Repleta de prêmios, "Memória da Cana" chega ao Rio

de 14/4 a 05/6 · Rio de Janeiro, RJ
Pedro Serapio
Marcelo Andrade (Jonas) e Viviane Madu (Glória) em cena da montagem
1
Mônica Riani · Rio de Janeiro, RJ
14/4/2011 · 0 · 0
 

Vai alta a noite. Olhando através do véu, que circunda todo o palco, é possível notar a mesa da casa-grande sendo arrumada. Conflitos familiares, relações incestuosas, purgações e a obra de Nelson Rodrigues estão entre alguns 'pratos' servidos durante os 90 minutos da encenação de "Memória da Cana", livre adaptação do dramaturgo e diretor Newton Moreno para "Álbum de Família", de Nelson Rodrigues, que comemora 10 anos de vigorosa trajetória do grupo paulista Os Fofos Encenam. Sucesso de crítica e público, vencedor do Prêmio APCA de Melhor Espetáculo de 2009, com várias indicações para o Shell, consagrando-se vencedor em duas categorias: Melhor direção e Melhor Cenário, Memória da Cana estreia hoje no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ) para temporada até 05 de junho. A lotação é de 45 lugares. O elenco de atores-criadores é formado por Carlos Ataíde, Kátia Daher, Luciana Lyra, Paulo de Pontes, Marcelo Andrade e Viviane Madu.

Selecionado para representar o Brasil na Quadrienal de Praga, em junho próximo, o cenário de "Memória da Cana" insere o espectador no universo pernambucano de um golpe só: 3 mil pés de cana são assentados na cena nesta casa-grande freyriana, que tem uma sala central e, ao redor dela, seis quartos dos membros da família, que servem também de plateia. Da perspectiva do ambiente de cada personagem, imerso aos objetos e cheiros que lhe são característicos, o público assiste a eclosão dos conflitos familiares. Jonas, o patriarca da família, é apaixonado pela filha Glória, e ela por ele. Para satisfazer esse desejo, ele adquire o hábito de trazer adolescentes em casa para tirar sua virgindade, contando, para isso, com a ajuda da cunhada Rute, que também é apaixonada por ele. A mãe, D. Senhorinha, assiste a tudo e se mantém impassível. Os sentimentos transbordam quando os filhos retornam para o lar: Glória, expulsa do colégio interno por se envolver com uma garota; Guilherme, apaixonado pela irmã, castra-se e abandona o seminário à procura de Glória; Edmundo, expulso de casa pelo pai, abandona a mulher com quem se casou por uma paixão velada pela mãe.

“Chegamos aos 10 anos com um material potente obtido através de uma jornada de trabalho muito bonita. Memória da Cana é um divisor de águas em nossa trajetória, pois sinaliza a descoberta de novos caminhos estéticos para o grupo. É ótimo poder fazer essa primeira temporada no Rio de Janeiro justo num momento de comemoração do grupo Os Fofos Encenam”, destaca o premiado dramaturgo e diretor Newton Moreno, pernambucano radicado em São Paulo. Newton Moreno dá continuidade ao movimento de retorno às origens pernambucanas também presente em "Agreste", "Assombrações do Recife Velho" e "As Centenárias" e traz o enredo rodrigueano ao ambiente do engenho pernambucano estudado por Gilberto Freyre em Casa-Grande e Senzala. Além das obras de Rodrigues e Freyre, a peça se baseia ainda em memórias familiares dos próprios atores. “Nossos espetáculos anteriores pesquisavam a estética do circo-teatro, dirigidos pelo Fernando Neves, ou um diálogo com a cultura popular na adaptação de ‘Assombrações do Recife Velho’; agora enfrentamos a radicalidade deste texto do Nelson Rodrigues”, observa Newton. "Memória da Cana" fica em cartaz até 5 de junho no Rio.

onde fica
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ)- Rua Primeiro de Março, nº 66. Tel. 21 3808-2020.
quando ir
14/4/2011 a 05/6/2011, às 19:30h
quanto custa
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
website
http://www.osfofosencenam.com.br
contato
monicariani@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados