XVII Semana Científica FMP/FASE

de 18/10 a 21/10 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
1
Lilian Pereira · Rio de Janeiro, RJ
17/10/2011 · 0 · 0
 

Presidente da Academia Nacional de Medicina abre Semana Científica em Petrópolis



O evento compõe a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tratará de desastres naturais e prevenção de riscos.

O médico Marcos Moraes, presidente da Academia Nacional de Medicina e do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer, realizará a palestra de abertura da XVII Semana Científica FMP/FASE, promovida pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, entre os dias 18 e 21 de outubro. O evento é realizado no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema desse ano será “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.



Marcos Moraes é oncologista e militante na prevenção e no combate ao câncer. Atuou como Diretor Geral do Instituto Nacional de Câncer na década de 80. É professor Honorário e Coordenador do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um dos fundadores da Fundação do Câncer. Em sua palestra, vai abordar os avanços da Medicina, as conquistas diagnósticas e a biologia molecular, mas pretende deixar como mensagem que nada substitui o exame físico, a boa relação médico-paciente. “O médico tem que examinar o paciente e saber ouvir”, ensina.



As inscrições estão abertas até a véspera do evento. Alunos de ensino médio estão isentos, demais acadêmicos e profissionais pagam R$ 25.



Sobre a Semana FMP/FASE – Além de apresentações de trabalhos selecionados para a Mostra de Trabalhos Científicos, o evento apresentará mesas de debate e palestras, com assuntos relevantes da área de saúde, como doenças crônicas não transmissíveis, aleitamento materno e banco de leite e cuidados paliativos, sob o foco dos usos e relações com a tecnologia.



“A expectativa é construir um espaço para o debate e a compreensão de novas perspectivas. Aprofundar a conexão entre a academia e a prática”, revelou o professor João Miranda, coordenador do evento.



A Semana Científica contará com profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, além dos professores da FMP/FASE. Representantes de entidades da sociedade civil, governo e empresários também participam, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, Defesa Civil de Petrópolis, Cervejaria Itaipava, ONG Viva Rio e Ministério da Saúde.



Semana Nacional – Durante o evento da FMP/FASE, haverá discussão sobre a atuação dos profissionais de saúde nas grandes catástrofes, tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento nacional, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, definiu o tema motivado pelos recentes deslizamentos e enchentes em regiões como Santa Catarina e na Região Serrana do Rio de Janeiro, de seca na Amazônia e no Rio Grande do Sul e de enchentes em várias regiões do país.



“Nós nos sentimos tão honrados em participar de todas as edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que adequamos parte da programação de nosso maior evento científico a ela. Dessa forma, alunos e professores, participando da Semana Científica da FMP/FASE e interagindo com a comunidade nas atividades desenvolvidas lado a lado com as instituições do MCT, vivenciam a fundamental integração entre educação, ciência e tecnologia”, declarou a diretora da FMP/FASE, Dra Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.



A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Petrópolis, acontecerá no Laboratório Nacional de Computação Científica, à Avenida Getúlio Vargas, nº 333, bairro Quitandinha, entre os dias 17 e 20 de outubro, das 10h às 19h. A XVII Semana Científica FMP/FASE acontece no campus da Faculdade de Medicina de Petrópolis, localizada na Avenida Barão de Rio Branco, 1003, no centro da cidade.



Inscrições e informações no site http://www.fm

onde fica
Avenida Barão de Rio Branco, 1003, no centro da cidade.
quando ir
18/10/2011 a 21/10/2011, às 10:00h
quanto custa
acadêmicos e profissionais pagam R$ 25.
website
www.fmpfase.edu.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados