Som do Trovão pelas ruas de Belo Horizonte

de 24/11 a 15/12 · Belo Horizonte, MG
Iza Campos
Arrastão do Trovão no Jardim América
1
Débora Fantini · Belo Horizonte, MG
21/11/2012 · 0 · 0
 

Neste fim de semana, o som do Maracatu de Baque Virado do Trovão das Minas volta a ecoar pelas ruas de Belo Horizonte. O grupo, pioneiro do gênero no estado, promove novos cortejos (ou arrastões) pelos bairros Bonfim (dia 24/11, com concentração na Praça Quinze de Junho, às 15 horas) e Santa Tereza (dia 25/11, com concentração na Praça Duque de Caxias, às 11 horas). Todas as apresentações são abertas e gratuitas. “O nosso objetivo é percorrer as ruas dos bairros reunindo pessoas de todas as idades em torno da valorização dessa manifestação cultural”, explica a coordenadora e percussionista do grupo, Daniela Ramos.

Os 18 percussionistas (ou batuqueiros) do Trovão das Minas prometem para os cortejos os baques típicos da tradição do Maracatu pernambucano, somados aos ritmos da Ciranda, Côco, Moçambique, Baião e Toadas, com um repertório rico em composições próprias e em ritmos criados pelo grupo, como o “Baque Trovão” e o “Rolê”. Unem-se a esses elementos releituras musicais de importantes compositores mineiros e pernambucanos, como Lula Queiroga, Maurício Tizumba, Chico Amaral, Silvério Pessoa e Flávio Henrique. O resultado desse pulsante caldeirão de música popular e da união de referências mineiras e pernambucanas são apresentações contagiantes e ideais para espaços públicos – como mostraram os dois cortejos já realizados, em outubro, no Jardim América e no Centro da capital.

Como parte das atividades promovidas pelo Trovão na cidade, também serão ministradas – pelos percussionistas Daniela Ramos e Celso Soares – oficinas gratuitas de iniciação ao Maracatu. Até 15 de dezembro, qualquer interessado pode ir ao Espaço Trampulim Cultural (Rua Professor Tavares Paes, 106, Jardim América) para se familiarizar com os ritmos e instrumentos do Maracatu pernambucano. As atividades de formação ocorrem às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 11h às 13h, e não necessitam inscrição prévia.

Tanto as apresentações quanto as oficinas coroam a trajetória de mais de uma década do grupo que é referência mineira em Maracatu, percussão e alegria.

Trovão das Minas

Criado em 2001, Trovão das Minas foi o primeiro grupo de percussão a trabalhar com o Maracatu em Minas Gerais, tendo influenciado uma geração de instrumentistas mineiros que se aproximaram da cultura popular pernambucana. O grupo busca resgatar e valorizar a centenária cultura do Maracatu de Baque Virado, tendo como principal referência a Nação Estrela Brilhante, tradicional Maracatu de Recife cuja fundação data de 1906. A partir das atividades formativas e de pesquisa promovidas pelo Trovão das Minas, diversos grupos do gênero se formaram no Brasil e em outros países como Espanha, França e Canadá.

onde fica
Apresentações
Bonfim: 24 de novembro (sábado); concentração na pç Quinze de Junho, 15h
Santa Tereza: 25 de novembro (domingo); concentração na pç Duque de Caxias, 11h

Oficinas de iniciação ao maracatu. Espaço Trampulim Cultural (R. Prof. Tavares Paes, 106, Jardim América). Quintas, das 19h30 às 21h30. Sábados, das 11h às 13h. Até 15 de dezembro. Abertas a quaisquer interessados, sem inscrição prévia
quando ir
24/11/2012 a 15/12/2012
quanto custa
Todas as apresentações e oficinas são gratuitas.
website
http://blogdotrovaodasminas.blogspot.com.br/
contato
contatobaquetrovao@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados