O Museu Capixaba do Negro funciona num antigo prédio no Centro de Vitória. Fundado há mais de dez anos, o Mucane sofre com o abandono do governo do estado. Reformas estruturais urgentes são necessárias. Além disso, o Museu não possui recursos para manter projetos e acervo.
Em 2007 a prefeitura de Vitória fez um convênio com o governo estadual e se comprometeu com a Associação dos Amigos do Museu a reformar o prédio e equipá-lo para funcionamento. A reforma, no entanto, ainda não saiu do papel.
Mesmo assim, o Mucane resiste. No seu espaço crianças e adolescentes aprendem música e artesanato. O Mucane é um sÃmbolo dual do descaso do poder público e da resistência do negro no estado.
Pois é. Dá vontade de ir lá e meter a mão, mas, não irÃamos dar conta. É um Brasil inteiro de descaso com a cultura negra. E olha que o ministro é negão. Imagine se não fosse. ..."Gente estúpida...!
Abs
Descaso é descaso. Anda espalhado
pelas estradas repletas de buracos.
Anda doente na saude social.
O descaso é geral. Na área da
cultura (com o ministro que temos)
é geral.
um abraço
meu voto
EG
É tristÃssimo ver essas imagens e pensar na imensidão de inutilidades financiadas com os recursos públicos que, além de não educar, envergonham os brasileiros, enmquanto um museu dessa importância jaz refém do descaso e da ignorância dos "governantes".
Isso, a mÃdia não mostra. E deveria mostrar porque os "governantes" são movidos a holofotes.
beijos
Tenebroso o descaso.
Devem os capixabas darem conta do que se passa em casa deles.
Outubro vem aÃ...
Que se dê conseqüência às insatisfações.
Transferir para as esferas outras o que é da planÃcie e das gentes, nada resolve.
Eu não fiquei sabendo o nome do secretário local de cultura, nem do prefeito, nem do estadual dos negócios da cultura, nem do governador, embora saiba bem quem é o ministro da cultura de meu paÃs.
E ainda tem o pessoal que se diz amigo do museu em associação, que deve ter nome e projetos também.
Aqui em porto alegre, quando se forma uma associação de amigos em uma casa de cultura, no mais das vezes é para promover os amigos e não os negócios da cultura.
Grande alerta sobre o abandono que vemos sobre a cultura negra nesse paÃs. As acusações são fortes e justas e que essa tua preocupação possa sair das páginas do over para os jornais do teu Estado. Comungo com tua revolta.
Abraços
Noélio
Infelizmente, esse tipo de descaso existe em toda parte do Brasil. E todos nós devemos olhar pra isso e tentar fazer algo mesmo que não pareça estar ao nosso alcance ou que, aparentemente, nada temos a ver com isso, porque temos sim... você está fazendo a sua parte. Parabéns. Um abraço!
JACK CORREIA · Crato, CE 17/5/2008 02:55Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!