Saquarema recebe Cia. Étnica de Dança nesta sexta!

11/11 · Rio de Janeiro, RJ
Rodolfo Lobianco
Bailarinos da Cia. Étnica de Dança interpretam "Cadiquê"
1
Mônica Riani · Rio de Janeiro, RJ
8/11/2011 · 0 · 0
 

A Cia. Étnica de Dança, dirigida por Carmen Luz, integra a Quarta Edição do Circuito Estadual das Artes – projeto da Secretaria de Estado de Cultura, que faz circular 53 espetáculos por todo o estado – realizando apresentações da coreografia "Cadiquê". Depois de passar por Duque de Caxias e Itaocara, a montagem encerra itinerância dia 11 de novembro em Saquarema, no Teatro Municipal Mário Lago. "Cadiquê" toma por inspiração a poesia de Angenor de Oliveira, o mestre Cartola, a partir do verso ‘o mundo é um moinho’. “'Cadiquê' foi criado a partir da observação e imersão da experiência cotidiana de corpos negros, mestiços e populares nos espaços urbanos – sejam estes públicos ou privados”, destaca a diretora e coreógrafa Carmen Luz.

Corruptela de “por causa de quê?”, o título "Cadiquê" surge para a criação dos movimentos como uma senha poética, retirada da oralidade popular e que nos encaminha à perplexidade, à parada instantânea diante do fato, à impossibilidade de vida sem perguntas e à busca incessante por respostas e atenção aos nossos desejos, sonhos e crueldades.

A composição cênica e coreográfica parte de procedimentos contemporâneos e põe em diálogo - e ruído - movimentações alimentadas por técnicas da dança moderna e pós-moderna norte-americana, da dança de rua carioca e outras danças populares e afro-brasileiras. O espetáculo, com duração de 60 minutos, música ao vivo e trilha sonora gravada, é dançado por três bailarinas, três bailarinos e um músico. A projeção de imagens, no solo e nas paredes da caixa cênica, com o fim de estimular a comunicação e o exercício de pontes inesperadas entre o corpo que dança, a imagem e a platéia, também integram a linguagem do espetáculo.

onde fica
Cadiquê – Com a Cia Étnica de Dança – Concepção, direção e coreografia: Carmen Luz
Intérpretes: Alessandro Portugal, Amanda Correa, Alison Moreira, Elton Sacramento, Mayra Avellar e Tássia Gramacho
Stand in: Alex Ribeiro e Derick Fernandes.
Saquarema – Dia 11/11/2011, às 21h
Teatro Municipal Mario Lago – Rua Coronel Madureira, 77 - Centro
*Após a apresentação palestra-debate com o público sobre o processo de investigação e criação da coreografia e sobre o dia a dia de uma Companhia de Dança.
quando ir
11/11/2011, às 21:00h
quanto custa
R$ 12 (inteira); R$ 6 (meia)
contato
monicariani@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados