuito nacional das Paradas Gays. Só no segundo semestre de 2006 serão cerca de 140 eventos desse tipo em diversas cidades do país. A atividade faz parte da Comemoração do Orgulho GLBT do Espírito Santo. Trata-se de um calendário de atividades que teve início em 20 de agosto, com a II Manifestação do Orgulho GLBT de Colatina.
Também estão previstos dois Fóruns de Diversidade Sexual: no dia 04 de setembro em Nova Venécia e no dia 06 de setembro em Cachoeiro de Itapemirim.
E entre os dias 07 e 10 setembro acontece o 4º Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual (Enuds). Evento que reunirá estudantes e pesquisadores universitários de todo o país para debater a temática da diversidade sexual.
A temática da parada é a Criminalização da Homofobia, referência ao projeto de lei da deputada federal paulista Iara Bernade, que visa transformar em crime específico o preconceito, a discriminação ou a violência contra homossexuais, assim como já ocorre com o racismo.
Além do caráter político, a Parada é um espaço de confraternização. Torna visíveis diferentes costumes e estilos de vida. Trata-se de um evento onde o orgulho e a auto-estima são realçados e valorizados como aspectos constituintes da identidade GLBT.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!