Um Cadáver na Banheira é relançado em companhia de palestra sobre Romance

23/10 · Blumenau, SC
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
12/10/2007 · 79 · 0
 

No ano em que completa uma década de sua primeira edição e oito anos da segunda edição, agora o livro mais famoso do catarinense Maicon Tenfen chega a sua terceira edição – e, diz-nos seu autor, com a revisão definitiva.

O livro que em 1997 era lançado pelo recém adulto e estudante de Letras da Furb (Universidade Regional de Blumenau) — e que pode ter passado despercebido por esse mesmo motivo — e agora relançado pelo Doutor em Teoria Literária e professor do curso em que era aluno chega às livrarias respondendo a uma pergunta que muitas pessoas devem se ter feito quando de seu lançamento, dez anos atrás: “Mas esse guri vai se tornar escritor mesmo?”

A escrita de Maicon Tenfen, por aqui, torna desigual a competição (se a houver) com outro escritores. Até então, nenhum outro autor blumenauense tinha conseguido chegar tão fortemente às escolas, causado tanta discussão a respeito da veracidade ou não de suas obras e, principalmente, nenhum outro autor blumenauense desrespeitou tanto seu leitor.

Seguindo a lógica encontrada em Manuel Bandeira, no poema Nova Poética, quando este diz que “O poema deve ser como a nódoa no brim: fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero”, este autor emigrado do interior agrícola do estado catarinense e radicado em Blumenau desrespeita seu leitor. Faz com que pense ser quando na verdade não é. Depois, volta a fazer crer que não é, quando continua sendo. Enfim, um escritor adulto com uma obra sólida sustentada por um projeto sólido: manter seu leitor aflito e trazer até ele o que pode haver de contemporâneo em prosa de ficção.

Um Cadáver na Banheira — apresentado com autor e tudo aqui — pode ser considerado, hoje, um livro muito bem lido entre um público que não costume ler seus autores. Agora, prepara-se para chegar com força em outros estados brasileiros, a saber: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Ceará e Amazonas. No dia do lançamento, dia 23 de outubro, esta obra contemporânea que mistura crítica ao mercado editorial com suspense e bom-humor já estará nas principais livrarias destes estados.

O lançamento ocorrerá na abertura do II Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura da Universidade Regional de Blumenau. Como proposta para o lançamento, o autor ministrará uma palestra que terá como tema o romance – forma de narrativa –, desde suas origens, passando pela grande produção (e de qualidade) do século XIX até o formato dele como o encontramos hoje.

Uma excelente oportunidade para conhecer o autor e sua obra. Além, é claro, de participar de um evento singular como este proposto pelo Núcleo de Estudos Lingüísticos da FURB.


onde fica
FURB - Universidade Regional de Blumenau
Auditório do Bloco J
Rua Antônia da Veiga, 140 - Bairro Victor Konder
Blumenau - SC

quando ir
23/10/2007, às 19:00h
quanto custa
Entrada Franca.
website
www.furb.br
contato
47 3221-0200

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados