Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Teatro de Idéias

de 06/11 a 20/11 · Salvador, BA
1
Cleide Vilela · Salvador, BA
28/10/2006 · 44 · 2
 

Num contexto cênico, definido pelo cenário e pela iluminação, três intelectuais se encontram informalmente para trocar idéias sobre o tema da cultura na vida contemporânea. A partir de um vídeo-pretexto, e, tendo em vista a contribuição de autores importantes em sua formação, os convidados trocam idéias sobre o tema da noite. Para concluir, um momento musical fecha a noite e sela o encontro.

É dessa forma que um conjunto de professores baianos pretende levar para fora da Universidade o espírito do debate intelectual. Fugindo do velho formato da “mesa redonda” – em que o público é submetido à apresentação sucessiva de discursos elaborados previamente – eles propõem uma forma de discussão em público, na qual a abordagem conceitual esteja conectada com o mundo da vida, seja inteligente e bem informada, mas esteja livre dos protocolos acadêmicos.

Monclar Valverde, professor da Ufba e coordenador da atividade, lembra que Sócrates não usou a escrita para expor e defender suas idéias. E quando Platão quis registrá-las, adotou o diálogo como forma de exposição. Mais tarde, observa ele, o discurso sistemático tornou-se a forma hegemônica da reflexão intelectual e, com isso, a discussão de idéias perdeu o calor do confronto, que era alimentado pela mútua interpelação.

Criou-se, assim, segundo o professor, “uma estranha habilidade de monologar em público” e o pensamento perdeu seu caráter hermenêutico, assumindo a pretensão científica tão característica das atuais especialidades universitárias. Formalizada e ritualizada, a discussão de idéias afastou-se da vida pública e perdeu o contato com suas fontes mais profundas.

Para os participantes do Teatro de Idéias, a multiplicação de seminários e até mesmo de propostas menos ortodoxas, como o “café filosófico”, não faz mais do que transportar o formato “palestra” para um contexto não-universitário, como se diante de um público mais amplo, ele pudesse recuperar o fôlego que já não tem nem mesmo no ambiente da Universidade. Sua expectativa é de que a vocação polêmica da conversação, potencializada pela ritualização cênica, possa superar o formalismo acadêmico e devolver as idéias ao primeiro plano.

Vale a pena “pagar pra ver”, especialmente porque, sendo promovido pelo Mestrado em Filosofia da Ufba, em parceria com a Aliança Francesa de Salvador, o evento tem entrada franca.


Programação, autores de referência e participantes:

1. Estratégias do desejo e códigos da cultura (06/11): Discussão a partir das idéias de Nietzsche / Foucault e Freud / Lacan. Participantes: André Itaparica e Marcela Antelo.
2. Imaginação histórica e estrutura social (13/11): Discussão a partir das idéias de Karl Marx e Cornelius Castoriadis. Participantes: Crisóstomo de Souza e Elaine Norberto.
3. Relações sociais e formas da cultura (20/11): Discussão a partir das idéias de Georg Simmel e Michel Maffesoli. Participantes: Edson Farias e Renata Pitombo.

onde fica
Teatro Molière, da Aliança Francesa, na ladeira da Barra nº 401.
quando ir
06/11/2006 a 20/11/2006, às 19:00h
quanto custa
Entrada Franca
contato
Cleide Vilela: (71) 9961 3323
email: cleidecraw@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Cleide Vilela
 

Os dias serão 06, 13 e 20 de novembro de 2006, não de 06 a 20 de novembro

Cleide Vilela · Salvador, BA 25/10/2006 02:06
sua opinião: subir
andre stangl
 

Cleide, a proposta é muito bem-vinda. Oxalá floresça e frutifique novos espaços p/ o pensamento na Bahia. abçs

andre stangl · São Paulo, SP 26/10/2006 11:33
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados