Senac RJ sedia eventos do FotoRio 2013

de 09/7 a 09/8 · Rio de Janeiro, RJ
Roberto Rosa
Exposição Cidades Inventadas no Senac RJ
1
Cultura e Arte · Rio de Janeiro, RJ
4/7/2013 · 0 · 0
 

O Senac RJ e o FotoRio 2013 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro promovem na Maison Figner de 9 de julho a 9 de agosto, exposições dos renomados fotógrafos Felipe Varanda e Roberto Rosa, dos docentes e alunos do Curso de Fotografia do Senac RJ e a realização de workshops com Luiz Garrido e Rita Kessler. Curadoria de Milton Guran (coordenador geral do FotoRio).

Programação
Dia 9 de julho, às 19h: Arqueologia de Futuras Ruínas - Primeiras Evidências de Felipe Varanda, Cidades Inventadas de Roberto Rosa, De cara para a vida, com fotografias dos docentes e, O comércio e a cidade, dos alunos do curso de Fotografia do Senac RJ.

Arqueologia de Futuras Ruínas - Primeiras Evidências é um projeto de exposição inédito do fotógrafo Felipe Varanda através do qual ele revela um poético inventário visual do viaduto da Perimetral e da região portuária do Rio de Janeiro. O projeto foi realizado de 2003 a 2013 pelo artista que teve a curadoria do fotógrafo e professor Peter Lucas, que comenta: “as imagens que Felipe produz nos jogam para este futuro imaginário onde o que é sólido hoje, vira ruína desse tempo inventado ou pressentido”.

Cidades Inventadas, de Roberto Rosa, é uma crônica fotográfica de cidades ao redor do mundo, em P/B sepiado. De efeito impressionista, o trabalho é resultado da técnica artesanal empregada pelo fotógrafo, que dispensa a utilização de Photoshop. Para a crítica e fotógrafa Simonetta Persichetti “o mundo urbano de Roberto Rosa é vasto, cheio de véus e de surpresas que se desvendam a cada novo olhar”.

Numa iniciativa de aproximar docentes e alunos do mercado de trabalho, o público poderá conferir outras duas exposições: uma dos docentes e outra dos alunos do Curso de Fotografia/Senac RJ. A mostra dos docentes intitulada De cara para a Vida reúne 48 fotos expostas em trípticos; já a exposição dos alunos apresentará 40 fotos com o tema O Comércio e a Cidade, ambas selecionadas pelo curador e coordenador geral do FotoRio, Milton Guran. Todos os alunos dos cursos de Fotografia do Senac RJ tiveram oportunidade de participar deste projeto e passar por uma curadoria profissional, vivenciando uma experiência real do mercado de trabalho de um fotógrafo. Na opinião de Liliana Sebusiani (gerente de Produtos de Comunicação e Design do Senac RJ) “com estas ações queremos afirmar a importância do trabalho dos fotógrafos e mostrar como nossos alunos e docentes contribuem para a valorização do mundo da fotografia. Temos inúmeros talentos no Rio de Janeiro. Ficamos felizes em contribuir para a formação e aperfeiçoamento de profissionais neste setor”.

onde fica
Maison Figner
quando ir
09/7/2013 a 09/8/2013, às 19:00h
quanto custa
Grátis
website
www.fotorio.fot.br
contato
Disque-Senac: (21 - 4002-2002)

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados