Tem gente nova na música mineira!

de 18/5 a 19/5 · Belo Horizonte, MG
Ceres Canedo
Irene Bertachini
1
pedrothiagos · Belo Horizonte, MG
13/5/2013 · 2 · 0
 

Irene Bertachini lança disco solo
Cantora mineira lança seu álbum de estréia, “Irene Preta, Irene Boa”


A intérprete e compositora Irene Bertachini inicia carreira solo com o lançamento do disco "Irene Preta, Irene Boa". O álbum apresenta um repertório concebido entre canções autorais, parcerias e composições de jovens artistas de Belo Horizonte. O show de lançamento será nos dias 18 e 19 de maio, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna. O disco estará disponível para download no site da artista a partir de 10 de maio.

Em seu disco de estréia, Irene Bertachini revela um diversificado ambiente musical, onde a voz suave e expansiva da cantora nos envolve e conduz momentos de intensidade e rara sensibilidade, diluídos na amálgama de ritmos e linguagens da música popular e contemporânea brasileira.

O álbum reforça traço marcante no trabalho da artista: a composição. Oito das treze faixas do disco têm a autoria da compositora. Canções criativas, repletas de referências imagéticas. Aspectos potencializados pela instrumentação inusitada e inventiva concebida pelo construtor musical Leandro César. Uma brincadeira de timbres, marimba de angelim, vidro, porcelanato, entre outros instrumentos. O disco é enredado por vinhetas, como uma caixinha de música repleta de sutilezas e surpresas.

Destaque para as faixas "Rosa"; de autoria da própria cantora; um samba-choro delicado e cheio de saudade. "Aos Pés do Mar", parceria de Irene com Leandro César e "Dia Bom"; parceria com Gustavito; e recorda o universo fantástico da infância.

"Com humor e delicadeza, "Irene preta, Irene boa", é um feliz encontro artístico entre a poesia e a musicalidade. Ele traça contornos para um mundo imaginário, do mar ao céu, onde o ponto de chegada é a canção", revela Irene.

O título do CD é inspirado no poema "Irene no céu", de Manuel Bandeira. Na música “Licença”, a compositora dialoga com o escritor e traz à tona as possibilidades e significados do fazer poético. O disco também reúne composições de novos talentos da música contemporânea de Belo Horizonte, como Luiza Brina e César Lacerda (Casa na Areia), Alexandre Andrés e Bernardo Maranhão (Canto da Formiga), Gustavito (Caverna do Sapato), Makely Ka e Rafael Pimenta (Síntese) e Açude Verde dos aclamados Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro.

O trabalho foi dirigido e produzido pelo compositor Felipe José e contou com arranjos de Rafael Martini, Rodrigo Lana, Leandro César e Gustavito. Participaram das gravações o percussionista do Grupo UAKTI, Décio Ramos, Kristoff Silva e o fagotista Romeu Rabello.

“A sensação que tive ao ouvir o primeiro disco de Irene Bertachini, foi como se provasse uma fruta diferente e saborosa, tendo que estar atento a todas as nuances desse sabor. O disco é riquíssimo por muitos motivos: pelas composições, pelos arranjos, pela sinceridade e pela verdade da intérprete. Originalidade é tudo, e Irene em seu primeiro passo já mostra o que procura. Que nunca deixe de procurar!” por Sérgio Santos, compositor.
A realização desse disco contou com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.


Show de Lançamento

O lançamento será realizado em duas datas, 18 e 19 de maio, no Teatro Oi Futuro Klaus Vianna. Acompanham Irene os músicos Rodrigo Lana, violonista Leandro César, o percussionista e baterista Edson Fernando, a percussionista Natalia Mitre o contrabaixista Tiago Buiu. O show terá participação do músico Gustavito, do violoncelista e flautista Felipe José, da clarinetista Joana Queiroz, do violinista Ayran Nicodemo, do flautista Alexandre Andrés e do intérprete e compositor Kristoff Silva.

onde fica
Local: Teatro Klauss Vianna
Horário: 21h (sábado), 19h (domingo)
quando ir
18/5/2013 a 19/5/2013
quanto custa
R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia)
website
www.irenebertachini.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados