Slow Food Rio celebra a chegada da Primavera

16/9 · Rio de Janeiro, RJ
divulgação Slow Food
1
Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ
10/9/2008 · 92 · 7
 

Meus amigos,

Sempre fui um interessado em gastronomia (como "consumidor" e também mexendo minhas colheres na cozinha). Mas sempre achei que tão interessante quanto comer e cozinhar é conhecer a história de cada alimento e de sua produção, principalmente quando havia a oportunidade de me aproximar da história de vida dos pequenos produtores familiares, valorizando as culturas locais.

Finalmente achei um movimento que favorece e incentiva justamente essa conexão. É o Slow Food, um movimento internacional com mais de 80 mil associados e presente no Brasil desde o ano de 2.000.

O Slow Food tem programas permanentes no Brasil de valorização de produtos e produtores: as Arcas do Gosto que trabalham na construção de um catálogo (mundial) de alimentos quase esquecidos e ameaçados de extinção (alguém já ouviu falar do cará-do-ar?), as Fortalezas que identificam regiões produtoras que necessitam de apoio, as Comunidades do Alimento e muitos outros projetos.

Estou fazendo parte do Convivium Rio (que é o Núcleo do Slow Food no Rio de Janeiro) e teremos um jantar de confraternização para associados e interessados, abrindo a primavera, neste próximo dia 16 (terça-feira).

Leiam o press-release do evento com mais informações:

"O Convivium Slow Food Rio convida para comemorar a chegada da estação com o evento Primavera Slow, no próximo dia 16, no Ateliê de Alquimia Culinária, em Botafogo. Este é o primeiro encontro de temporada que será guiado pelas estações do ano. Sob o comando da chef Teresa Corção, o grupo elegeu o palmito pupunha como matéria-prima principal do menu.

Para esta primeira edição, o grupo utiliza o palmito cultivado em Silva Jardim, localizado na região centro-norte do Rio de Janeiro. O município é o segundo maior produtor do Estado. O encontro também conta com a participação de dois produtores locais, que apresentam a versatilidade da pupunha na culinária. Além da presença da Cooperativa Agropecuária de Canudos, Uauá e Curaçá com o sabor natural do umbu.

A degustação inclui Spaghetti de pupunha e camarões ao prosecco, Salada primavera de verdes orgânicos e flores comestíveis, e palmito pupunha assado com mini legumes e azeites de ervas. A sobremesa será à base de umbu, vindo diretamente da Bahia. A harmonização será feita pela Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho – SBAV.

A proposta do Convivium é promover encontros trimestrais para valorizar ingredientes regionais, aproximando o público de produtores e cozinheiros. A proposta é compartilhar informações sobre a cadeia produtiva da terra à mesa.

Sobre o Slow Food
Fundado por Carlo Petrini em 1986, na Itália, o movimento Slow Food se tornou uma associação internacional presente em mais de 122 países com cerca de 80 mil membros. No Brasil, o primeiro convivium foi inaugurado no Rio de Janeiro pela chef Margarida Nogueira. Atualmente o movimento conta com 15 núcleos no país, em diferentes cidades. Um dos projetos em vigor é o programa Fortalezas, que atua no desenvolvimento da qualidade dos produtos nos territórios, envolvendo diretamente os pequenos produtores, técnicos e entidades locais.

O objetivo é fazer com que ingredientes regionais sejam conhecidos e utilizados nos grandes centros urbanos. Entre os produtos contemplados pelo programa estão o arroz vermelho, a castanha de baru e o feijão canapu."

onde fica
Ateliê de Alquimia Culinária
Rua Martins Ferreira, 71 - Botafogo
Rio de Janeiro
perto da Cobal Humaitá
Descendo a rua Voluntários da Pátria no sentido praia entrar a primeira rua a esquerda depois da Conde de Irajá
quando ir
16/9/2008, às 18:30h
quanto custa
Jantar completo incluindo uma taça de Prosecco:
R$ 45,00 (não-sócios)
R$ 35,00 (sócios SlowFood)
website
www.slowfoodbrasil.com
contato
Vagas Limitadas
Os convites devem ser comprados com antecedência:
Margarida Nogueira
Telefones: 2267-4012 | 2226-4002
E-mail: mgng@terra.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Que programa tentador! Quero ir! Grande Egeu, sempre a postos, muito bom te ver por aqui. Espero te encontrar ao vivo na próxima terça mandando o garfo no palmito pupunha!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 8/9/2008 12:57
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Maravilha, Egeu!
O problema é que já deu fome agora mesmo.

Abs

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 8/9/2008 17:27
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

O Marcelo Terça-Nada! publicou post sobre o Slow Food aqui no Overmundo.
Abraços!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 8/9/2008 22:29
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

E sobre o Convivium de Floripa Marcelo publicou aqui.

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 8/9/2008 22:43
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

E lembrando: quem quiser ir, por favor adquira seu convite com antecedência!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 8/9/2008 22:45
sua opinião: subir
crispinga
 

Grande Egeu! Valeu a dica! Vou conferir e levar os amigos!
Bjs!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 10/9/2008 09:38
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

O nosso amigo cortando o palmito chama-se Roneli Gomes Mota. O palmito é da Fazenda Mico-Leão Dourado, em Silva Jardim, RJ.

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 11/9/2008 22:47
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Plantação de palmito pupunha em Silva Jardim, RJ zoom
Plantação de palmito pupunha em Silva Jardim, RJ
Palmito pupunha retirado diretamente zoom
Palmito pupunha retirado diretamente "do pé"...

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados