colaborações publicadas
Mercado Cultural é um intensivo de gestão cultural, com o objetivo de atualizar e capacitar profissionais das mais diversas atividades deste campo profissional. O participante irá adquirir conhecimento conceitual para atuação no mercado, compartilhará cenários com especialistas e participantes do evento, além de experimentar ferramentas contemporâneas de gestão e comunicação...
+
Economia criativa, inovação, novas mÃdias, direitos autorais flexÃveis, novos paradigmas para o investimento público e privado em cultura. Num momento de oportunidades únicas, é preciso desenvolver negócios capazes de dialogar com as novas lógicas de mercado. Tendo esse cenário em vista o curso Plano de Negócios Criativos pretende auxiliar no planejamento, na instrumentalização...
+
Curso promovido pelo CEMEC (Centro de Estudos de MÃdia Entretenimento e Cultura), objetiva oferecer um panorama claro e abrangente das normas aplicáveis à utilização destes incentivos, capacitando os alunos para o desenvolvimento e gestão de projetos de produção, distribuição ou exibição de obras audiovisuais.
coordenação l José Mauricio Fittipaldi
quando l...
+
Este curso é destinado àqueles que trabalham ou desejam trabalhar em qualquer dos elos da cadeia da indústria audiovisual, objetiva oferecer um panorama claro e abrangente das normas aplicáveis à utilização destes incentivos, capacitando os alunos para o desenvolvimento e gestão de projetos de produção, distribuição ou exibição de obras audiovisuais. Paralelamente,...
+
O presente curso tem por objetivo apresentar os principais mecanismos de financiamento à cultura atualmente existentes, seus aspectos legais e implicações no âmbito de um sistema mais amplo de financiamento à cultura.
Aliando aspectos práticos relacionados à estruturação, execução e prestação de contas dos projetos a uma reflexão sobre a eficácia dos investimentos...
+
O curso facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural. Com o objetivo de apresentar novos paradigmas conceituais relacionados à s polÃticas culturais,...
+
O curso tem o objetivo de informar, de maneira clara e objetiva, os principais aspectos da prestação de contas, seu dever constitucional, a relação da execução e da prestação, aspectos fÃsicos e financeiros, vedações, sanções e limitações, bem como realizar uma oficina prática sobre formulários, relatórios e esclarecer dúvidas gerais. Por muitas vezes, os proponentes...
+
Como a economia pode jogar a favor de nossa pujança cultural? Por que a criatividade tem sido reconhecida como um dos mais importantes ativos econômicos? Como cultura e economia podem ajudar a transformar nossas cidades em locais sustentáveis? Como podemos encontrar oportunidades de negócios que favoreçam a produção cultural? Quais os caminhos para passar de polÃticas setoriais...
+
O curso auxilia o empreendedor a executar um plano bem-sucedido de captação de recursos, a partir das fontes de financiamento, da formação de uma carteira de clientes, estruturação de uma comunicação eficaz e uma polÃtica de investimentos compatÃvel com o mercado. Realizado em imersão de 8 horas com exposição teórica e troca de experiências concretas, o curso é voltado...
+
Viabilização de projetos para OlimpÃadas e Copa do Mundo no Brasil.
O curso apresentará uma visão objetiva e completa de todos os aspectos relacionados à utilização do incentivo fiscal, buscando com isso capacitar os agentes do setor para o salto – qualitativo e quantitativo – que será dado nos próximos anos.Desde 2006, o Governo Federal passou a estimular investimentos...
+
Orçamento e controle para organizações culturais e sem fins lucrativos
O objetivo deste curso é apresentar as principais etapas para a elaboração e acompanhamento de orçamentos nas organizações. Para tanto, o curso abordará inicialmente os principais aspectos contábeis necessários à elaboração do orçamento; em seguida será abordada a questão do planejamento,...
+
Historicamente, tem competido ao Estado o fomento às artes e à cultura no Brasil. Os últimos 15 anos, contudo, têm marcado o aumento da parceria entre Estado e Sociedade por meio das leis de incentivo, baseados em sistemas de renúncia fiscal.
O presente curso tem por objetivo apresentar os principais mecanismos de financiamento à cultura atualmente existentes, seus aspectos...
+
Este curso, destinado àqueles que trabalham ou desejam trabalhar em qualquer dos elos da cadeia da indústria audiovisual, objetiva oferecer um panorama claro e abrangente das normas aplicáveis à utilização destes incentivos, capacitando os alunos para o desenvolvimento e gestão de projetos de produção, distribuição ou exibição de obras audiovisuais. Paralelamente, serão...
+
O objetivo do curso Gestão do Terceiro Setor, coordenado por Ronaldo Bianchi (Vice-Presidente da Tv Cultura), é qualificar esses profissionais, dotando-os das competências e habilidades necessárias para desenvolver de forma plena, empreendedora e inovadora, a gestão de entidades do terceiro setor, compreendendo todas as variáveis que afetam as estas entidades no cenário nacional...
+
O objetivo do curso Gestão do Terceiro Setor, coordenado por Ronaldo Bianchi, é qualificar esses profissionais, dotando-os das competências e habilidades necessárias para desenvolver de forma plena, empreendedora e inovadora, a gestão de entidades do terceiro setor, compreendendo todas as variáveis que afetam as estas entidades no cenário nacional e internacional. O curso,...
+