Revelando os Brasis leva sessões de cinema a cidades do interior do País

de 07/8 a 11/9 · Vitória, ES
1
Revelando os Brasis · Vitória, ES
8/8/2008 · 126 · 2
 

O Circuito de Exibição do Revelando os Brasis retoma a estrada a partir do dia 7 de agosto. Três caminhões vão percorrer 24,5 mil quilômetros em todo o País, levando telas, cadeiras e projetores para promover sessões em ruas e praças. Todos os vídeos da programação foram realizados por moradores de pequenas cidades que participaram da segunda edição do projeto, que viabiliza a produção de vídeos digitais em municípios com até 20 mil habitantes. Ao todo, o Circuito passará por 40 municípios com até 20 mil habitantes e por 21 capitais. Todas as sessões têm entrada franca.

Revelando os Brasis é realizado pelo Instituto Marlin Azul e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras e parceria do Canal Futura.

Silvio Da-Rin destaca o caráter de difusão do projeto. "Este segundo Circuito de Exibição é mais uma importante ação do Revelando os Brasis, coerente com o objetivo de tornar as obras audiovisuais realizadas com recursos públicos acessíveis a um número cada vez maior de cidadãos. É uma ação de formação de público, necessária para que os brasileiros tenham contato direto com a produção audiovisual independente e, sobretudo, com o que é realizado fora dos grandes centros e estruturas de produção”.

Ele acrescenta que o Circuito “é coerente com outras políticas do Ministério da Cultura, preocupadas com a regionalização e interiorização das políticas públicas, como os Núcleos de Produção Digital, que estão presentes em 11 capitais, e os 100 Pontos de Difusão Digital, espaços de exibição espalhados por todo o País”.

Rotas - As cidades assistirão a uma programação com o vídeo realizado no município e mais três produções do projeto. Cada vídeo tem cerca de 15 minutos. Os caminhões que transportam os equipamentos serão utilizados como cabines de projeção.
Para cumprir toda a programação do Circuito de Exibição até o dia 11 de setembro, data prevista para o encerramento das sessões, os caminhões do projeto percorrerão rotas diferentes simultaneamente. A primeira rota passará pela Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá e Mato Grosso. A segunda rota inclui Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Acre. A terceira rota passará pelo Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas.

Para a gerente de patrocínios da Petrobras, Eliane Costa, o Circuito completa o processo de formação e inclusão iniciado pelo projeto. “Revelando os Brasis permite a fruição da experiência audiovisual de forma democrática, desde o aprendizado das técnicas durante as oficinas até o trabalho coletivo de realização, quando as comunidades se mobilizam para a produção dos vídeos. O Circuito é o espaço festivo, de reencontro das cidades com os vídeos que ajudaram a produzir. Esse retorno é um dos momentos mais importantes do projeto, colaborando para a difusão dos bens culturais brasileiros e para a democratização da vivência audiovisual”, afirma.

O Circuito – O Circuito de Exibição faz parte das ações de difusão do Revelando os Brasis. A primeira edição do Circuito, em 2007, passou por 61 municípios, apresentando os vídeos do Revelando os Brasis Ano I e reunindo um público médio de 500 pessoas por sessão. Os vídeos do projeto também são exibidos no programa de TV que vai ao ar pelo Canal Futura. A partir de 2008, as produções também serão lançadas em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o País.

onde fica
O lançamento do Circuito, no dia 7 de agosto, às 19h30, será no município de Barra de São Miguel, a 175km de João Pessoa, na Paraíba, e contará com a presença do secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin. A população irá assistir ao vídeo realizado na cidade, o documentário “A Encomenda do Bicho Medonho”, dirigido por André da Costa Pinto. A sessão será ao ar livre, em uma tela de cinema medindo cinco metros de altura por oito metros de largura. Duzentas cadeiras serão disponibilizadas para acomodar a platéia.

Confira a data e o horário das outras exibições no website do Revelando os Brasis.
quando ir
07/8/2008 a 11/9/2008
quanto custa
Entrada Franca.
website
www.revelandoosbrasis.com.br
contato
Telefone: (27) 3327-2751

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Letícia Carpe
 

Excelente.

Letícia Carpe · São Paulo, SP 7/8/2008 22:39
sua opinião: subir
Andre Luiz Mazzaropi
 

Parabens !!! pelo projeto...
Venho executando algo parecido; sei quanto é dificil executa-lo; porem nestes 25 anos embora o nome seja importante no cenario do cinema nacional; faço sempre com recursos proprio; nunca consegui sequer um patrocinio. boa sorte; tenho levado muita gente a praça publica para ver cinema . André Luiz Mazzaropi alt@vivax.com.br

Andre Luiz Mazzaropi · Taubaté, SP 13/8/2008 22:04
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados