colaborações publicadas
Artigo cientÃfico produzido entre abril e junho de 2020.
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Essa cartilha mostra como profissionais que fazem parte da economia criativa podem se formalizar e usufruir todos os benefÃcios que um empreendedor individual tem direito.
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O economista francês do século XIX Jean-Baptiste Say demonstrou que a oferta de um produto no mercado faz surgir a demanda (procura) por ele.
Mas quem determina o preço do produto é o mercado, influenciado pela percepção de valor que o consumidor tem em relação ao produto.
Pesquisa realizada em 2009 pela Fecomercio/RJ e Ipsos, com mais de 1000 entrevistados de 70 cidades...
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A missão do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) é fomentar o empreendedorismo e capacitar o empresário para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras. Se você deseja abrir uma empresa ou melhorar seu negócio, procure a unidade do Sebrae em sua cidade ou ligue para 0800 570 0800.
O Sebrae possui cinco formas de atendimento...
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Estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob encomenda do Sebrae, revela mapa de oportunidades de negócios nas cidades-sede para as Micro e Pequenas Eempresas (MPEs) com a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil.
Essas oportunidades são decorrentes, principalmente, do incremento de negócios gerado pelos principais atores (governos, comitê organizador,...
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A queda nas vendas de discos, alardeada pela imprensa, embalada pelo choro das gravadoras majors, não reduziu o consumo dos brasileiros pelo CD e pelo DVD. Pelo contrário, nunca se comprou tanto CD e DVD como agora. O varejo comemora o aumento, ano após ano, nas vendas de aparelhos de DVD e CD. O fato é que o brasileiro trocou o disco original pelo disco pirata, mais barato...
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As empresas domiciliadas no Brasil estão obrigadas a se inscrever no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa JurÃdica) antes do inÃcio de suas atividades. Entretanto, a atividade de produção musical ainda é bastante informal no Brasil. Estima-se que apenas 25% dos empreendedores do setor sejam formalizados.
Ser informal é como viver na clandestinidade:
sem documentos oficiais;
sem...
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"Quem dera a música não fosse um negócio...", lamentou o músico.
Fiquei pensando nas consequências disto.
Se a música não fosse um negócio:
- não existiria Ordem dos Músicos, ECAD, gravadoras, jabá (até aqui tudo seria melhor!), empresários, casas de show, lojas de discos, estúdios, enfim, não existiria toda essa cadeia produtiva que gira ao redor do compositor...
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Não existe uma fórmula mágica para o sucesso no negócio da música. O principal motivo é que o talento, sozinho, não é suficiente para garantir esse sucesso. Existem outras variáveis que influenciam o resultado, dentre elas a incompetência empresarial, o abuso do poder econômico e a improbidade da gestão pública.
Resolvi criar uma lista com 10 fatores que impedem...
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Caso de sucesso de Empreendedor Individual na atividade de produção musical. Neilton Carvalho é guitarrista da banda Devotos (PE), fabricante de amplificadores valvulados (Altovolts) e reparador de instrumentos musicais e acessórios. Optou pela formalização de sua atividade na categora de Empreendedor Individual em setembro de 2010.
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O Nordeste é uma região fértil e próspera. O retorno do investimento é lÃquido e certo, e o melhor de tudo, no curto prazo. Não estamos falando de agropecuária, indústria de transformação, comércio varejista ou prestação de serviços. Tampouco estamos nos referindo à alguma atividade econômica de iniciativa privada. Estamos falando de eventos musicais promovidos...
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Este artigo tem o objetivo de apresentar a cadeia produtiva da música no Brasil e, no final, um modelo de microempresa para uma banda de música. O principal produto da microempresa será o show ao vivo. “Com a crise da indústria fonográfica, o show se reafirma como principal fonte de renda do artistaâ€, atesta a cantora carioca Marisa Monte em seu documentário (MARISA, ...
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Já li e ouvi artistas, produtores, crÃticos e acadêmicos falando sobre a mercantilização das obras de arte.
Não pretendo inovar nessa questão. Minha intenção é trazer esclarecimento. Cada um com sua conclusão.
Se o artista deseja viver da sua arte, sem ter que ter um emprego para pagar as contas, então ele deseja exercer sua atividade artÃstica de forma profissional...
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PatrocÃnio cultural. Conceito. Classificação contábil.
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Aleatoriedade da demanda – as bases de satisfação e utilidade provenientes do consumo de música apresentam um caráter intrinsecamente subjetivo, e dão à demanda de produtos musicais um grau de aleatoriedade e um risco econômico significativamente superiores que a dos produtos tradicionais.
Simetrias de desconhecimento – por um lado, o produtor fonográfico, a princÃpio,...
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Esse foi o conselho que Capiba ouviu do seu irmão para que não trocasse os estudos pela música.
Capiba começou a trabalhar com música em 1920, então com 16 anos de idade, no Cine Fox de Campina Grande/PB, como pianista de música de fundo dos filmes mudos. Em 1929 faturou 600 mil réis pelo primeiro lugar num concurso da revista carioca Vila Doméstica, com a música “Flor...
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“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visõesâ€, definiu Fillion, conceituado estudioso do empreendedorismo. O termo visão se refere à capacidade de definir e alcançar objetivos. A diferença entre visão e sonho é que a visão é a forma realista e alcançável de um sonho.
Neilton Carvalho é um visionário, um verdadeiro empreendedor no ramo...
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O macroembiente de mercado é composto por forças que atuam indiretamente sobre as empresas. São variáveis que não podem ser controladas porque estão no ambiente externo das organizações. Quando esses fatores são positivos, representam oportunidades; quando são negativos, representam ameaças.
Diante da impotência diante das forças que atuam no macroembiente de...
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A queda nas vendas de discos, alardeada pela imprensa, embalada pelo choro das gravadoras majors, não reduziu o consumo dos brasileiros pelo CD e pelo DVD. Pelo contrário, nunca se comprou tanto CD e DVD como agora. O varejo comemora o aumento, ano após ano, nas vendas de aparelhos de DVD e CD. O fato é que o brasileiro trocou o disco original pelo disco pirata, mais barato...
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“Empreendedor cultural: perfil e formação profissional†é o tÃtulo do artigo escrito por Tânia Maria Vidigal Limeira, professora da Faculdade de Administração da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo.
Foi publicado em 2008 por ocasião do IV ENECULT, Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado em Salvador na Faculdade de Comunicação da Universidade...
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E mais: 75% são pequenos empresários, microempresas e empresas de pequeno porte
Finalmente consegui encontrar o número de empresas registradas (formalizadas) e em funcionamento no Brasil na atividade de Produção Musical (CNAE 9001-9/02). Os dados são da Receita Federal do Brasil, obtidos entre os dias 10 e 13 de agosto de 2010. Agradeço a Tereza Nelma, gerente de projetos...
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Aqui no Brasil existe um paradigma, uma mentalidade, de que quanto mais precária for a estrutura do músico, tanto mais independente será sua carreira e mais autêntica sua obra.
Esse modelo de trabalho sacrificante é louvado por muitos, não apenas músicos, como também jornalistas e até produtores. É um grande equÃvoco. Se fosse para ser assim, o patrono dos músicos...
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Cerca de 75% das bandas estão atuando na informalidade, ou seja, sem registro na Junta Comercial. Na prática elas exercem direitos, contraem obrigações, faturam e quitam débitos. Mas todos esses atos não são comunicados ao governo, com o objetivo de sonegar impostos, evadir contribuições sociais e não cumprir normas trabalhistas.
Essa taxa percentual de 75% foi encontrada...
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Como lançar um disco de vinil na Europa? Quanto custa este investimento? Onde e para quem vender? Tem que pagar imposto?
Perguntas difÃceis e caras de responder para quem raciocina no paradigma das majors (conglomerados multinacionais da indústria fonográfica). Mas simples e enxutas para quem prima pela estratégia e viabilidade em detrimento de contratos burocráticos.
O...
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O jornalista e produtor musical Leonardo Salazar acaba de lançar o livro "Música Ltda - o negócio da música para empreendedores".
O livro é uma edição revista, ampliada e atualizada do trabalho de conclusão de curso de especialização em Gestão de Negócios, que Salazar já havia disponibilizado para download aqui mesmo no Overmundo, com mais de 1.000 downloads até hoje.
O...
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Estão abertas as inscrições para o curso "MÚSICA LTDA: como transformar sua banda em uma microempresa".
O curso é destinado a cantores, músicos, produtores e técnicos (profissionais, amadores ou estudantes).
Bandas e artistas de pequeno e médio porte não possuem conhecimentos e técnicas especÃficas para empreender no negócio da música.
Muitos contratantes de show,...
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Foi publicada hoje, no Diário Oficial da União, a lei complementar 133, que altera a tributação das microempresas culturais. A norma começa a produzir efeitos a partir de 1 de janeiro de 2010.
A LC 133/09 beneficia microempresas e empresas de pequeno porte dos setores de produções cinematográficas, audioviduais, artÃsticas, culturais, sua exibição ou apresentação,...
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Senado aprova projeto que reduz tributos de microempresas culturais
O Senado Federal aprovou nesta quarta (16), por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 200/2009 que altera a alÃquota de tributação para produções cinematográficas, artÃsticas e culturais - o Simples da Cultura. O texto agora segue para o presidente da República, que precisa sancionar ainda neste...
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Conceitualmente, turnê é uma série de apresentações em várias cidades. Mais se parece com uma excursão, um pacote de viagem, ao melhor estilo pé na estrada. Cada noite, um palco. A maior parte do tempo é gasto com a viagem.
Bruce Thomas, baixista da banda Attractions, que acompanhava Elvis Costello, registrou no livro “The Big Wheel†o depoimento abaixo sobre...
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Oficina de capacitação destinada a músicos e produtores culturais. O objetivo é apresentar todas os personagens e também as possibildades de negócios na indústria da música atualmente. A oficina será dividia em 5 módulos: empreendedorismo, negócio da música, formas jurÃdicas de trabalho, marketing e finanças. Carga horária de 20h.
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A presença da música é tão comum no dia-a-dia dos brasileiros, principalmente através dos meios de comunicação de massa, que este fato se torna também um dos principais desafios para quem trabalha com música: fazer o consumidor pagar para ter acesso ao produto musical. Em outras palavras, o desafio de quem trabalha com o negócio da música é agregar valor comercial à ...
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Uma leitura atenta do noticiário revela boas notÃcias para o micro e pequeno empresário do setor cultural brasileiro. O desenvolvimento sócio-econômico do paÃs e o combate à pirataria, principalmente, são dois fatores que indicam um cenário futuro, senão próspero, no mÃnimo positivo para o setor.
Na última segunda-feira, 22/09, a PolÃcia Federal de São Paulo apreendeu...
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Na edição desta semana da revista IstoÉ, o cantor e compositor Roberto Frejat falou sobre seu novo trabalho solo, revelou seu lado polÃtico, influenciado pelo pai, o ex-deputado federal José Frejat, e deu opiniões originais sobre a indústria fonográfica e a crise por que passa atualmente. O que mais chamou minha atenção foi sua resposta sobre uma possÃvel solução para...
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Tenho acompanhado de perto a movimentação dos candidatos a vereador e a prefeito do Recife. Leio diariamente blogs e homepages oficiais desses candidatos. Também leio blogs e notÃcias escritas por jornalistas em diferentes veÃculos de comunicação do Estado.
Não tenho me identificado com nenhum deles, pelo menos até agora. Minha formação é em comunicação social,...
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A Oficina de Gestão Cultural faz parte da 50 Festa dos Estudantes de Triunfo, dentro da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural 2008, promovido pela Fundarpe. O público alvo da oficina são artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais. Com carga horária total de 30h/aula, a oficina pretende proporcionar ao participante reflexão, formação e capacitação,...
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Basicamente as tarefas do músico são três: compor, ensaiar e fazer o show. Mas ter uma banda é mais complexo, e exige outras responsabilidades do músico. Toda banda deve ter alguém que trabalhe por ela fora do palco. Quando a banda não tem produtor executivo ou empresário, um dos músicos deve assumir esse papel. Alguém de confiança e de iniciativa, com habilidades de...
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Há 60 anos surgia o termo Indústria Cultural. Theodor Adorno usou o termo em 1948, no livro Dialética do Esclarecimento, para substituir o termo cultura de massa, que julgava inadequado porque poderia ser confundido com cultura popular. A idéia central do termo indústria cultural é de que, numa sociedade capitalista, a cultura passa a ser tratada como mercadoria.
Quem trabalha...
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Pernambuco Pop é o nome do novo projeto da produtora Salazarte. O artista China será a atração principal da edição de inauguração do projeto, que acontecerá no tradicional Clube Vassourinhas de Olinda, no Largo do Amparo, no próximo dia 18 de abril. A noite contará ainda com a presença dos DJs da Segunda Farra garantindo a animação com muita música brasileira, e também...
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Agente - enviar material promocional do artista para o contratante com a intenção de vender o show; celebrar contrato com o contratante; informar rider técnico, mapa de palco e room list para a produção do evento. O Agente possui um contrato de agenciamento com o Artista. Geralmente recebe do Artista uma comissão (10 a 15%) sobre o valor do cachê acertado com o...
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O Autor
O artista (intérprete ou músico executante)
O público
O promotor (contratante)
A mÃdia
O empresário
O produtor
O tour manager
O agente
A gravadora
A editora
O Ecad
A Sociedade de autor
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Qualquer obra de infra-estrutura no Brasil poderia ser realizada com 2/3 do dinheiro gasto. Isso se não existisse as empreiteiras-Gautama da vida e os politicos-mensaleiros. Em Pernambuco, recentemente duplicaram um pequeno trecho da BR 232, ampliaram o terminal de passageiros do aeroporto internacional, e agora vemos os investimentos no pólo de Suape. Provavelmente, daqui há...
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Ao contrário do que a historiografia oficial registra, afirmando ser o álbum “Feito em casaâ€, de Antônio Adolfo, gravado em 1974, o primeiro independente da moderna discografia brasileira, o disco “Satwaâ€, de Lula Côrtes e LaÃlson, gravado em janeiro de 1973, é na realidade o pioneiro dos independentes. A dupla assina todas as faixas. Há a participação especial...
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