Ricardo Guilherme no programa Nomes do Nordeste

de 23/3 a 27/3 · Fortaleza, CE
1
Luciano Sá · Fortaleza, CE
18/3/2010 · 0 · 0
 

Com 40 anos de dedicação ao Teatro, o ator, dramaturgo e diretor cearense Ricardo Guilherme será a figura central do programa Nomes do Nordeste, a realizar-se no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108), dentro da programação do IV Festival BNB das Artes Cênicas, na próxima terça-feira, 23, às 19 horas.
No programa, Ricardo Guilherme concederá entrevista aberta, ao vivo, ao ator, diretor, produtor teatral e gestor cultural Fernando Piancó, compartilhando com o público presente ao CCBNB sua história de vida e trajetória artística. Durante a conversa, a plateia poderá formular perguntas por escrito ao artista entrevistado.
Ainda dentro da programação do Festival, Ricardo Guilherme encenará o espetáculo solo “Bravíssimo!”, no Dia Mundial do Teatro (sábado, 27 de março), às 17 horas. O texto deste monólogo compila e reelabora crônicas de Nelson Rodrigues – publicadas entre 1950 e 1970 – nas quais o escritor analisa arquétipos de identidade do povo brasileiro.
A concepção cênica configura o discurso em duas personagens emblemáticas que encarnam maneiras diametralmente opostas de encarar o Brasil: a grã-fina das narinas de cadáver e a vizinha gorda e cheia de varizes. A primeira representa aqueles que menosprezam o Brasil e a segunda, os que acreditam na transfiguração do País. Atuação, direção e dramaturgia: Ricardo Guilherme, a partir de crônicas de Nelson Rodrigues. Classificação Indicativa: 14 anos.
Tanto a entrevista aberta no programa Nomes do Nordeste como a apresentação do espetáculo “Bravíssimo!” têm entrada franca.

História de vida e trajetória artística
Com uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, Ricardo Guilherme está completando quatro décadas de atividade neste ano, numa trajetória nacional e internacional. Ele é o formulador da teoria e do método do Teatro Radical Brasileiro (em 1988), objeto de pesquisa de alguns trabalhos acadêmicos.
Professor, vice-coordenador e um dos criadores do curso superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará, com experiência em diversas universidades da Europa, África, América Central e América do Norte, Ricardo Guilherme já representou o Brasil em inúmeros festivais mundiais de teatro e congressos internacionais de encenação e dramaturgia.
Especialista em Comunicação Social, reconhecido como Notório Saber em curso de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Guilherme é também historiador, autor de livros sobre a História do Teatro, e premiado pelo Ministério da Cultura por seu trabalho de pesquisador das artes cênicas.
Jornalista colaborador, contista, cronista, poeta e roteirista de cinema e TV, Ricardo Guilherme é fundador do Grupo Pesquisa (1978) e um dos fundadores da Televisão Educativa do Ceará (hoje TVC) e da rádio Universitária FM.

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
• Ricardo Guilherme – (85) 9159.6022 – ricardo-guilherme@uol.com.br
• Fernando Piancó – (85) 9181.3595 – fernando.pianco@gmail.com
• Carolina Teixeira / Viviane Queiroz (coordenação do IV Festival BNB das Artes Cênicas) – (85) 3464.3178 / 9629.1777 (Carolina) / 8843.3957 (Viviane)
• Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br

onde fica
Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108).
quando ir
23/3/2010 a 27/3/2010
quanto custa
Grátis.
website
www.bnb.gov.br/cultura
contato
Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados