Show Solar, de Luís Capucho

08/6 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
1
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ
3/6/2011 · 2 · 1
 

Do release:

Nascido na prosaica Cachoeiro do Itapemirim e criado por Dona Luzia em remotos cortiços de Niterói, Luís Capucho construiu, a partir da sua vivência, uma arte ao mesmo tempo lírica e selvagem, às vezes cruel e suja, mas sempre visceral e sincera.
Das músicas e da literatura de Luís, surgem personagens das sombras e do submundo; amores difíceis e malditos gritam por liberdade e por espaço para serem exercidos. São canções e livros descarnados que logo chamaram a atenção de quem entende do riscado: "Máquina de Escrever", uma parceria com Mathilda Kóvak, foi o primeiro sucesso nacional de Pedro Luís e a Parede e voltou às rádios três anos depois na voz de Patrícia Ahmaral para, novamente, se transformar num sucesso, daqueles assobiados nas ruas por carteiros e office-boys; outra canção, "Maluca", foi gravada por Cássia Eller no disco "Com Você Meu Mundo Ficaria Completo".
Também gravado por Daúde, Clara Sandroni, Wado e a harpista Cristina Braga entre outros, e participante da mesma safra de artistas em que surgiram Pedro Luís e Arícia Mess, foi incluído nos anos 90 pela imprensa paulista num movimento chamado de "Retropicalismo".

O show a ser apresentado no Solar de Botafogo em 8 de junho de 2011 divulgará músicas do primeiro CD de Capucho, o "Lua Singela", lançado em 2003, além de apresentar músicas do, o “Cinema Iris”, CD a ser lançado nesse segundo semestre. Ambos os CDs têm produção do compositor e arranjador Paulo Baiano, que fará uma participação no show, cuja formação será:

Luís Capucho – voz e violão
Paulo Baiano – teclado (participação)
Danilo Salim - trompete
Pedro Richaid - bateria, percussao
Pedro Tambellini - guitarra, efeitos
Ricardo Richaid - baixo
Huan Cardoso - teclado,violao

Roteiro:

1 - A Expressão da boca - luís capucho
2 - Lua singela – luís capucho
3 – Pessoas são seres do mal – luís capucho
4 – Cinema íris – luís capucho
5 – Fonemas – luís capucho/marcos sacramento
6 – Vai querer? – luís capucho/suely mesquita
7 – Eu quero ser sua mãe – luís capucho
8 – Peixe – luís capucho
9 – A vida é livre – luís capucho
10 – Para pegar – luís capucho
11 – Máquina de escrever – luís capucho/mathilda kóvak
12 – Maluca – luís capucho
13 – Céu – luís capucho

Mais sobre Capucho:

A admiração pelo compositor e poeta só aumenta. Ney Matogrosso é o mais recente admirador. Depois de conversas por telefone e encontros, ficou confirmada a gravação de canções de Capucho, no seu próximo cd com previsão de lançamento no começo de 2012. Ney, tem falado de capucho em suas entrevistas recentes e, quando perguntado sobre a falta de criatividade na música brasileira atualmente, ainda lançou desafios para os antenados ao declarar à revista “Rolling Stone Brasil”:

Capucho tem aparecido em trabalhos acadêmicos pela Brasil afora e numa das citações, num "volume mais baixo" é comparado a Cazuza:

"Em 1996, Luís teve toxoplasmose, entrou em convulsão e ficou em coma por dois meses. Ao sair do coma, como sequela, perdeu toda a coordenação motora, ficou preso numa cadeira de rodas, quase sem poder falar. O que falava, ninguém entendia. O processo de recuperação, apesar de levar anos, surpreendentemente, ocorreu e, pouco a pouco, ele foi reaprendendo a falar, a andar, aescrever, a tocar violão e a cantar. Imagens e situações semelhantes - infernos, voz rouca, letras cruas e, às vezes, agressivas - permitem comparações com Cazuza. Ainda que, com passos diferentes, os dois são daqueles tipos que, com Lou Reed, dividem a mesma calçada no Wild Side of the Street. No universo de Cazuza há, entretanto, uma "leveza" que não existe na obra de Capucho..."
("Mentiras Sinceras", tese de mestrado de Fabio Serra Nascimento - UF

onde fica
Solar de Botafogo
Rua General Polidoro nº 180, Botafogo, Rio de Janeiro (RJ).
quando ir
08/6/2011, às 21:30h
quanto custa
De R$20 a R$40
contato
musicanosolar@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
ayruman
 

ayruman · Cuiabá, MT 4/6/2011 10:09
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados