RonaldAugusto Porto Alegre, RS

colaborações publicadas

No assoalho duro: o movimento da escolha overblog
13/2/2011 17:56 · 2

por Denise Freitas (*)


Nas abordagens dedicadas aos debates acerca de literatura há que se propor, entre outras, discussões referentes à atuação da crítica; considerando nela seu papel de ordenação geral ou seleção. Mesma definição com que Ezra Pound, no livro ABC da Literatura, constitui um de seus argumentos, ao colocar o valor da crítica, antes na qualidade de suas... +

Curso de Verão na Palavraria em Porto Alegre guia
27/12/2010 13:25 · 0


Oficina de criação literária: o livro de autor em progresso


Com Ronald Augusto


Uma obra literária representa mais do que um volume entre outros volumes. Um livro é uma singular solução textual onde se concentram aspectos relativos a um trecho histórico e a uma visão de mundo, traduzidos em linguagem esteticamente funcional. Cada livro é uma intervenção viva que, ao... +

Tina: Beyoncé avant-la-lettre overblog
30/1/2010 19:22 · 3

Ronald Augusto

Não é preciso despender grande esforço para concluir que Tina Turner (circa 1980), serviu muito bem de prefiguração aos nossos dias da cantora Beyoncé que, por ironia, tem em sua carreira o single “Déjà vu” (2006). Entretanto, Tina, devido às suas características vocais, tem mais a ver com o rock (migrou do R&B para este gênero), e sua biografia parece ser mais... +

Zii e zie, Caetano tarado ni si mesmo overblog
30/7/2009 18:20 · 8

Pode-se avaliar o trabalho de um artista e, de resto, de qualquer sujeito, de duas maneiras, a saber: (a) numa, podemos confrontar suas realizações com as dos seus iguais, isto é, investigar o que oferece de singular relativamente ao estado de espírito do tempo em que se insere; em outra (b), comparar, por exemplo, sua realização mais recente com o continuum de um projeto estético... +

Beatriz Bracher não pede desculpa em Meu amor overblog
26/5/2009 21:22 · 13

por Ronald Augusto

No tocante às preferências (e quase se poderia falar em prerrogativas) da abordagem estética contemporânea relativamente às fronteiras entre os gêneros literários e artísticos, é quase um fait acomplit se dizer por aí que aquelas obras em que se pode referir índices de hibridismo, ou de cruzamentos discursivos, estão condenadas, por assim dizer, a uma recepção... +

Curso/Oficina de criação poética: A precisão do impreciso agenda
16/4/2009 15:15 · 82

Ronald Augusto se prepara para abrir uma segunda turma do seu projeto de cursos e oficinas de criação e reflexão sobre a arte da poesia. O poeta dará continuidade à oficina de poesia cujas quatro últimas edições renderam grandes diálogos e poemas surpreendentes a partir dos exercícios propostos. A dinâmica da oficina permanece a mesma, ou seja, ao longo de 10 encontros semanais... +

palavra parelha, 40 anos de poesia overblog
15/2/2009 19:24 · 312

Ronald Augusto


Roland Barthes, no seu hoje clássico Le plaisir du texte, a certa altura escreve mais ou menos o seguinte a respeito dos nossos dilemas no concernente à fruição: somos depositários de uma tradição que tende a repudiar o hedonismo, e exceto por algumas vozes marginais, o prazer resta normalmente subvalorizado, reduzido, ou “desinflado” como... +

curso de verão: transgressões poéticas agenda
29/12/2008 12:31 · 122

Com o poeta Ronald Augusto

Nos seis encontros em que o curso se estrutura, será demonstrado todo um pervagar transgressivo no interior da tradição literária. Três tópicos compõem o curso, a saber: a) a transgressão discursiva; b) a transgressão da visualidade; e c) a transgressão da intransitividade. Um tópico a cada dois encontros.

Os sucessos e os fracassos da... +

Biblioteca contemporânea, in progress overblog
25/12/2008 01:28 · 77

Ronald Augusto

Aqui vão algumas anotações menos críticas do que retardatárias sobre livros de autores de agora-agora (3 poetas e um poeta em férias) que tive a chance de ler, e que a respeito dos quais não seria justo ficar em silêncio. Há outros nomes e títulos que, no momento oportuno, também serão comentados aqui ou em outro lugar. Trata-se na verdade, digamos... +

Romancistas contemporâneos mascam clichês overblog
4/12/2008 01:43 · 161

Ronald Augusto

A literatura participa do conjunto das manifestações artísticas. Já nem sei se uma afirmação como essa ainda provoca algum embaraço à maioria das grandes editoras. Mas aqui a reitero e digo ainda que a literatura degenera quando dá as costas ao seu impulso de arte, ou quando se censura nela essa vocação para a multiplicidade de sentidos. Com efeito,... +

E os finalistas e vencedores do ano passado? overblog
12/10/2008 21:36 · 107

Ronald Augusto

Xerxes, segundo Heródoto, chorou ao mirar seu inumerável exército porque considerou que de todos aqueles homens nenhum estaria vivo cem anos depois: assim, conclui Arthur Schopenhauer — de quem empresto a citação —, quem não choraria, diante da visão de um grosso catálogo de feira de livro (ou de coisa similar), ao pensar que de todos esses livros... +

Manifesto Antropófago, um clássico de 80 anos overblog
13/8/2008 02:42 · 103

por Ronald Augusto

O Plano-piloto para poesia concreta, a Tropicália, o teatro de José Celso Martinez, o Antunes Filho da consagrada e transgressiva montagem teatral do Macunaíma (derivação canibal da linguagem do outro Andrade) da década de 1980, a XXIV Bienal de 1998, cujo tema oficial foi a “Antropofagia”, são exemplos consumados e objetivos que por si... +

Revistas literárias e seus tarados protetores overblog
11/6/2008 10:50 · 171

O poeta peruano Mirko Lauer escolheu como epígrafe para o seu livro Os poetas en la republica del poder, esta maravilha de José Lezama Lima, que diz assim: “...el encapotado odio de siempre de los poetas tejedores de la gran resistencia en contra de los asquerosos y progéricos, porcinos y tarados protectores de las letras”. Uma provocação, ou um reparo que poderia ser... +

Cânone(s) banco
24/4/2008 09:52 · 119

+

Não tenho mais idade pra ser ansioso agenda
16/4/2008 15:36 · 93

Ronald Augusto e Banda

Qual será o repertório da apresentação do show no Cabo Horn?

O repertório é composto de 13 ou 14 canções que venho apresentando já há dois ou três anos em shows isolados em teatros e outros espaços da cidade. As músicas e letras são todas minhas. Há só uma parceria, “Kublai”, feita com o poeta José Ferlauto, morto recentemente, que diz assim: “Kublai,... +

Poesia-liberdade: vigiada overblog
21/1/2008 22:24 · 62

Ronald Augusto

Hans Magnus Enzensberger, em ensaio cuja referência já não sei mais onde recuperar, põe em causa a pretensa periculosidade e os índices de subversão por meio dos quais se representa a poesia. E, talvez, como crença nesse meio-entendimento que nos foi legado por Platão – hoje um lugar-comum –, de que o gênero em questão seria perturbador da ordem e que... +

a poesia e a música popular(*) overblog
19/12/2007 18:49 · 126

a poesia propõe coisas inviáveis. a música popular (mp) é toda vias e acessos. a mp não faz doce. quem permanece por muito tempo na linha, o trem termina pegando. o que vem, vem bem. se não, vejamos. uma, mais natural, outra, tendendo para o artifício. perto de uma o sucesso, no calcanhar da outra o fracasso. por outro lado, englobando essas diferenças autorizadas pelo específico... +

THE AFRO-BRAZILIAN MIND overblog
19/11/2007 13:04 · 217

"This multilingual reader brings together literary and cultural critics from Africa, Europe, and the Americas to validate and re-evaluate the legitimacy of Afro-Brazilian studies and culture as a field of academic inquiry worthy of canonical inclusion. The thirty two multifaceted essays adopt an interdisciplinary approach in order to uncover the intellectual nature of Afro-Brazilian... +

Oliveira Silveira contra a metáfora chapa-branca overblog
17/10/2007 19:05 · 162

Oliveira Silveira, poeta, nasceu em Touro Passo (RS) no ano de 1941. Publicou, entre outros, Germinou, Porto Alegre, 1968; Banzo, Saudade Negra, Porto Alegre, 1970; Pêlo Escuro, Porto Alegre, 1977; Roteiro dos Tantãs, Porto Alegre, 1981; Anotações à Margem, Porto Alegre, 1994. Todos livros de poesia. Seus poemas também já foram traduzidos, entre outras... +

Através de Solecidades overblog
18/9/2007 14:43 · 86

Mais do que lance bem urdido de manipulação de linguagem, a palavra-montagem “solecidades”, que serve de título ao livro de estréia de Ronaldo Machado, aponta para a estrutural relação desse poema em parcelas do nosso século, com as falhas - no sentido de “fissuras” -, com os fragmentos e com as errâncias constitutivas das controversas personae poéticas do alto modernismo, localizadas... +

Baudelaire & Baudelaire & overblog
10/9/2007 15:27 · 102

Há o poeta Charles Baudelaire e o crítico e esteta Charles Baudelaire. Mas há ainda o poeta-crítico Charles Baudelaire. Sua poesia e a dos seus contemporâneos, mais a arte do seu tempo, são o alvo de sua prática e reflexão. Alguns exegetas dessa obra desenvolvida, digamos assim, em duas frentes, sustentam que as abordagens críticas do poeta seriam mais avançadas que sua... +

A COMUNICAÇÃO DO PONTO DE VISTA DA POESIA overblog
31/7/2007 01:09 · 46

Qualquer ato comunicativo, interessado principalmente na transmissão de uma mensagem sem ruído - um conteúdo duro, digamos assim -, só se efetiva na medida em que emissor e receptor dividem o mesmo código. Uma convenção, ou um acordo prévio entre estas duas partes, permite ao receptor dispor do repertório necessário para fazer a decodificação da mensagem-conteúdo desencadeada... +

Solvendo uma farsa com outra (*) overblog
21/7/2007 11:54 · 80


O fato de haver uma produção poética “ainda sendo feita”, um gesto, por assim dizer, “em tempo real”, fugaz e live, ou que não se estabeleceu, não justifica o silêncio nem a esquiva crítica entre-dentes a seu respeito.

Em outras palavras, insiste-se na alegação de que devido a essa sua condição de fenômeno in progress, a poesia atual acabaria por impôr... +

A poesia escrita no quadrículo mallarmeano overblog
7/7/2007 19:30 · 121

Poesia escrita, à primeira vista, pode parecer uma “classificação desnecessária e levemente absurda”, como observa o poeta-crítico Cândido Rolim, em recente artigo dedicado ao assunto. Mas, se recordarmos que em suas origens a poesia era alguma coisa assemelhada a um “canto-falado”, partitura vocal assentada sobre uma estrutura melódico-instrumental - mesmo que às vezes... +

VANGUARDA E PROGRESSO overblog
9/5/2007 15:36 · 123

por Ronald Augusto

Seria interessante experimentar uma suspeita reflexiva com relação a uma idéia que, aqui e acolá, insiste em aparecer em alguns textos críticos. Trata-se da idéia que estabelece similitudes entre vanguarda e progresso.

Um vício diacrônico, além de messiânico, serve de nutrimento a uma noção de vanguarda que busca conquistar territórios, acúmulo... +

Poesia: a precisão do impreciso overblog
3/4/2007 14:30 · 52

por Ronald Augusto

Cada poema é um lance no jogo de conquista - ou de negaceio - do impreciso. A rigor a poesia não esclarece coisa nenhuma, nem se presta à transmissão de mensagens sem rasuras. A mensagem poética tende a ser mais ambígua. Seu fazer, que é afasia (distúrbio de linguagem e de comunicação), parece pretender ficar rente àquelas zonas mais obscuras e insondáveis... +

desdiz o orumuro overblog
14/3/2007 21:33 · 95

por ronald augusto

diz o murograma
poeta

mas essa escarificação
essa pichatura

(literatura da pichação
porquanto se cunhou oratura
para literatura oral)

essa pichatura sobre o orumuro
permite também que se troveja e mire
em sua caligrafia malassignada
um M metonimizado em solita sagita
ou uma seta-T
a meio caminho
de se arrematar / desatar
em M anamorfizado... +

AXÉVIER, CONTRALAMÚRIA overblog
6/3/2007 22:40 · 105

Por Ronald Augusto

Linguagem de perturbante experimentação, uma poesia de invenção como a de Arnaldo Xavier (1948-2004) pode ser examinada não só no que toca à estranheza da fissura aberta por ela em partes ou no corpus de determinado sistema literário. Vale dizer, dentro de um traçado de rupturas inaugurado pelo alto modernismo e que, desde então, parece ter se constituído no... +

A arte de Rosa Marques overblog
27/2/2007 14:32 · 84

www.verbavisual.blogspot.com

O trabalho de Rosa Marques se constitui a partir de um mergulho no fragmento e no inacabado. Expressão da vontade de discutir os limites da expressão.
A artista se mantém, portanto, rente à estética e às questões da representação que concernem ao nosso tempo.
Suas pinturas – que nos remetem mais à brevidade do desenho do que à “eloqüência” pictórica... +

frames da poesia contemporânea overblog
21/2/2007 18:46 · 81

por Ronald Augusto

1

Não obstante ser um bom livro falta-lhe coesão. Um conjunto de poemas esforçados. O autor tenta forjar uma coesão, mas da seguinte maneira: todos os poemas se compõem, a rigor, de duas estrofes, uma cuja extensão é variável (pode ter de 10 a 20 versos, mais ou menos), e outra “estrofe” que é um verso derradeiro isolado. É claro que isso não constitui um... +

DESPOJOS CANÔNICOS E POESIA CONTEMPORÂNEA overblog
3/1/2007 03:18 · 104

por Ronald Augusto e Cândido Rolim

O conceito de cânone como algo incondicional, pressupondo a neutralidade de um conhecimento-catálogo, supostamente desinteressado e que exerce seu poder por meio de uma regra geral de onde se inferem regras específicas, só pode se coadunar (e aqui podemos lembrar Borges) com a idéia de religião e de cansaço.

No que respeita à área das... +

Uma temporada no paraíso da linguagem overblog
9/12/2006 17:01 · 71

Ronald Augusto

O poema ultrapassa essa necessidade humana - sempre interessada em dar sentido ao entorno do real - de nomeação ou de justificação das coisas. Esta é a leitura provisória que desentranho do poema “Hoje”, que integra o volume Matiz de Estação (1983) de Dione Veiga Vieira: “Hoje/ O poema me existirá/ antes que se dê nomes/ às coisas”.
Já há algum tempo,... +

Éblis, uma editora à margem da margem overblog
29/11/2006 03:58 · 106


Sob o signo de Éblis (www.editoraeblis.zip.net), vem à luz uma proposta editorial simples: a edição de livros de poesia, primeiramente os nossos. Sobre o futuro, e desde o ponto de vista da editora, digamos que pertence a Éblis. Invertemos a força disjuntiva de Éblis e a dispomos na direção contrária, forçando-o a jungir nossos projetos poéticos.

Já no prelo estão os dois primeiros... +

Tópicos sobre emoção e poesia overblog
17/11/2006 21:56 · 88


por Ronald Augusto

1. No prólogo ao seu livro Elogio da Sombra, J. L. Borges diz algumas coisas acerca da relação entre poesia e emoção, vejamos: “Comum é afirmar que o verso livre não é outra coisa senão um simulacro tipográfico; penso que nessa afirmação se oculta um erro. Para além de seu ritmo, a forma tipográfica do versículo serve para anunciar ao leitor que a emoção... +

BALA: A “BRICOLAGE” POÉTICA DE LUIS TURIBA overblog
31/10/2006 01:58 · 61

por Ronald Augusto

Antes de tratar do objeto desta resenha, isto é, o livro Bala, do poeta Luis Turiba, abro parêntese para uma breve rememoração (como se verá mais a diante, não nos desviará do foco inicial), rememoração que diz respeito à alegria que experimentei ao me deparar com Bric-a-Brac, revista brasiliense dos anos 90 dedicada à poesia e às demais formas de arte.
Com... +

Lugares-comuns da poesia contemporânea overblog
17/10/2006 18:59 · 104


O notável adestramento técnico dos poetas de hoje, se traduz num movimento inconcluso que parte de um “repetir para aprender” e não chega sequer a roçar as bordas de um “aprender para criar”. Eles exercitam uma escrita minuciosa, derivada de uma acuidade de scholars, mas, no mais das vezes, feita a medo, porque seu intuito se restringe a ratificar o continuum da tradição... +

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