Socorro, espetáculo de dança contemporânea estréia sexta, dia 31 de outubro

de 31/10 a 09/11 · Florianópolis, SC
Cuca
Criação coletiva com direção de Zilá Muniz
1
Phelipe Janning · Florianópolis, SC
31/10/2008 · 89 · 1
 

Numa construção híbrida que experimenta o encontro entre as linguagens da dança e do teatro de formas animadas, está Socorro, espetáculo de dança contemporânea do Ronda Grupo de Dança e Teatro. O trabalho coletivo de composição coreográfica foi desenvolvido com as contribuições da diretora Zilá Muniz, intérpretes e colaboradores do projeto. A estréia acontece no dia 31 de outubro, às 20h e segue em temporada nos dias 1º, 2 e 7, 8 e 9 de novembro, sempre às 20h, no Teatro da Ubro – União Beneficente Recreativa Operária.

O espetáculo de dança contemporânea é baseado livremente na obra do autor alemão Peter Handke, Gritos de Socorro (Hilferufe). Imagens poéticas e lúdicas contrastarão com o tema de Socorro – a desumanização do ser humano nas relações; o fio condutor da dramaturgia deste trabalho. A dança será a síntese e envolverá, apropriadamente, o movimento e corpos (intérpretes/criadores e bonecos) na busca de uma emergência do espaço exterior, assim como a emergência de um espaço do próprio corpo.

A palavra Socorro faz parte deste lugar onde as situações de emergência acontecem e chegam a acontecer devido a escolhas. “(...) descobrir a palavra socorro através do labirinto de um grande número de frases e palavra, (...) elas exprimem foneticamente a necessidade de socorro, fora de toda situação determinada, real” (Peter Handke).

“Acreditamos que pesquisas desta natureza, que abordam o encontro entre diferentes linguagens artísticas, trazem para o espectador um novo olhar crítico e novas experiências estéticas”, referencia Zilá.

Ao final do período de apresentações, Zilá Muniz irá ministrar uma Oficina de Criação e Improvisação em Dança Contemporânea, com carga horária de 16 horas, a ser organizada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

O Ronda Grupo de Dança e Teatro surgiu em 1993 na cidade de Florianópolis. Desde então vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e investigação em dança contemporânea. Produz também a Série Mergulho no Palco, que aconteceu ao longo do ano de 2006 e 2007, no palco do Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis. Em 2005, sob direção de Zilá Muniz se formou um grupo de pesquisa e criação em dança contemporânea, originando o espetáculo Movimento para 6, em 2006, e em 2008 o novo trabalho Socorro.

O espetáculo Socorro foi contemplado com recursos do Concurso de Artes Cênicas em 2008, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

onde fica
Teatro da Ubro (Escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Fundos do Colégio Coração de Jesus).

Centro - Florianópolis - SC
Realização: Ronda Grupo de Dança e Teatro.
quando ir
31/10/2008 a 09/11/2008, s 20:00h
quanto custa
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

contato
Contato:
Egon Seidler - produção/intérprete: 8412-5624
Phelipe Janning - Assessoria de Comunicação
48 4141-0977 / 9981-6077

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Giovana Gomes
 

Parabéns, o espetáculo é muito bonito.

Só uma correção: o escritor Peter Handke é austríaco e não alemão.

Giovana Gomes · Florianópolis, SC 28/11/2008 14:03
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados