Sonora Brasil - Crioulo

03/11 · Maceió, AL
SESC
1
Lu*Si*Ha*Na · Maceió, AL
1/11/2006 · 52 · 1
 

O Circuito Nacional de Música "Sonora Brasil" tem o objetivo de difundir o desenvolvimento histórico da música em todo território nacional. São priorizados os grupos que trazem as raízes musicais brasileiras, com trabalhos de alta qualidade, mas sem espaço nos meios de comunicação tradicionais por estarem fora dos holofotes e interesses do mercado.
Representando a música rural alagoana, o Sonora Brasil contou com Nelson da Rabeca, muito admirado pelos músicos locais.

Agora em sua 3ª Etapa, representando o Crioulo, o projeto Sonora Brasil traz a Maceió Gentil do Orocongo e Conjunto, de SC.
O orocongo é um instrumento da cultura negra que veio para o Brasil na época da colonização. O som é produzido por uma corda em vibração e uma cabaça revestida em couro é responsável pela ressonância, da mesma forma que o berimbau. Gentil Camilo Nascimento Filho, o Gentil do Orocongo, é o único no Brasil a tocar este instrumento e o repertório é baseado nas tradicionais músicas de roda afro e nas músicas da cultura açoriana.

onde fica
Teatro SESC Jofre Soares - SESC Centro
quando ir
03/11/2006, às 20:00h
quanto custa
R$2,00 + 1Kg de alimento não-perecível ou R$4,00

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Spírito Santo
 

Lu*Si*Ha*Na,

Caramba! Que fantástico. Como é que eu não tinha visto isto ainda?
Este tal Orocongo do Gentil pelo que posso deduzir, se chama, no original, Urucungo (Uru-Ungo) e é exatamente (originalmente, repito) o nosso velho berimbau tal qual é conhecido em Angola. Ungo é o nome genérico para 'Arco Musical' ( o nome berimbau é onomatopéico e brasileiro, quando se perdeu aqui a relação com o nome original, africano)
É do arco musical básico (o 'berimbau') conhecido e usado em quase toda a África que, seguramente, vieram todos os os outros instrumentos de corda (fricionadas, pinçadas, harpas, alaúdes, cítaras, etc), inclusive o alaúde de fricção (violino ou viola para os íntimos) que o Gentil toca que, tecnicamente, não é um simples urucungo, embora dele tenha mantido nome.
Em Moçambique existe uma enorme variedade de alaúdes de fricção conhecidos, gemericamente, como 'Kakoxe'.
Fantástica esta descoberta, Luciana. Gostaria de saber mais sobre o trabalho do Gentil e suas origens, além do que você conta. Aprofunda isto Luciana! Aprofunda aí!

Abs

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2008 06:28
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados