Refletindo sobre a Fazenda Modelo

13/5 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
1
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ
11/5/2008 · 108 · 4
 

Um evento multidisciplinar foi bolado para tentar abranger toda a complexidade da reflexão sobre a Fazenda Modelo, local que já foi considerado um dos maiores abrigos de mendigos do mundo. O que motiva o seminário - que vai contar com debates, exposição de fotos e exibição de documentários - é o lançamento da obra "No olho da rua", de Marcelo Antonio da Cunha. Por três anos, o médico dirigiu o espaço e recolheu histórias que, como se costuma dizer, renderiam um livro. De fato, renderam, e o resultado chega às livrarias este mês e dá início a reflexões no encontro do próximo dia 13.

O espaço, aberto em 1947 na Zona Oeste do Rio de Janeiro e transformado em abrigo em 1984, chegou a abrigar 2.500 pessoas. Dentre elas, muitas já haviam tido vidas consideradas "normais", como um arquiteto que perdeu a memória e um músico que já tinha gravado diversos discos.

Tendo como pergunta central a questão que não quer calar - o que fazer com os excluídos? - o seminário vai reunir cientistas sociais, pesquisadores, administradores de políticas públicas, artistas e produtores para debater a desconstrução da Fazenda Modelo e o importante papel que as artes assumem neste processo.

Programação:

1) Duas mesas-redondas, de 10h às 13h

- Com o nome "O Estado e a rua", a primeira mesa discutirá
as políticas públicas para a população de rua.


Incluirá o autor, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Ministério Público, professores da universidade nas áreas de serviço social, entre outras.

- A arte no limite da rua, de 14h às 17h

Artistas darão seus depoimentos sobre seu trabalho com população de rua: Dinah Oliveira (teatro); Denise Padilha (música); Marco Terranova (documentário); André Valentim (fotografia), Livia Flores (artista plástica). Além de alguns ex-moradores de rua como o artista plástico Cloves, o bailarino Pedro, a cantora Memorina e o compositor Barnabé.
Convidado especial: Marcos Prado, produtor de "Tropa de elite" e diretor de "Estamira".

2) Fotografia e vídeo:

Durante o evento, o Salão Branco seria ocupado por projeções simultâneas de cenas em vídeo (Terranova) e projeção de fotografias (Valentim) da Fazenda Modelo.

onde fica
Fórum de Ciência e Cultura. No Campus da Praia Vermelha da UFRJ (entrada pela Rua Venceslau Brás).
quando ir
13/5/2008, às 10:00h
quanto custa
De graça.
website
http://www.novafronteira.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Aepan
 

Valeu pela dica.
Airton Engster dos Santos
Estrela-RS

Aepan · Estrela, RS 9/5/2008 14:01
sua opinião: subir
camuccelli
 

Oi Helena gostei!

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 9/5/2008 16:27
sua opinião: subir
Rê!!!
 

O livro no Olho da Rua é fantástico, comecei a ler e nos primeiros capítulos já me emocionei, é um livro marcante que faz a gente refletir.
Quem tiver interesse tem pode entrar no site do livro e dá para baixar o primeiro capítulo
http://www.novafronteira.com.br/noolhodarua

Rê!!! · Rio de Janeiro, RJ 20/6/2008 17:39
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Legal, Rê, ótima dica esta do primeiro capítulo. Aproveito para dizer por aqui que escrevi duas resenhas sobre o livro, uma aqui no Overmundo e outra no Fórum de Segurança Pública. Abraços

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 23/6/2008 12:35
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados