Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Vassouras (RJ) mescla popular e erudito entre 20 e 29 de julho

de 20/7 a 29/7 · Vassouras, RJ
Paulo Rodrigues - Divulgação
Camerata de Harpas com fazenda colonial ao fundo
1
M. Cintrão · São José dos Campos, SP
15/7/2007 · 75 · 0
 

Depois de receber mais de 350 mil pessoas nas quatro edições anteriores, o Festival Vale do Café apresenta este ano, de 20 a 29 de julho, uma nova mistura de instrumentos e ritmos em um dos mais lindos recantos do Estado do Rio, a região da cidade de Vassouras.

Patrocinado com base na Lei Rouanet, o Festival é apoiado pela NovaDutra (CCR Cultura nas Estradas), Embratel, Unibanco, Light e Ministério da Cultura.

A exemplo das edições anteriores, serão promovidos concertos, palestras, cursos, “rodas de causos” e cortejos nas igrejas, tendo como cenário o Vale do Paraíba sul fluminense com seus casarões, praças e fazendas. Participam as cidades de Vassouras, Piraí, Mendes, Barra do Piraí, Paulo de Frontin, Paty do Alferes e Valença.

Programação eclética

A programação de concertos e shows - em torno de 40 apresentações - tem grandes nomes nacionais e internacionais como o pianista Athur Moreira Lima, a harpista Cristina Braga, os violonistas Turíbio Santos e Marcel Powell (filho de Baden Powell).

Entre as manifestações populares, destacam-se o Cortejo de Tradições, com os blocos Abre Alas de Rezadeiras, Calango, Jongo, Folia de Reis, Capoeira, Maculelê e Caninha Verde, com música especialmente composta por Ricardo Medeiros e Cristina Braga.

O Festival apresentará, ainda, vários artistas da Música Popular Brasileira, como o violonista e compositor Guinga, o saxofonista Leo Gandelman, o guitarrista Victor Biglione e o chorinho do Regional Carioca, entre outros.

Muitos concertos serão realizados em fazendas históricas da região, como Cachoeira Grande, Taquara, Pau Grande, Santo Antônio, Galo Vermelho, Mulungu Vermelho, São João da Barra e São Fernando. Algumas apresentações se darão no interior de capelas e igrejas. E shows populares acontecerão em praças públicas.

Gastronomia
A chef Diana Mario, do restaurante Summer Garden, em Miguel Pereira, apresenta “A Degustação do Cardápio dos Barões”, inspirado no jantar que a filha do Barão de Vassouras ofereceu à princesa Izabel e ao Conde d'Eu, na Fazenda Cachoeira Grande, em 1884.

O famoso Chef Jos P. Boomgaardt, premiado na Holanda com duas estrelas no Guia Michelin, prepara na sua Vivenda Les 4 Saisons, em Engenheiro Paulo de Frontin, um menu especial para o Festival, inspirado em Grandes Compositores, como Vivaldi, Villa Lobos e Mozart.

O Grupo Vassouras Gourmet que engloba 15 restaurantes, criou pratos especiais homenageando os barões do café. Durant as refeições, guias-mirins contarão as histórias de cada um deles. Alguns dos principais concertos vão unir música e gastronomia.

Público cativo
No ano passado o Sebrae desenvolveu uma pesquisa e constatou um altíssimo grau de fidelização do público: 80% voltou pelo menos duas vezes ao Festival, e aprovou o programa artístico-histórico. Quando indagados quanto ao principal motivo de sua viagem/visita à região do Vale do Café, o Festival apareceu em 80% das respostas.

Além das empresas NovaDutra (CCR Cultura nas Estradas), Embratel, Unibanco e Light, que patrocinam o evento por meio de Lei Rouanet, com o apoio do Ministério da Cultura, a 5ª edição do Festival Vale do Café conta com os apoios das seguintes empresas e instituições: Café Favorito, Volkswagen Caminhões, BR Distribuidores, Universidade Severino Sombra, Governo Federal e prefeituras de Vassouras, Piraí e Engenheiro Paulo de Frontin, além de comerciantes locais.

Mais informações em www.festivalvaledocafe.com (no site é possível acessar a programação)


onde fica
Vassouras - Sul fluminense

Acesso do Rio de Janeiro: Saindo da Linha Vermelha, seguir na Rodovia Presidente Dutra (BR ? 116). Entrar à direita depois da Serra das Araras, em Piraí, no km 237,5 da Dutra, pegando a estrada de Morsing, para Mendes, até o encontro com a BR ? 393. Virar à esquerda e seguir até o centro de Vassouras.
Duração do Percurso: 2hrs

Acesso de São Paulo: Rodovia Presidente Dutra, entrada de Piraí, pegando a estrada de Morsing, para Mendes, até o encontro com a BR ? 393. Virar à esquerda e seguir até o centro de Vassouras.

quando ir
20/7/2007 a 29/7/2007
quanto custa
ALgumas apresentações são gratuitas. Outras têm ingressos que variam de R$ 50,00 a R$ 70,00, pelo site Ticketronics www.ticketronics.com.br, ou pelos postos de venda. Mais informações Secretaria de Cultura de Vassouras - (24) 2491 9000 ramal 9044 e 9076.


website
www.festivalvaledocafe.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados