Um "Sinhô" Músico

29/3 · São Luís, MA
Pedro Araújo. Acervo Clube do Choro do Maranhão
Lenda viva do violão, João Pedro Borges é o convidado do Clube do Choro Recebe
1
Zema Ribeiro · São Luís, MA
28/3/2009 · 82 · 6
 

Experiência. Assim pode ser traduzido o encontro do sarau deste sábado, 28, quando se realizará a 74ª. edição do Clube do Choro Recebe, no Restaurante Chico Canhoto (Residencial São Domingos, Cohama), a partir das 19h.

O Regional Tira-Teima, mais antigo grupo de choro em atividade em São Luís, receberá o não menos hábil e ágil João Pedro Borges, um dos grandes nomes do violão do Brasil e do mundo.

Após passar por várias formações, o Regional Tira-Teima hoje conta com os afinados Paulo Trabulsi (cavaquinho solo), Zeca do Cavaco (cavaquinho centro), Francisco Solano (violão sete cordas), Serra de Almeida (flauta) e Zé Carlos (percussão).

Sinhô – apelido que João Pedro Borges ganhou ainda na adolescência – integra a tríade sacrossanta do violão maranhense, ao lado de Joaquim Santos, de quem foi professor, e Turíbio Santos, de quem foi aluno. Outro professor seu foi Jodacil Damasceno. Entre os alunos, diversos nomes do violão e da música popular brasileira: Raphael Rabello, Guinga, Cesar Teixeira e Josias Sobrinho, entre outros.

DISCOGRAFIA – Ao lado de Turíbio Santos, gravou diversos discos, merecendo destaque Choros do Brasil (1977) e Valsas e Choros (1979), onde os dois dão novas luzes à obra de nomes como Dilermando Reis, Heitor Villa Lobos, Ernesto Nazareth e João Pernambuco, entre outros.

Em 1985, com participação do compositor, gravou o disco A obra para violão de Paulinho da Viola, disco-brinde nunca relançado em cd. Foi um dos dois maranhenses integrantes, em tempos distintos (o outro foi Joaquim Santos), da Camerata Carioca, do genial Radamés Gnattali, grupamento responsável por inovadoras revoluções na estética musical do choro. Tributo a Jacob do Bandolim (1979) e Vivaldi e Pixinguinha (1980) são alguns dos títulos lançados pela Camerata Carioca tendo Sinhô ao violão. Outros clássicos da música brasileira que contam com a participação especial do músico são Mistura e manda (Paulo Moura, 1983) e Shopping Brazil (Cesar Teixeira, 2004).

Atualmente, diretor da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, João Pedro Borges já morou na França, onde realizou concertos em diversos palcos importantes daquele país. Em 2009 realizará 80 apresentações no projeto Sonora Brasil, do SESC. Nestes concertos, o repertório será de temas eruditos.

Sua apresentação no Clube do Choro Recebe trará composições de nomes como Dilermando Reis, João Pernambuco, Heitor Villa Lobos, Paulinho da Viola, Ernesto Nazareth, além de temas autorais, incluindo a valsa Maria Luiza, composta em homenagem à filha do amigo Ricarte Almeida Santos, coordenador do Clube do Choro Recebe e apresentador do Chorinhos e Chorões (domingo, às 9h, na Rádio Universidade FM, 106,9MHz). A apresentação terá participação especial do violonista Luiz Jr.

O Projeto Clube do Choro Recebe tem Apoio Cultural de TVN São Luís, Energético Hiro, Clinimagem, Honda Gran Line e Rádio Universidade FM e parceria da Solar Consultoria.

onde fica
Restaurante Chico Canhoto (Residencial São Domingos, Cohama).
quando ir
29/3/2009, às 19:00h
quanto custa
R$ 6,00 (entrada).
website
http://fotolog.terra.com.br/choromaranhao
contato
pelo telefone [98] 3252-1219 e/ou e-mails ricochoro@hotmail.com e clubedochorodomaranhao@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
José Cycero
 

Bom demais... fundamaental e necessário. Votadíssimo amigo.

José Cycero · Aurora, CE 28/3/2009 09:14
sua opinião: subir
Zema Ribeiro
 

obrigado, josé. abração!

Zema Ribeiro · São Luís, MA 28/3/2009 12:20
sua opinião: subir
Bruno Resende Ramos
 

Sou todo apoio.

Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG 2/4/2009 16:25
sua opinião: subir
Zema Ribeiro
 

agradeço e conto com seu apoio para publicar a nota dessa semana, sobre a apresentação de sérgio habibe: http://www.overmundo.com.br/agenda/sergio-habibe-chorando-e-cantando
abração!

Zema Ribeiro · São Luís, MA 2/4/2009 16:31
sua opinião: subir
Roberta Martinho
 

muito bom!

Roberta Martinho · São Paulo, SP 2/4/2009 22:59
sua opinião: subir
Zema Ribeiro
 

gracias, roberta. visite também o link que indiquei acima, ao bruno. abração!

Zema Ribeiro · São Luís, MA 3/4/2009 00:02
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados