VIZINHOS DISTANTES

de 27/10 a 17/11 · Rio de Janeiro, RJ
Convite da Exposição do Fotógrafo Alemão Michael Ende
1
Fernanda Carvalho Jorge · Rio de Janeiro, RJ
29/10/2011 · 0 · 0
 

VIZINHOS DISTANTES
Fotógrafo alemão mostra semelhanças e diferenças entre Brasil e China

Do dia 27 de outubro a 17 de novembro, a Galeria Plano B, em Laranjeiras, vai exibir uma exposição de fotografias do alemão Michael Ende, que compara imagens do Brasil e da China. Ende é um fotojornalista profissional, que trabalha para importantes publicações européias, como Spiegel, Focus, Facts e Vogue. Também atua no campo das imagens publicitárias e já realizou inúmeros documentários e séries para emissoras de televisão alemãs. Repórter sem medo e sem fronteiras, ele se dedica a temas carregados de aventura, como a corrida do ouro em Amazonas, os problemas do tráfico de drogas na fronteira Brasil-Bolívia, pilotos que trabalham nas selvas do norte brasileiro, mineração de esmeraldas no Brasil central, as relações entre os índios xavantes e os dentistas alemães que cuidam de seus dentes.

Michael Ende aproxima e afasta Brasil e China. Ele próprio afirma: “certamente, eu tenho os dois lados – o olhar jornalista, que capta o momento, e outro olhar, bem mais interessado em ‘cavar mais fundo’, em não mostrar apenas a superfície. Espero que isto ajude a derrubar preconceitos e barreiras, e tornar as pessoas mais tolerantes”. Assim o fotógrafo alemão mostra que Brasil e China têm em comum as mazelas do capitalismo globalizado gerador de exclusão social e populações com espírito alegre e cordial, hospitaleiras para o outro que chega de fora.

O crítico de arte Mário Margutti, que apresenta a mostra, caracteriza assim o trabalho de Ende:
Tecnicamente, suas fotos são impecáveis: sempre no foco e ricas em texturas, são filhas de um olhar experiente que sabe flagrar o instante denso de significados, sejam eles sociais ou culturais. Fotografando índios, chineses, pessoas de terras distantes, ele não age como os antropólogos pioneiros, que queriam interpretar o outro, decifrar os ritos e símbolos de outras as culturas, muitas vezes rotuladas como primitivas: os balineses, os africanos, os índios sul-americanos, os esquimós...

O fotógrafo Michael Ende age como os etnógrafos contemporâneos, que já renunciaram à posição de autoridade e à decifração da cultura alheia, pois tais recursos não passam de jogos de poder. O outro ainda existe, mas pode ser qualquer um: o vizinho do lado, um índio das nossas florestas, um travesti carioca ou um operário chinês. O outro é um vizinho distante, e por isso é familiar e estranho ao mesmo tempo.

Parte da mostra, também aproxima e afasta adolescência e liberdade. Algumas fotos de Michael Ende receberam tratamento especial: molduras artesanais confeccionadas por adolescentes da oficina “Janelas” do CRIAAD (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente) de Duque de Caxias. A partir de janelas de demolição abandonadas no Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, os alunos surpreendem o público revelando uma sensível capacidade de recriação e apropriação lícita e poética dos objetos. As obras de Ende ocupam os espaços enquanto as janelas representam o descortino destes jovens para o mundo libertário da arte e as diversas possibilidades de construção do viver. Vale conferir com os próprios olhos.

onde fica
Local: Galeria Plano B

Abertura: Dia 27/10, às 19h.

Horário de visitação: De segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábados das 10h às 16h.
quando ir
27/10/2011 a 17/11/2011
quanto custa
Grátis
contato
21.2557-3130

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados