Rede Sergipe de Cultura promove o 2º Módulo do Curso de Gestão Cultural

de 04/10 a 06/10 · Aracaju, SE
1
Rede Sergipe de Cultura · Aracaju, SE
30/9/2006 · 38 · 0
 

A Rede Sergipe de Cultura realiza de 04 a 06 de outubro, das 09 às 18h, no Sebrae, o 2º módulo do Curso de Gestão Cultural. O curso é patrocinado pela PETROBRAS/UN-Fafen-Se destinado a gestores, agentes e produtores culturais do Estado.

Será ministrado pela Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense Lia Calabre. O segundo módulo vai tratar sobre modelos de gestão e sua aplicação em organizações públicas voltadas para a produção cultural. O papel do gestor. Produção documental e acervos culturais. Estruturação e gerenciamento de eventos. Ações patrimoniais. Leis de direito autoral. Gestão de recursos e informações. Diversidade cultural. Função social e econômica da cultura.

Lia Calabre é pesquisadora, chefe do setor de Estudos de Política Cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa e coordenadora do Seminário Permanente Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. É membro do Conselho Científico-Cultural do Centro de Estudos Multidisciplinares –CULT – UFBA e da Comissão Acadêmica do Seminário Permanente Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.


O Curso de Gestão Cultural é a primeira ação presencial da Rede Sergipe de Cultura que também atua na promoção de seminários, fóruns, cursos, oficinas e eventos culturais. O primeiro módulo aconteceu em agosto. Participaram gestores de 35 municípios que discutiram formas de integração em diversas ações culturais. O primeiro módulo foi ministrado pela pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Isaura Botelho. “A questão principal é ajudar a essas pessoas a pensarem, em primeiro lugar, que a cultura faz parte da vida em todas as suas dimensões e, quanto menor o município, mais claro fica essa necessidade de que a cultura seja vista como foco das políticas de governo”, destaca a pesquisadora.


O tema abordado foi "Cultura e Política Cultural" que traçou um panorama do estado atual da implantação de políticas pelo Governo Federal. Contextualizou as ações do Estado no campo da cultura e alguns modelos internacionais. Para o produtor cultural Fábio Rodrigues, “as questões foram tratadas com muita profundidade e serviu para que nós repensássemos as nossas próprias práticas e, assim, oxigenamos o nosso ânimo de estar contribuindo, estar inserido no movimento cultural”.


onde fica
Sebrae, Aracaju
quando ir
04/10/2006 a 06/10/2006, às 09:00h
website
www.redesergipedecultura.com.br
contato
redesergipedecultura@infonet.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados