Território de Caça - Zipper Galeria

de 03/12 a 14/1 · São Paulo, SP
₢; Mariana Tassinari
1
Zipper · São Paulo, SP
24/11/2011 · 0 · 0
 

Com curadoria de Mario Gioia, participam da mostra os artistas Estela Sokol (Zipper), João Castilho (Zipper), Felipe Cama, Felippe Moraes, Fernanda Barreto, Manoel Veiga, Mariana Tassinari, Marina Camargo, Maura Bresil e Raquel Versieux. A proposta central é discutir a land art de modo expandido, considerando sua influência especialmente sobre artistas emergentes.

A land art surgiu no final da década de 1960, nos EUA, como um movimento artístico no qual paisagem e obra de arte eram inextrincavelmente ligados. Era também um protesto contra a artificialidade, a estética plástica e a comercialização implacável da arte.

Estela Sokol exibe fotografias da série Secret Forest. Durante sua residência artística na Áustria, Sokol pôde experimentar a influência de sua cor-luz (cores fortes e fluorescentes, que tingem os arredores ao refletir a luz) sobre o branco absoluto da neve.

Peso Morto, de João Castilho, exibe paisagens áridas com um elo central: os montes de pedras – estejam em espaços desérticos, em frente às casas ou, literalmente, no meio do caminho. Como em outros de seus trabalhos, o artista assume-se como andarilho e viajante.

Felipe Cama apresenta After Turner “Chichester Canal” (Street View), impressão em metacrilato de uma paisagem criada a partir da imagem do local original da pintura Chichester Canal de Turner, como encontrada atualmente no Google Street View.

No vídeo Dos Templos, de Felippe Moraes, um espelho de moldura rebuscada engana nosso discernimento por estar colocado sobre a grama, de modo a refletir o céu. Esta intervenção simples nos convida a transcender a percepção cotidiana.

Fernanda Barreto apresenta Confluência, obra na qual imagens de satélite de diversos rios foram apropriadas da ferramenta Google Earth e justapostas, formando um único curso. A publicação A Lua reproduz páginas de um livro antigo sobre nosso satélite natural. Algumas frases que evidenciam tempo e espaço hipotéticos aparecem grifadas.

Em séries de fotos feitas na Jordânia, Mariana Tassinari cria intervenções cromáticas por computador, sugerindo novas paisagens, novas cores para o céu. A série Campo em Branco captura a interferência da esfera de sinalização dos fios de alta tensão sobre a paisagem que lhe serve de pano de fundo.

Marina Camargo interpreta a paisagem visualmente, em obras como Lugar: Tacuarembó (o letreiro da entrada da cidade, criado pela artista ao estilo de Hollywood, invade o cenário e é encoberto pela relva alta e indomada neste trabalho recém-exposto na Bienal do Mercosul), e também através do som, com a obra Paisagem com Ondas.

Hubble, de Manoel Veiga, trata da apropriação de imagens do potente telescópio de mesmo nome. O artista comenta que os fenômenos físicos que atuam sobre sua pintura (gravidade, difusão, etc.) configuram, de maneira similar, a paisagem terrestre.

A sala no andar superior é ocupada pela instalação de Maura Bresil. Uma impressão fotográfica da água rasa e da areia da praia foi colocada pela artista à beira do mar para que sofresse sob os efeitos desgastantes da água, do sol e da areia. Este efeito é simulado na galeria através de cânulas com água do mar, que corrói a impressão fotográfica pouco a pouco.

A fim de debater o controle sobre a paisagem e “permitir a Arte através das Ciências Naturais”, Raquel Versieux construiu uma máquina de erosão. Camadas de terra de sofrem sob a ação da água todos os dias, mudando a paisagem e a configuração da galeria diariamente.

onde fica
Zipper Galeria
Rua Estados Unidos, 1494
Jardim América, São Paulo, SP
11 4306 4306
quando ir
03/12/2011 a 14/1/2012, às 14:00h
quanto custa
Entrada gratuita
website
www.zippergaleria.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados