Revelando Vale reúne artesãos e artistas em mostra do folclore paulista

de 04/7 a 09/7 · São José dos Campos, SP
Milton Fagundes/FCCR - Divulgação
Cavalhada é um dos folguedos presentes na Festa
1
M. Cintrão · Campo Grande, MS
2/7/2007 · 64 · 0
 

A cidade de São José dos Campos (SP), localizada no Cone Leste Paulista, transforma-se em capital do folclore entre os próximos dias 04 e 09 de julho. Nesse período acontecerá na cidade o Revelando São Paulo - Vale do Paraíba, um evento de revalorização da cultura popular brasileira promovido pela Abaçaí Cultura e Arte, com o apoio da NovaDutra (CCR Cultura nas Estradas).

Programado para receber milhares de artistas, artesãos, estudiosos e folcloristas o evento reunirá representantes de mais de 50 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Vale do Ribeira e Grande São Paulo, com apresentações de folguedos populares, artesanato e variado cardápio com pratos da culinária regional. O evento conta ainda com os apoios da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Construindo a cultura da paz

Segundo o criador e organizador do evento, o folclorista e pesquisador Toninho Macedo, da Abaçaí Cultura e Arte, o Revelando é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações da cultura identitária produzida em diversas regiões do Estado de São Paulo.

“Durante todos os dias do evento, os visitantes poderão conhecer a culinária e o artesanato característicos, além de contar com uma diversificada programação de apresentações folclóricas e artísticas”, diz Macedo. “Também estão contempladas as devoções, representadas por atividades artísticas de grupos de violeiros, congadas e cortejos, todos reafirmando compromissos com a construção da cultura da paz e do respeito à diversidade”.

O Revelando

Em um palco montado no Parque da Cidade, serão exibidos, em horários alternados, folguedos ou grupos de danças oriundos dos municípios valeparaibanos. A programação prevê Encontro de Tropeiros, Romeiros, Violeiros e Sanfoneiros, festival de Bonecos de Rua e Cabeções, Noite dos Tambores, Noite de São João. O ponto marcante no encontro acontecerá com a chegada ao recinto do evento da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a realização de grande Missa Campal.

onde fica
Revelando São Paulo - Vale do Paraíba
Data: 04 a 09 de Julho
Local: Parque da Cidade - Av. Olivo Gomes, s/n - Santana - São José dos Campos - SP

Como chegar
O evento localiza-se a cerca de 4 kms da Dutra, em São José dos Campos, à esquerda de quem segue para o Rio. O usuário deve ir pela Via Dutra até a saída 152, cruzar a rodovia pelo viaduto que passa sobre ela e ir em direção ao anel viário. No anel viário, seguir as placas marrons que indicam São Francisco Xavier e Parque da Cidade.
quando ir
04/7/2007 a 09/7/2007
quanto custa
Entrada franca
website
www.fccr.org.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados