Sobrevento - 30 anos: dia 6 de maio "Só" no CCBB

de 06/5 a 29/5 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
Grupo Sobrevento comemora 30 anos no CCBB-Rio
1
Mônica Riani · Rio de Janeiro, RJ
4/5/2016 · 0 · 0
 

Fundado no Rio há 30 anos, o Grupo Sobrevento tornou-se divisor de águas na pesquisa de linguagem do teatro de animação. Também criou festivais e hoje é ponto de referência nesta arte, dentro e fora do Brasil. Radicado em São Paulo, o grupo fundado por Sandra Vargas e Luiz André Cherubini traz ao Rio a celebração por estas três décadas de bons serviços prestados ao teatro brasileiro com a estreia da montagem "Só", a partir de 6 de maio no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Estação Uruguaiana do Metrô). A temporada vai até 29 de maio, de sexta a domingo, às 19h30.

A realização do espetáculo "Só" parte do pouco conhecido gênero Teatro de Objetos e tem como tema a solidão contemporânea. Cinco personagens, interpretados pelos atores Sandra Vargas, Maurício Santana, Sueli Andrade, Daniel Viana e Liana Yuri, transformam objetos como baldes, cadeiras em miniatura, pequenos aviões e muito mais em elementos poéticos e metafóricos. “Os cinco personagens, mais que cinco vidas, são cinco caminhos que terminam por encontrar-se nas suas solidões”, define o autor e diretor Luiz André Cherubini.

Além das apresentações, o Sobrevento realiza uma oficina de Teatro de Objetos - nos dias 14 e 15 de maio, das 9h às 13h - e um bate-papo, no dia 16 de maio, às 19h, que terá a participação de Valmor Nini Beltrame, professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Teatro) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As atividades paralelas acontecem no Espaço PeQuod, que fica na Rua da Lapa, 242. As inscrições para a oficina podem ser feitas no site do Sobrevento (sobrevento.com.br). Este projeto foi contemplado com o PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ/2015.
Intercâmbio e Pesquisa.

"Só" é fruto de um intercâmbio internacional com duas referências mundiais do Teatro de Objetos: a artista belga Agnés Limbos, diretora da Companhia Gare Central, um dos nomes mais importantes do Teatro de Objetos no mundo, e Antonio Catalano, um dos maiores atores da Itália, artista plástico premiado na Bienal de Veneza e fundador da Casa Degli Alfieri.

O músico brasileiro Arrigo Barnabé, autor da trilha sonora original, soma-se à equipe oferecendo texturas no mínimo diferenciadas, enquanto a iluminação cabe ao premiado Renato Machado, colaborador e integrante do Sobrevento desde sua fundação.

A pesquisa partiu do livro “O Desaparecido ou Amerika”, romance inacabado de Franz Kafka, escrito entre 1912 e 1914. Trata das desventuras de um rapaz alemão expulso de casa pelos pais, depois de ter engravidado a empregada. No entanto, o Sobrevento percebeu que as palavras não davam conta da narrativa e por isto não tentou encenar o texto de Kafka, mas a partir dele iluminar e desenvolver a questão da desumanização nas grandes cidades e no mundo moderno.

“Embora as palavras de Kafka não estejam em cena, a atmosfera de sua obra terminou por impregnar o espetáculo. E para criar esta realidade particular, o Sobrevento uniu-se a artistas reconhecidos pelo desejo de criar novos mundos”, explica Sandra Vargas.

Levando à cena abordagens sobre o desajuste, a necessidade de se relacionar - que parece cada vez mais árdua num mundo cada vez mais populoso, cada vez mais conectado e menos humano - , "Só" tem na trilha sonora do compositor Arrigo Barnabé a partitura que quebra o silêncio e a ausência de diálogos. O figurinista João Pimenta, colaborador do Sobrevento desde 2013, criou figurinos impactantes. Mais que cobrir as personagens, propôs revelá-las por meio de elementos que utilizou na confecção das roupas.

onde fica
Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - RJ.
Estação Metrô Uruguaiana.
quando ir
06/5/2016 a 29/5/2016, às 19:30h
quanto custa
R$ 20
website
www.sobrevento.com.br
contato
monicariani@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados