UNB e EMB recebem Palestra Aberta com Teto Ocampo

de 24/4 a 26/4 · Brasília, DF
Teto Ocampo, renomado violonista colombiano
1
Valéria Amorim · Brasília, DF
19/4/2018 · 0 · 0
 

O projeto “Música e Cultura Brasileira” promove dia 24 (terça) de abril às 15h, na Escola de Música de Brasília - EMB, e dia 26 (quinta) no departamento de música da Universidade de Brasília - UNB, a Palestra Aberta “Laboratório Paleofuturista” com o violonista Teto Ocampo, com ENTRADA GRATUITA.

A aula será uma breve descrição sobre o Laboratório Paleofuturista, um método utilizado por Teto Ocampo e o grupo Mucho Indio, de sua direção, para encontrar uma nova música, desde o encontro entre a pesquisa etnomusicóloga, que inclui aprendizagem espiritual, histórica e política, e técnicas ocidentais de composição, estéticas e de produção.

O Músico, compositor e produtor musical colombiano Ernesto “Teto” Ocampo é formado pelo Musicians Institute of Technology, em Los Angeles, Califórnia. Diretor do grupo Mucho Indio, dentre as composições do primeiro disco publicado pela Polen Records em 2012, com músicas compostas por melodias arhuacas, nasas, kankuamas, huitotas e wayúu, uma delas, “Bunayama”, faz parte da trilha sonora do filme “El Abrazo de la Serpiente”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2016.

Como parte do trabalho que vem desenvolvendo de composição e produção musical, busca mostrar o encontro entre diferentes culturas, unindo a música ancestral e a música moderna, tocando instrumentos indígenas e tradicionais e instrumentos modernos, junto à liberdade do jazz e a improvisação, onde se experimenta e se cria desde então uma música e arte nascidas de uma nova mestiçagem cultural.

O violonista é um dos artistas que influenciaram as pesquisas da nova música colombiana nos últimos 20 anos, seu novo álbum, sintetiza a última década de sua obra e vida, um registro de suas próprias notas a partir da linguagem da música indígena. Como instrumentista e produtor musical, durante 27 anos apoiou muitos grupos colombianos reconhecidos por todo o país. Atuou como compositor e produtor musical para diversas séries de televisão colombiana e obras de teatro, foi apresentador da série Etno-musical para o programa de televisão Expedición Sonora do canal Señal Colombia, transmitida também no México e na Argentina, de 2004 a 2005.

Teto Ocampo estudou violão clássico com grandes violonistas como Daniel Baquero, Chepe Beltrán e Ramiro lsaza. Tem 25 anos de experiência como docente, ensinando técnica de violão acústico e elétrico, teoria musical, harmonia, jazz, história da música colombiana e pesquisas sobre músicas indígenas. E como parte deste trabalho, vem desenvolvendo seu projeto EraSonera, formando uma escola junto à música ancestral e a improvisação, proporcionando um espaço de encontro entre diferentes culturas, unindo melodias, instrumentos tradicionais e produção musical.

Para quem deseja conhecer as técnicas e métodos utilizados pelo músico, no dia 27 de abril acontecerá o workshop “Laboratório Paleofuturista”, na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, das 15h às 18h, com 30 vagas limitadas. No workshop, Teto Ocampo mostrará gravações, interpretações de melodias ancestrais e abordará sobre vários métodos de composição. Direcionado para músicos, etnomusicólogos, estudantes de música, artes e demais interessados. Inscrições e informações: www.musicaeculturabrasileira.com.br

No dia 2 de maio (quarta-feira) acontece o show de lançamento do disco Ati (mãe, na língua arhuaca), no Clube do Choro de Brasília, as 21h. Os ingressos custam R$30(inteira). No repertório, Teto Ocampo apresentará músicas indígenas e tradicionais da Colômbia e composições autorais.

Mais informações e inscrições: www.musicaeculturabrasileira.com.br
Produção: Música e Cultura Brasileira
Catarina Bastos Daniel (61) 9 82534312

Assessoria de comunicação Candiá Produções
Valéria Amorim (61) 9 8242 4262

onde fica
Palestra Aberta com Teto Ocampo
Laboratório Paleofuturista
Local: Escola de Música de Brasília - EMB
Dia: Terça-feira, 24 de abril de 2018
Horário: 15 às 17hs
Entrada gratuita


Palestra Aberta com Teto Ocampo
Laboratório Paleofuturista
Local: Departamento de música da Universidade de Brasília - UNB
Dia: Quinta-feira, 26 de abril de 2018
Horário: 19h
Entrada gratuita
quando ir
24/4/2018 a 26/4/2018
quanto custa
ENTRADA GRATUITA
website
http://musicaeculturabrasileira.com.br/agenda
contato
Produção: Catarina Bastos Daniel (61) 9 82534312

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados