Regina Alvarez : experiência fotossensível

de 03/6 a 10/7 · Rio de Janeiro, RJ
Regina Alvarez
Parque Lage, by Regina Alvarez
1
Andréa Cals · Rio de Janeiro, RJ
2/6/2011 · 0 · 0
 

A fotógrafa, pesquisadora e educadora Regina Alvarez é reconhecida como o maior nome brasileiro de propagação das qualidades artísticas da fotografia estenoscópica, mais conhecida como pinhole .

Sua obra, pioneira, produzida a partir do final da década de 1970, é respeitada e muito admirada por sua importância, técnica e pelo olhar especial da artista. Regina foi a primeiro que publicou e divulgou a técnica pinhole no Brasil, incluindo oficinas em várias partes do território nacional nos anos 80, o que a tornou responsável pela formação de diversos nomes que se destacam na fotografia atual.

A professora, fotógrafa e artista Denise Cathilina foi uma de suas alunas e organiza exposição que ocorre durante o FotoRio 2011. A
abertura será dia 3 de junho, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com lançamento do catálogo, dia 6 de julho.

"Este trabalho veio complementar a pesquisa fotográfica de recursos básicos da impressão da imagem. A partir de cores e pigmentos, que se
mesclam e se transformam na síntese final das formas impressas, a simplicidade encontrada na elaboração das folhas de papel, das câmeras
artesanais, a luz do sol como impressora, me conduzem à essência que
procuro", explicou uma vez a artista que faleceu em 1997, com 59 anos, vítima do Mal de Alzheimer.

A exposição exibirá 100 imagens, incluindo alguns trabalhos inéditos, produzido nos anos 70, na Inglaterra. O acervo até então desconhecido foi descoberto em sacos de lixo por Denise, que a partir de uma vizinhança com Regina nos anos 90, trabalhou na preservação do seu material.

A fim de manter viva a memória da artista e mostrar como sua relevância pode ser percebida ainda hoje, a exposição conta, ainda, com a realização de duas oficinas gratuitas a serem conduzidas pelos artistas visuais Paula Trope (RJ) e Dirceu Maués (PA). Ambos terão como base a técnica denominada pinhole, traduzida para o português como a “câmera do buraco da agulha”. Esta técnica até hoje influencia importantes artistas tanto no ensino de fotografia quanto como suporte para suas experimentações artísticas.


onde fica
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
quando ir
03/6/2011 a 10/7/2011
quanto custa
Entrada franca

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados