Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A BIPOLARIDADE

DIVULGAÇÃO
1
raphaelreys · Montes Claros, MG
17/7/2008 · 216 · 86
 

Amostra do texto


Uma das dúvidas sempre presente em nossa mente, é sem comparação, a da existência e origem da alma.
A segunda conjectura sobre ela, é a sua inter-relação com o corpo já que são diferentes em substância. O filósofo Descartes, é de opinião que ambas, alma e corpo, são criações divinas. Já Spinoza declara que Deus é a substância, e que os seus atributos é que são infinitos. E que o homem ao discernir, percebe o pensamento e a expansão (a matéria).
O filósofo Leibniz, teoriza que tudo é uma Monada, uma força, uma consciência; a inferior é a matéria, e a superior a autoconsciência do homem.
A matéria se nos apresenta como volume, peso, substância e dimensão, o outro lado são as emoções, a consciência e o pensamento, na verdade tudo é o reino de Moneros, a grande consciência cósmica permeia tudo e a todos.
A alma por ser dual, percebe as sensações agradáveis como propícias, e as que são desagradáveis, como prejudiciais a vida. Nós não podemos analisar as nossas próprias emoções e impressões, podemos isto sim, é saber o que almejamos os nossos desejos o nosso Eu. O atributo maior do homem é a autoconsciência.
A alma não é, pois, percebida objetivamente, e sim sentida pelo subconsciente. J. Frazer, acredita que a maior descoberta do homem é a dualidade do seu estado mental, os sonhos e a consciência desperta ou a vigília.
O Eu é diáfano, etéreo, intangível, onírico, em contraste com o físico ou exterior. Isto feito, levou o escritor espanhol Calderon de La Barca, a se fazer a pergunta : É a vida, um sonho?.
Nós, criaturas feitas à imagem e semelhança do Criador, somos a sua expressão maior! Um resultado do exercício divino do puro amor! Somos unificados em essência, pois estamos ligados ao Pai por uma linha Mater, Somos centelhas! Expressamos-nos pela alma através do corpo, somos duais em composição, e ao nos manifestar; trinos, pois representamos o resultado da fusão da bipolaridade.
Com a nossa consciência de vigília, damos atualidade às realizações divinas; e sem a nossa consciência para interpretar a criação, os atributos divinos não se completariam.
A consciência é tudo o que temos, aliados o amor ao Pai. À busca pelas nossas origens, e a certeza, que no fim da jornada, retornaremos ao seio do Infinito, da fonte Primeira, donde seremos absorvidos, comungando assim com a essência, e nos realizando como parte integrante do Todo, e do seu experimento de puro amor por si mesmo!

Sobre a obra

Comportamo-nos, como se fossemos senhores absolutos dos nossos destinos; das ações que praticamos.
Erro crasso!
O ser vivente é um instrumento operacional da Vontade Divina. Cumpre a sua jornada de dor e prazer atualizando, com a sua consciência, a realidade que se expressa a sua volta.
Somos constituídos de almas plásticas dotadas de mente, consciência onírica e de vigília e animados por uma Centelha divina.
Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança!
Somos unos por origem bipolares por constituição e trinos em manifestação!.

compartilhe



informações

Autoria
raphaelreys
Downloads
242 downloads

comentários feed

+ comentar
raphaelreys
 

Prezados overmanos e overminas!
A função do cronista é pinçar o cotidiano. Relatar os fatos, as dúvidas e a via de fato. O cronista é um tímido que, escrevendo para o mundo; escreve para si mesmo.
A alma, por ser abstrata e metafísica é sentida apenas pelo nosso inconsciente. É um tema sempre constante e que sucinta dúvida em nossa compreensão.
Dê-nos a sua opinião, faça o seu comentário enriquecendo assim a busca. Fale com o seu coração! Ele é a via prática do amor expresso.
Por isso é que os poetas, quando tocados pelas vias do coração, choram!
Peço aos nobres overmanos e overminas que passem o tema em questão aos demais amigos do site. Vamos ver a posição de vários, assim como o que diz os seus corações!
Ao longo do entrelaçamento de idéias, falarei sobre A AÇÃO DA ALMA, A ALMA E O ESPÍRITO, A RAZÃO, O ESCUDO DOUTRINÁRIO e o amor incondicional.
Peço a participação de todos nos relatando o que diz os seus corações!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 08:24
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Caro Adroaldo, caro Joe Brasuka! Fiquem a vontade para responder aos comentários dos overmanos que participarem, estaremos todos juntos em busca de conhecimento!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 09:17
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

Raphael

Sou um cético e confesso-me ignorante no assunto. Além disso sou desprovido de fé. O que poderia dar-me uma visão (qualquer que fosse). Mas independente disso, penso no assunto e até escrevo sobre.
Tenho alguns poemas que intitulei de "Poemas do Além", que me possibilitaram escrever sobre várias visões do mesmo assunto. Publicá-los ei nas próximas semanas. Aí, gostaria da sua leitura.
O texto está ótimo e propondo um bom debate.
Parabéns
Um abraço

EdimoGinot · Curitiba, PR 15/7/2008 09:27
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza meu caro EdimoGinot! Pode colar um deles aqui no seu comentário, quem sabe não ajuda na compreenção do texto complexo!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 09:48
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Querido Raphael,
Acredito em Deus como uma fonte universal, e penso que somos tri:
corpo:( sustentação- estrutura fisica)
alma: ( sensibilidade-energia)
mente: ( raciocinio -emoções).
Mas nem sempre o raciocinio lógico, obedece a alma, que sustenta a vida. É isso que penso. Vou me eximir de um comentário pessoal, pois estou me expondo demais.
Bjsss e meu carinho

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 15/7/2008 10:00
sua opinião: subir
celina vasques
 

É para mim um assunto complexo mas acredito na alma!
Para Aristóteles, os homens não são os únicos seres que possuem alma ou psique; todos os seres vivos a possuem, desde as margaridas e moluscos aos seres mais complexos. Uma alma é simplesmente um princípio de vida: é a fonte das atividades próprias de cada ser vivo. Diferentes seres vivos possuem diferentes capacidades: as plantas crescem e reproduzem-se, mas não podem mover-se nem ter sensações; os animais têm percepção, sentem prazer e dor; alguns podem mover-se, mas não todos; alguns animais muito especiais, nomeadamente os seres humanos, conseguem também pensar e compreender. As almas diferem de acordo com estas diferentes atividades, por meio das quais se exprimem. A alma é, segundo a definição mais geral que Aristóteles nos apresenta, a forma de um corpo orgânico.
Espírito humano: Ponto de contato com Deus. É através do meu espírito que tenho consciência de Deus e me relaciono com Ele. Deus é Espírito e só podemos perceber Deus no espírito. ( Ef 2:22 Jo 4:24 )

Alma : É tudo que o homem é. Sua personalidade. Seu ego. É o mundo dos pensamentos, sentimentos e decisões. A alma está entre o espírito e o corpo. Pertence aos dois. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo. Através da alma tenho consciência de mim mesmo.

Cura das lembranças e emoções, vontade ajustada com a vontade de Deus. Imprime em nós o caráter de Cristo ( caminhar por fé e não por sentimentos ).

Deus cura nosso espírito nos dá tudo que precisamos para ter uma vida santa e reta em perfeirta comunhão com Ele (um novo espírito, uma nova vida ). II Pe 1:3

Em que nós enroscamos então ?

Nas enfermidades da alma causadas pelo pecado ( independência de Deus ) em nossa mente, vontade e emoções .

Nossa alma ( mente, vontade e emoções ) foi afetada pelo pecado e também precisa de cura

Quando nos convertemos Deus, através de sua Palavra, começa uma limpeza em nosso interior, em nossa alma.
Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas."


Acredito na alma no espirito...tenho a sensação de uma cousa Maravilhosa...indefinivel!


obrigada pelo texto fascinante querido Poeta Raphael!



celina vasques · Manaus, AM 15/7/2008 10:05
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Cara Doroni! O raciocínio lógico tende a nos conduzir a busca de uma razão, quando a alma é apenas um instrumento do espírito. Para elucidar a temática e abrir o debate construtivo vou falar da alma e do espírito, da função de cada um separadamente e juntos:


O homem vive no tempo, na sucessão, e o mágico animal, na atualidade, e na eternidade do instante– (Borges).

Muito se fala em espírito e alma quando se trata de temas transcendentais, como se os mesmos fossem sinônimos. Na verdade, ao longo da história, nunca se tratou verdadeiramente de se convencionar uma referência devida a cada termo.
Diz o Aurélio: Espírito é a parte imaterial do ser, parte incorpórea, inteligente. E a alma: Princípio de vida, preceito de unificação (o termo unificação, nos dá uma idéia mais precisa da fusão das duas partes) As duas balizas são usadas, portanto, como sinônimos.
A literatura iniciática, estruturada em suas escolas de estudo, nas fraternidades, e que ao longo do processo civilizatório cuidou do lado divino do homem, na sua busca evolutiva, no refinamento moral e filosófico e dos métodos para tal, dão conotações distintas às duas.
O espírito é a centelha divina, que saiu do seio do Criador. Foi por ele construído e sendo eterna em essência parte para as grandes jornadas cósmicas, operando nos diversos planos da criação: vestindo roupagens-almas e corpos físicos, mesmo etéreos, propiciando assim às almas-instrumento a evolução, a oportunidade de servir de instrumento ao Eterno!
É o exercício da ação construtiva, criativa e redentora!
Ele, o espírito, é um ato de puro amor de Deus-Pai por si mesmo, na sua forma mais incondicional. Através da fagulha criada ( e já revestida do Divino Espírito Santo), o Pai obra a criação!
Elas, as chispas, são os seus filhos amados!
A alma é um instrumento vibracional, artificial, plástico, adaptável. É o Carro de Combate, um aríete para romper obstáculos, um veículo que busca na ação, a adaptação, as tomadas de posição, e para isso, usando o atributo divino que lhe foi confiado, o livre arbítrio!
Busca a compreensão através do discernimento, do uso da razão, do jogo dos pares contrários, da ilusão dos sentidos físicos, da superação dos opostos, tragédias e comédias! Constrói o seu código doutrinário. É a busca da evolução!
Ela, a alma, é o veículo-ator que expressa a sabedoria divina em ação objetiva, nos diversos palcos de vidas. Diz o aforismo que: Eu estou em você, mas você não está em mim Uma clara alusão à presença divina no corpo físico, através da alma.
Ela tem em si o divino, mas não habita a consciência Suprema; é apenas um veículo, o sopro, o alento insuflado no corpo físico, trazendo a energia quente de vida!
O corpo físico, os instintos atávicos, a alma com a sua mente e consciência, os condicionamentos, o resultados das adaptações, o jogo dor-prazer, a busca da alma gêmea... A ilusão dos opostos! A busca dos contrários, a se completarem.
Na sua suprema integração com a fonte primeva, Jesus, o caminheiro da vida, o Filho dileto do Pai, disse: Eu e o Pai somos Um!



raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 10:22
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Cara Celina! A alma parece ser tão somente um veículo, uma plataforma de desembarque do Espírito que constrói a sua individualidade tendo como aríete de impacto a alma em um corpo. Um poço de sensação, emoções, incertezas, momentos. A alma é o veículo:

Após a sua trajetória encarnada habitando um corpo físico e usando uma roupagem emocional, construída pela força irredutível dos seus próprios pensamentos; e cumprida parcial ou totalmente a sua missão no trilheiro terrestre, aonde veio, para um aprendizado maior; a alma parte para o grande intervalo!
Concluído o fenômeno da transição, ou morte física, este instrumento plástico e exótico chamado alma passa para o mundo espiritual por tempo indeterminado, usando ainda a roupagem que, por livre arbítrio, construiu para si mesma.
Como em um programa eletrônico, ela vem assim que é acessada, e retorna ao repouso, aguardando nova oportunidade.
É a grande roda das manifestações da consciência divina, usando instrumentos conscientes e sensíveis a modificações.
A personalidade-alma é composta de expressões específicas. E a sua entrada para uma nova vivência como personalidade encarnada, ou a sua saída, de volta ao mundo espiritual, é apenas um sistema!
A alma-segmento que usamos, é parte integrante da grande alma universal, ou Cósmica. As almas dos homens são, portanto extensão do Todo! Da essência que nos infunde. Essência esta que anima de forma inexorável tantos corpos quantos forem necessários á evolução!
O corpo é o cárcere da alma! A alma se mantém com o seu performance ou energia do seu charme construído ou modificado pelas forças das suas expressões, e tomadas de posições.
As almas passam por um contínuo ciclo de evolução! A personalidade anímica segue o exemplo da natureza. A evolução constante! Existem ciclos independentes de evolução para o corpo e a alma.
A função da alma é a da formação da personalidade e do caráter; além da vitalização do corpo. Na morte ou transição, ela leva consigo a consciência, a personalidade, o caráter e, principalmente, as lições aprendidas pelas experiências amargas!
É, pois, um veículo divino, instrumento necessário à evolução!




raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 10:31
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Cara Doroni! Pode se expor à vontade. Cada opinião é importante para a nossa busca. Aqui no Overmundo é democracia pura!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 10:33
sua opinião: subir
graça grauna
 

Meu bom Rapha: acredito que tem uma energia muito grande que nos guia - seja Deus ou Nhande Rú que nos impele a ser o que somos ou ter o que temos, isto é, uma alma metade-Quixote, metade-Sancho. Bjos de luz, meu querido irmão. Parabens.

graça grauna · Recife, PE 15/7/2008 10:45
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Prezada Graça! Somos mesmos metade Quixote metade Sancho. Montados no Rocinante e atacando moinhos de vento. Razão tem Calderon de La Barca quando afirma que a vida: sonhos são! Beleza a sua energia. Um abraço e um beijo!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 10:55
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

Raphaelreys

Te mando este poema, que futuramente será colocado no OVER.
Acho que serve para reflexão.

primeiro poema do além



já fui de carne, hoje sou nada
já tive sangue correndo em minhas veias
a minha alma ainda está na estrada
mas todo o resto, já virou areia

eu perambulo entre os que ficaram
que continuam em sua estranha sina
os observo e vejo que viraram
pobres escravos de tanta rotina.

ah se soubessem o que são as almas
quando libertas de tantas desgraças
sei que por certo bateriam palmas
pra se livrarem de suas carcaças

Edimo Ginot

EdimoGinot · Curitiba, PR 15/7/2008 10:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
celina vasques
 

Voltei para dizer que acredito tanto na alma, que acredito na alma gemea! Na paixão só de almas e que já senti esse tipo de sintonia forte, profunda, a linguagem da alma. Aquele amor que nos sonhos te visita, te beija te abraça faz amor contigo, acredito nos espiritos que se encontram durante os sonhos!
O amor que rouba a alma! Nem te digo "senti!" te digo "SINTO" sinto
essa paixão profunda por outra alma que acredito seja minha alma gemea! Nunca te vi, nunca te toquei e sempre te amei!!!!

Esse é o amor profundo que sinto por uma outra alma e que expresso em todos os meus poemas!

celina vasques · Manaus, AM 15/7/2008 11:05
sua opinião: subir
celina vasques
 

Tem mais: acredito em reencarnação! tenho acerteza disso, em vários lugares que passei na minha vida, tive a certeza de já ter estado ali antes...e até saber para onde deveria ir e na verdade, seria a primeira vez que estaria lá naquele lugar...
Acredito que em todas as vezes que estive aqui nessa vida terrena, encontrrei essa alma que nem conheço pessoalmente só em fotos, e que apaixonei-me perdidamente...tenho a certeza! Olhgo e é como se o conhecesse há muitios anos transascendentalmente...
é uma sensação maravilhosa de saber todos os gotos, gostar das mesmas coisas, fazer as mesmas coisas, sem nunca ter estado perto nesta vida , mas com certeza em outras....

celina vasques · Manaus, AM 15/7/2008 11:15
sua opinião: subir
celina vasques
 

Uma estória: um dia desses eu estava no shoping com minha nora lanchando, quando uma criança com menos de 1 ano, olhos profundos,estava no colo de sua mãe s

celina vasques · Manaus, AM 15/7/2008 11:16
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Raphael...
Que aula que tu me deste amigo!

Deixo-lhe este poema,

FANTASMAS

Os seres que povoam a minha mente
nas noites de tempestade e de insônia
são almas errantes que tristemente
vagam pela terra sem alegrias.

Não os quero comigo em minha cama
não os quero em meu pensamento
mas voltam sempre atras de uma chama
em busca de um alma em movimento

Não os conheço, estes seres flamantes
talvez noutra vida com eles vivi
são do passado, d´uma vida distante
ou talvez como eles, eu já morri.

Tai Raphel, para vc tentar explicar este poema, que não é meu estilo, foi o unico que escrevi do gênero, não sei como me saiu e não tenho insônia.

Bjssssssss

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 15/7/2008 11:25
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Caro Rapha...Seu texto é riquissimo, como ordena o complexo e "acadêmico" tema...Puro ensaio filosófico, que nos leva tambem à sua "praxis", ao seu fulcro, pelo seu oposto ( a vida cotidiana do indivíduo), senão ainda pela sua condição da divindade como "nave-mãe", superior, que aglutina todos os signos e "seres", à sua indelével proximidade, "ligando-nos" ao sopro da vida, espocando o devaneio tal qual a luz translucida do "cinema" (o veiculo) projeta, no vazio indefinido da tela (o cosmo), a linha do tempo partido e chegado (a nossa história).
Mas...sem definições !!...vamos pensando...elocubrando...Este não é um conceito finito ou definitivo, muito pleo contrário !
Abs
Joe
(vou voltando...lendo tudo dos nossos overmanos - que sempre nos enlevam com seu caminhos excelentes do pensar-...e vamos "torcando figurinhas"...é o que nos resta...rsrs)

p.s. : Graça Grauna !...excelente e de beleza poetica sua definição do Altíssimo !...compartilho "ipsis litteris"...

joe_brazuca · São Paulo, SP 15/7/2008 11:25
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Cara Celina! A cada noventa dias a nossa alma, durante o sono é levada para um lugar chamada NAIADES. Lá é rpomovido o encontro com a alma gêmea. Danças, músicas e muitos abraços são dados, como um conforto. Essa troca é necessária para manter a emoção do que está encarnado sob controle. Já a sensualidade e o sexo é de pessoas que te desejam e estão em projeção consciente ou não. Dai vc. permitir e acontecerá e não permitir e não acontecerá o enlaçe. A alma quando está fora do corpo ela brinca, segundo diz o sábio Petrônio! A alma transporta as emoções e as sensações. Beleza os seus comentários que potencializam o debate construtivo!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 11:25
sua opinião: subir
graça grauna
 

Rapha, querido irmão de luta: as palavras do nosso Edimo Ginot encheriam de prazer o espirito de outro grande poeta, o Augusto dos Anjos - grande poeta do Eu (e do outro, por que não?); somos ao mesmo tempo um eu e um outro. A passagem entre o risível e o doloroso no poema do Ginot sugere que devemos ter consciência de onde estamos, como estamos, para onde vamos, pois é certo que um dia também bateremos palmas para nos livrarmos das nossas carcaças. Eita, mundo véio. Bjos.

PS: passa esse recadinho pro Ginot, pode ser?

graça grauna · Recife, PE 15/7/2008 11:29
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza Doroni que nos trás os FANTASMAS! O poema responde em parte a Celina sobre os desejos na cama( ao dormir). Nota 10!
EdimoGinot! Beleza pelas carcaças! Nota 10 a sua presença no debate de almas! As desencarnadas também acompanham a nossa doutrina!
Nobre Joe Brasuca! Viu só a beleza da definição da Graça/ Vcx. provocou o debate e agora estamos atolados nas coisas de almas e de espírito, puros ou maculados , mas presentes no nosso Simposium! Vamos andar nas coisas da alma!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 11:32
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Mestre Adroaldo que nos acompanha, logo, logo nos dê a sua luz para que possamos caminhar nessas trilhas da metafísica das almas e dos corpos instrumentos!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 11:36
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza Graça! O Ginot esta nos acompanhando nessa jornada de almas instrumentais e sentimentos de poetas a falar de almas, se almas são em missão! Beleza! Que energia pçura meus caros overmanos!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 11:39
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

EdimoGinot ! sua poesia nos aguça à "continuança" das sendas das almas, do porvir de dúvida e mistério..ou talvez, equívocado...aqui vai um poema nosso, que pode sugerir um devaneio "pós-tudo", a que se prende uma alma ao seu derradeiro...

Velhos Tempos

Velhos tempos
que alegrias escondem
perdidos não sei onde
que , de tão velhos
pertencem a outros tempos
esquecem d'outras eras
desfazem suas quimeras
pousados noutros tempos...

Velhos tempos
de alegrias e tristezas
de lágrimas sólidas de tão presas
ares profundos , vazios
perfilados, tombados, vazios
esquecem suas quimeras
de lágrimas badaladas
destinos umedecidos
pousados noutras eras...

joe_brazuca · São Paulo, SP 15/7/2008 12:20
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Rapha, muito bem escrito primeira coisa.
Sim somos horizontal e vertical pensem nessa imagem!
Quando a essência se comunica e estamos abertos a receber e perceber a divindade em todos em tudo essa é a senda aí o Amor nos dá uma visão que até os grandes pensadores como Albertaisten
declarou nos chega uma nova filosofia cósmica citanto o Budismo!
do seu próprio punho diga-se de pasagem.
Beijinhos
Claudia Almeida

Claudia Almeida · Niterói, RJ 15/7/2008 12:26
sua opinião: subir
celina vasques
 

Desculpem-me fiquei sem net! ms, devo dizer a voces que um dia desses eu estava no shoping com minha nora e de repente uma criança que estava no colo de sua mãe na lanchonete onde eu estava de repente deu-me a mãozinha e a peguei...apertou-a fortemente e sorriu a criança devia ter menos de 1 ano.
Conecei a rir e a mãe e avó tb. daí eu brincando perguntei à crinça"OIE TE CONHEÇO DE ALGUM LUGAR?" e a criança sorriu e balançou a cabeça afirmativamente. daí u rindo mais ainda puxei minha mão para comer meu sanduíche...ela pertou-a fortemente e cmeçou a cair lágrimas de seus olhinhos....
tenho o testemunho de minha nora nisso que conto. Daí a avó da criança falou: acho que ela te conhece de outras encarnações e daí eu sorri e desejei qiue ela fosse muito feliz na vida...e deu-me vontade chorar tb. Falei à mi8nha nora que estava estupefata com o fato" Acho que é minha irmã Cecilia, que morreu a 6 anos, que reencarnou....

celina vasques · Manaus, AM 15/7/2008 12:51
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Caro Joe Brasuca! Pousados noutros tempos...em outros novos corpos...em novas eras!
Beleza Cláudia Almeida! Que citas a doutrina do mestre Shidarta! A essência que se comunica. A alma de Deus é a nossa alma. Assim como é em cima é em baixo!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 13:50
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Celina Vasques! As alma vagam na Sansara! Vão aos Hades após a morte do corpo físico, quqando levadas para uma colônica astral, novamente preparadas e escolhem a sua vestimenta( corpo) aí voltam em missão. Algumas não voltam ficam nas câmaras de retificação, tal a força ou o peso da alma impactada. Veja a seguir sobre o peso:



Há que confessar, Senhor, e eu rendo graças pôr isso. Que criastes em mim essa imagem para que, lembrando-me de ti, eu pense em ti e te ame; mas ela e de tal maneira encoberta pelo contato dos vícios e obscurecida pela fumaça dos pecados, que só pode realizar sua finalidade se tu a renovas e restauras-.
Santo Anselmo.
Admite Plotino, que a alma é uma parcela do próprio Deus; e ao nos trazer o sopro da vida, ela encontra a opacidade da carne e o peso da matéria para lhe turvar. Mas mesmo obscurecida, ela tenta se elevar até o princípio original.
Segundo os filósofos, o homem, atormentado pela incerteza, vê diante de si, dez razões para duvidar: a consideração sobre a dor e o prazer – as formas da natureza humana e a diversidade dos temperamentos – a diferença das sensações – as coisas que parecem diferentes – as instituições, as leis, e os dogmas – a mistura e a confusão em que se encontram as coisas – as distancias e as posições – as diferenças de qualidade e quantidade – ao contínuo, o estranho, e o raro – as comparações entre as coisas.
A alma é um agrupamento fugidio de átomos, feita para as idéias, e tudo o que ocorre, o é segundo a natureza universal.
Sendo a última forma de manifestação de Deus, e estando na matéria, mesmo dispersa, obscurecida, abismada, é uma expressão múltipla do Criador.
A paixão é tudo o que o corpo lhe determina, e no seu calor, arrasta o homem para uma doutrina paralela, porem dominante, e no dizer dos sábios: Nenhum homem pode ser fiel a várias doutrinas simultaneamente; ou a história da filosofia passa a ser o romance de um trapaceiro.
Ao buscar respostas intelectuais, para as suas dúvidas existenciais e filosóficas, o ser humano se enche do intelecto, vampirizando ainda mais o seu ego e, pensando buscar a compreensão e a sua liberdade, como filho das estrelas; ele se torna um ser cheio de respostas, porém desprovido da sensibilidade que emana do coração, puro e simples!
As paixões, e o intelecto, sem a compreensão gerada pela incondicionalidade, frutos da doutrina Crística, turvam o repouso e a paz da alma, condenando-a assim a encher indefinidamente um tonel sem fundo.
A virtude, este remédio divino, tem duplo aspecto, um intelectual e o outro moral, e é filha dos bons costumes. Nenhuma virtude nasce naturalmente, e a felicidade não é a soma de sensações, antes uma atitude da vontade.
Geraut, é de opinião que, nos os modernos, somos anões que se apóiam nas costas de gigantes; somos trabalhadores da ciência atual que, pelo fato de nos apoiar-mos em verdades adquiridas, vemos melhor e mais longe que os nossos predecessores.




raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 13:56
sua opinião: subir
Ilia Noronha
 

Oie poeta!!!
Eu sou bipolar... E amei o texto.
Beijossssssssssss

Ilia Noronha · Manaus, AM 15/7/2008 14:50
sua opinião: subir
MaluFreitas
 

Após ler muito sobre o assunto descobri por mim mesma que somos realmente o que pensamos e temos o direito e a responsabilidade de escolher o que queremos. Impossível sermos dirigidos por outros, mas com certeza os efeitos externos que são próprios da nossa causa, garante nossas alegrias, tristezas, bonanças, etc. Linda e maravilhosa leitura que aborta uma das razões que fazem muitos seguir caminhos que vão desde a loucura a da compreensão de si mesmo. Trilhando caminhos até do fanatismo na procura de um SER que te guie a algum lugar que possa te salvar. Porém a compreensão das suas reais capacidades que constituí em perdoar, ajudar, amar ao próximo já diz tudo que pode ser feito hoje para que sejas feliz amanhã. Bjokas Malu Freitas
BRAVOOOOOOOOO!

MaluFreitas · Salvador, BA 15/7/2008 15:46
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

celina vasques !...teve uma experiência especial pra bem poucos ( poderia ser o contrário, se permitíssemos, né mesmo?....todos tendo "insights" a todo tempo...seria maravilhoso...)
mas...nao quero "racionalizar" essa sua vivência...pois o racional compromete...e filtra...e hoje, depoiis de ler isso que ocorreu com vc, não quero "filtragens"...rs
so te digo uma coisa...bem do fundo do coração...sem "peneiras" :
fiquei arrepiado ( sintoma pra lá de espiritual, vc sabe...) e me vieram as lágriams tb, pq vi a "cena" por completo a minha frente....
só isso...sem mais "analises"...naõ carece...pois é só na senda do sentir...
bj
Joe
( Querido Rapha....permita-nos "usar" seu espaço de "a bipolaridade", pra trocarmos nossas experiencias...mas...vc quem provocou a situação, com seu magnifico texto e assunto !!!....rsrsrs...abs, querido e sabio amigo !!)

joe_brazuca · São Paulo, SP 15/7/2008 15:58
sua opinião: subir
Yasmin Backer
 

Rapha ,
Parabéns pelo belíssimo texto!
Um assunto fascinante, verdadeiro aprendizado...
A participação dos overmanos está excelente!
Beijos...

Yasmin Backer · Rio de Janeiro, RJ 15/7/2008 17:34
sua opinião: subir
j.alves
 

Na minha opiniao o ser humano é apenas mais uma forma de vida organica, que nasce, cresce, multiplica e morre. a alma de cada um é como ele vive com as outras pessoas em sua volta, nao creio no divino nem em ser superior, esta é minha opiniao mas quem queira possa crer ???'

j.alves · São Paulo, SP 15/7/2008 17:40
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Cara Ilia Noronha! Sois bipolar, morena canela e trropicana! Pensei que havias se mudado para a Europa. Sumistes do site! Benvinda ao debate da alma instrumento. Dê a sua posição, alem da sua bipolaridade!
Malufreitas! Que nos dá a sensibilidae e o seu amor de libriana no debate. Librianas foram feitas para dar amor e amar! Beleza a sua pala!
Joe Brasuca! Como lhe relatei na caixa de recados e na apresentação do tema. Fique a vontade pois só assim conseguiremos entender um ao outro, e chegarmos a uma compreenção do tema! AS matéria é de todos os que participarem! Axé.
Cara Yasmim! Nos dê a sua fala de anjo do paraiso! Axé pela energia!
J.Alves! Beleza que nois dá a sua posição. Somos seres dotados de livre arbítrio para pensar e agir, isso é a nossa maior herança! Axé pela energia caro overmano!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 18:01
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Caro J.Alves! Me permita uma pequena amostra do que entendo ser o mundo espiritual e os diversos mundos a nossa volta, abaixo uma demonstração do meu pensar!




O homem, na sua eterna busca do conhecimento, trilha caminhos inusitados, mergulha da sombra para a abstração pura e simples e, às vezes, descobre no seu intuitivo o caminho da compreensão.
O escritor Honoré de Balzac, em sua jornada, nos relata ter observado três mundos. O mundo natural, o mundo espiritual, e o mundo divino. Os seres humanos se movem para lá e para cá no mundo natural, que não é fixo em sua essência nem em suas propriedades.
O mundo Divino é fixo em suas propriedades e em essência. Conseqüentemente, há a adoração Divina; e as três são manifestas em ação, palavra e prece; ou obra, compreensão e amor. O instinto deseja obras; o abstrato volta-se para as idéias, o especialista vê o fim, aspira a Deus, que interiormente percebe ou contempla.
O célebre escritor nos descreve os três planos de consciência, a saber: o objetivo e o subjetivo, o subconsciente ou psíquico, e finalmente o Cósmico. Há uma estreita inter-relação dos três, um emana do outro, e se movem para cima e para baixo, assim como o fluxo do Euripo de Dante.
O Cósmico é uma derivação do Todo. O físico, objetivo e subjetivo o é do psíquico, entretanto, é no mundo material, físico; é feita a tomada de consciência.
O laboratório é a vida e suas diversas oportunidades, onde certamente o ser expressa os atributos que por Deus lhe foi conferido e confiado.
Sendo a alma um veículo onde se expressa a ação, torna-se a mesma um instrumento feliz e bipolar. Instrumento de tragédias e comedias; entretanto, como tem as rédeas do seu livre arbítrio, tem a sua vontade, os seus impulsos e as suas metas preconizadas, pode e deve; no fim de sua jornada evolutiva, e como fruto das suas ações conscientes e deliberadas, alcançarem a luz, a parte primordial da manifestação do Divino.
O homem com a sua percepção interpretam, usando a consciência objetiva e subjetiva, as diversas formas de manifestações da mente Divina, na matéria. E ele na verdade, o grande espectador dos três mundos.
A forma maior, da manifestação do Criador!


raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 18:06
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Dulce Nara e Zilda Jackes! Obrigado pela presença em edição. Energia somada as demais que nos relatam as suas experiêncisa! Obrigado!

raphaelreys · Montes Claros, MG 15/7/2008 18:21
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Meu Querido Rapha,
Amei o texto, estou aprendendo com ele e com os comentários. E de mim mesmo, como acredito por que gosto; gosto de acreditar, de crer, depois de adulto fiquei por longo tempo pensando em meu pai. Meu pai, analfbeto desde a primeira geração dizia que a vida era a capacidade que o corpo tinha de reter energia". E dizia mais, explicando - Quando o corpo não pode mais prender a energia ela se solta, vai embora, MORRE-SE".
Mas, nas explicações dele, não é que tenha acabado - "saiu", ganhou asas, voou. Eu avaliu que toda esta passagem há um comando "racional" ou não. O vento, por ex. tem um comando; o frio tem um comando: Pode-se perguntar quem seja o comando e aí - por isto ou por aquilo - é Deus
abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 15/7/2008 21:43
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Eu não tenho desacordo com o que não compreendo.
E não cogito ainda por saber que é em cogitando que se percebe.
É da dúvida que se ergue acerteza.
Então, além de aplaudir intensamente a tu vilegiatura, Raphael, pouco mais posso contribuir que já não tenha sido dito.
E acrescentar que há em tudo movimento e só existe o que se move e o vazio, sendo que resulta, mesmo no oco, a imensidão do ser, que flui da energia que o animou, tenha vindo originada ela de onde venha e esteja indo, porque vai, para onde vá.
É, pois, uma viagem, também de alguma forma, embora consistente, inconsciente.
Ainda assim, cada um é cada qual, único e busca, a seu modo, inda que as circunnstâncias sejam férreas, a plenitude, a completude. A felicidade partilhada, consistida na solidariedade.
É da natureza não os saltos, mas a superação.
É da inteligência a superação em progresso.
Não há momento exato, há fato.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 15/7/2008 23:33
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Caro André Pessego! Como relata o seu saudoso pai, há um comando para tudo, uma inteligência ativa que cordena os ventos as chuvas, o frio, as marés e o corpó que retem uma energia que se esvai e retorno a sua origem!
Caro Adroaldo Bauer! Como bem relatas cada qual buscando a seu modo pela superação das ações. O ser vivo é mesmo um oco de retem temporariamente a energia primerva. E falamdo em oco e em espelhos que refletem a energia tomo a liberdade de postar abaixo um reflexão sobre a metafísica dos espelhos no oco:





Vemos agora, como por um espelho em enigma – Coríntios - 13, 12.



A matéria, tal qual a vemos é uma sala de espelhos ocos, que refletem a energia vinda do mundo superior. A matéria é irreal! O fundamental na vida objetiva são as formas tal qual a vemos, ou pensamos perceber.
É tudo uma ilusão dos sentidos, nos diz o aforismo que: A solidez é uma charada. Marco Antônio comenta: quem viu o presente, viu todas as coisas. O passado está em seu presente, assim como também o futuro.
O que vemos no espelho são as variedades, e no comentário abalizado do sábio Plotino: o universo tem mais afinidade com a plenitude do que com a variedade. Vemos a forma, que é um reflexo das vibrações refletidas nas imagens. Almejamos encontrar a imortalidade, entretanto, a vida objetiva é como um rio da Ilíada, embora as águas dêem imortalidade a quem as bebe, haverá sempre um outro rio que a apagará.
A nossa percepção se deriva da bipolaridade, que mantém a ilusão dos sentidos. Cada ato do homem pode ser o último e toda forma se dissolve como em um sonho.
O pensamento é um eco dos que já passaram e cada homem é importante para a evolução. Cada um é imortal, embora não haja duas almas iguais; comenta o notório pensador João de Panomina que: o pecado de um vil é tão importante como o sangue que por ele foi derramado por Jesus. A eternidade tudo guarda para sempre, por todos nos, inclusive o pecado!
Luiz Borges relata que: o homem acossado por um ato de covardia é mais complexo e mais interessante que um homem meramente corajoso.
Falando ainda de espelhos, desses usados para refletir o nosso ego cambaleante afiança ainda o escritor argentino: os espelhos são abomináveis, porque multiplicam o número dos homens.
A verdade atrás da matéria que pensamos ver é tão complexa como o que vai à mente dos homens. Todo homem tem em si a história do mundo!
Todos os atos e ações dos homens são mecanismos intrincados como labirintos de círculos, entretanto, importantes simetricamente precisas, para que se cumpra à evolução.
Somos uma consciência única! A interpretar na sala dos espelhos, a ilusão da solidez das formas.





raphaelreys · Montes Claros, MG 16/7/2008 03:53
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Quando penso nesses mistérios, fico perdido em meio as minhas indagações, o ser superior, alma, matéria, ciência, religião e fé, um conjunto de valores que cada um defende com veemência suas convicções sobre seus reais significados, restando-me tão somente respeitar todos eles, sem contudo abrir mão de meus direitos de pensar e agir de acordo com meu livre arbítrio.


Raphael, meus parabéns a voce e todos amigos estudiosos e conhecedores do tema.

Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 16/7/2008 04:34
sua opinião: subir
zilka jacques
 

Caro Raphael,
Somos corpo e mente. Matéria e espírito. O visível e o invisível. Tenho certeza dessas afirmações quando sinto a energia que emana além dos sentidos. Tenho incertezas quando percebo que o nosso cérebro é muito bom em construir modelos das informações recebidas de doutrinação. Seria a fé religiosa necessária para que tenhamos valores morais justificáveis?
Me deparo diante de questões de grande importância filosófica e biológica, graças a teu primeiro passo em querer construir uma massa crítica daqueles dispostos a "sair do armário", incentivando os outros a fazer o mesmo.
Por enquanto um grande abraço. Voltarei.

zilka jacques · Porto Alegre, RS 16/7/2008 04:42
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Raphael

Não somos donos de nada, cheguei esta conclusão quando vi que traçar destinos é algo tão semelhante a sonhos, estamos sempre em busca da verdade absoluta, somos mentira que nós mesmos criamos ao longo de tantas experiências, cada vez mais longe do que queríamos...basta ver ao redor. Este texto seu é para se guardar e ler cada linha e tentar esmiuçar de diferentes formas. Bravo.ab

Cintia Thome · São Paulo, SP 16/7/2008 06:12
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Caro Falção S.R.!O livre arbítrio parece ser o atributo maior que recebemos da divindade para nos conduzirmos na nossa jornada, abaixo peço a sua permissão para relatar mais sobre a força e os atributos dessa função da alma:










Respondendo a um a pergunta, se a corrupção e a razão era um designo dos céus, ou eram os astros que determinavam as tendências, responde Dante: A uma ordem superior, por ser divina, livres, vos sujeitais; e ela é que a mente criou em vós, à própria disciplina.
Capacitados então para escolhermos os nossos próprios caminhos, fomos por Deus dotados de inteligência para discernir, no jogo dos pares contrários que a vida nos apresenta.
Feitos a imagem e semelhança do Pai Criador somos a ele conectados eternamente pela centelha esplendorosa. O sublime espírito santo!
Como filhos das estrelas, fomos a este orbe projetado, para cumprir uma missão simétrica. Carregamos em nosso imo, todo o conhecimento adquirido de vidas passadas, todas em missão de aprendizado.
Diz-nos Platão que ensinar é fazer recordar. Freud alega que o inconsciente é coletivo, assim a alma seria grupal. Entretanto, alem da nossa personalidade veículo de expressão da vontade divina, carrega a nossa individualidade, esta proveniente do espírito!
Construída em milhares de anos em trajetórias múltiplas, indo e vindo, de manifestação em manifestação, usando corpos, tantos quantos foram necessários, para se cumprir a vontade divina, efetivando a evolução das almas em progresso.
O espírito sendo uma centelha é imortal, transcendente, a alma plástica, entretanto, é o seu veículo de expressão.
A faculdade maior, a nos ortogada, pela consciência superior, é sem dúvida o livre arbítrio, com ele exercemos as nossas opções, construímos os nossos caminhos.
Entretanto, em cada nova jornada que empreendemos, bebemos a água do esquecimento, para melhor cumprirmos as nossas missões! Isto nos possibilitar o mérito das experiências, superadas através de colisões, atritos, dores, e incertezas.
Os corpos que usamos cascões físicos ou astrais foram meros carros de guerra, aríetes de impacto para romper os obstáculos, postos em nossa trajetória milenar.
O atual corpo que usamos, com o emocional que lhe acompanha, é uma jangada que construímos, visando atravessar o grande rio da evolução. Finda a jornada deveremos abandoná-la na praia.
Só serviu para cruzarmos o grande caudal.






raphaelreys · Montes Claros, MG 16/7/2008 07:03
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Cara Zilka Jacques!Penso que uma doutrina e mais prática e funcional do que a religião com as suas teologias que só pioram o nosso entendimento. Ao buscar algo de transcedental, busco a compreenção, o que me parece ser o caminhjo do meio! Aguardamos o seu retorno!
Cara Cintia Thome! A bem da verdade e como dizes, não somos nada, somos como relata Calderon de La Barca, somos sonhos! Mas, por outro lado somos instrum,entos felizes da vontade divina em se expressar por nosso intermédio. Somos anjos em missão de renúncia nesse mundo, no dizer de Eduardo de Almeida Reis: mundo grande e bobo! Beleza por ismiuçar a temática logo vedremos alguma luz! Um abraço.

raphaelreys · Montes Claros, MG 16/7/2008 07:11
sua opinião: subir
victorvapf
 

Rapahel, beleza de texto e de comentarios, fico aqui lendo os e relendo... abracos PS. Quem sabe somos a alma e a alma e' o corpo???

victorvapf · Belo Horizonte, MG 16/7/2008 07:24
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza de trocadilho meu caro Victorvapt! E se for mesmo será uma ilusão os nossos sentidos, somos como disse Calderon; SONHOS!

raphaelreys · Montes Claros, MG 16/7/2008 07:39
sua opinião: subir
autografado
 

O problema maior não é acreditar em Deus, mas sim aprende-lo e querer impor o certo e o errado como se a verdade estivesse dormindo com seu dono. Acho que toda forma de certeza absoluta deve ser contida e questionada.
Texto reflexivo Raphael, parabens!

Abraço

autografado · Presidente Prudente, SP 16/7/2008 10:01
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza a sua participação meu caro Autografado! Día estarmos a trocar experiências sobre o tema alma. Todas as opiniões e questionamentos nos levarão a uma reflexão ou nos conduzirão à compreenção de nós mesmos, das nossas almas e das coisas divinas. Estamos todos abertos a analizar todas as posições. Não há certezas, apenas dúvidas, questionamentos e trocas de doutrinas e experiências!

raphaelreys · Montes Claros, MG 16/7/2008 12:58
sua opinião: subir
clara arruda
 

omo não entendo nada,poderiam me dizer se o texto abaixo está dentro do contexto dos comentários?


Deus
Como a cosmologia e a psicologia tomistas dependem da doutrina fundamental da potência e do ato, mediante a doutrina da matéria e da forma, assim a teologia racional tomista depende - e mais intimamente ainda - da doutrina da potência e do ato. Contrariamente à doutrina agostiniana que pretendia ser Deus conhecido imediatamente por intuição, Tomás sustenta que Deus não é conhecido por intuição, mas é cognoscível unicamente por demonstração; entretanto esta demonstração é sólida e racional, não recorre a argumentações a priori , mas unicamente a posteriori , partindo da experiência, que sem Deus seria contraditória.

As provas tomistas da experiência de Deus são cinco: mas todas têm em comum a característica de se firmar em evidência (sensível e racional), para proceder à demonstração, como a lógica exige. E a primeira dessas provas - que é fundamental e como que norma para as outras - baseia-se diretamente na doutrina da potência e do ato. "Cada uma delas se firma em dois elementos, cuja solidez e evidência são igualmente incontestáveis: uma experiência sensível, que pode ser a constatação do movimento, das causas, do contingente, dos graus de perfeição das coisas ou da ordem que entre elas reina; e uma aplicação do princípio de causalidade, que suspende o movimento ao imóvel, as causas segundas à causa primeira, o contingente ao necessário, o imperfeito ao perfeito, a ordem à inteligência ordenadora".

Se conhecermos apenas indiretamente, pelas provas, a existência de Deus, ainda mais limitado é o conhecimento que temos da essência divina, como sendo a que transcende infinitamente o intelecto humano. Segundo o Aquinate, antes de tudo sabemos o que Deus não é (teologia negativa), entretanto conhecemos também algo de positivo em torno da natureza de Deus, graças precisamente à famosa doutrina da analogia. Esta doutrina é solidamente baseada no fato de que o conhecimento certo de Deus se deve realizar partindo das criaturas, porquanto o efeito deve Ter semelhança com a causa. A doutrina da analogia consiste precisamente em atribuir a Deus as perfeições criadas positivas, tirando, porém, as imperfeições, isto é, toda limitação e toda potencialidade. O que conhecemos a respeito de Deus é, portanto, um conjunto de negações e de analogias; e não é falso, mas apenas incompleto.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 16/7/2008 16:41
sua opinião: subir
Elliana Alves
 

lindo,eu volto p votar.

Elliana Alves · Petrolina, PE 16/7/2008 23:58
sua opinião: subir
Branca Pires
 

Olá Raphairey,
Pois é, na minha "vã filososofia", creio apesar de tudo o que se falou sobre a alma, sobretudo pelos grandes filósofos. Há muito mais para ser dito, pois até mesmo os grandes pensadores tem os seus limites. Portanto, o que sabemos, é o que sentimos. E o que sentimos é o que brota de algum lugar, que alguns chamam de sentimentos, outros de pensamentos e outros chamam de "alma".
Eu fico com os três ao mesmo tempo, sem especificar o plano. Afinal, tudo faz parte de um mesmo ser muito complexo.
grande abraço

Branca Pires · Aracaju, SE 17/7/2008 01:19
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Clara Arruda! Uma análise precisa da presença divina no ato da vida! Beleza minha cara overmina a sua contribuição a nossa compreenção de um assunto tão complexo que é a alma! Nota 10!
Cara Eliana Alves! Beleza que nos trás as energias do Pernambuco e da Petrolina. Axé pela sua presença!
Branca Pires! Mutito tem a ser dito ainda sobrea alma. O que sentimos é importante pois somos uma criação divina. O mundo é mesmo composto e todas as posições são louváveis! Axé.

raphaelreys · Montes Claros, MG 17/7/2008 07:07
sua opinião: subir
clara arruda
 

Deixando meu carinho e reflexão.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 17/7/2008 08:32
sua opinião: subir
zilka jacques
 

Votado!
As energias de amor que transmites em texto materializam que a vida é eterna, porque o amor transcede à vida.Eis meus versos nesse sentido
VIDA ETERNA
A perda da presença terrena
dói...enlouquece... o coração aperta
na solidão que nos afronta
Esta dor que se transforma em pranto
não nos permite perceber o privilégio
de amarmos tanto...
E o amor que foi gerado
é o tesouro que sobrevive
Como uma verdade
ilumina...fortalece...acalma...
se acreditarmos na eternidade


Grande beijo

zilka jacques · Porto Alegre, RS 17/7/2008 08:35
sua opinião: subir
celina vasques
 

Meus votos poeta!!!


beijo no coração

celina vasques · Manaus, AM 17/7/2008 08:45
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Clara Arruda, doce libriana! Obrigado pela sua presença e a sua energia! Um longo beijo!
Zilka Jacques! Minha fada loura dos Pampas! Obrigado pela Vida Eterna, vc. é um doce. Um abraço e um beijo!

raphaelreys · Montes Claros, MG 17/7/2008 08:45
sua opinião: subir
celina vasques
 

Devo dizer entretanto, que foi gratificante seusua discussão gostei muito de participar e de poder contar e ter testemunhas do que ocorreu comigo, talvez num proximo eu possa contar outras experiencias semelhantes àquela que contei e tenho pessoas que estavam comigo e presenciaram!

beijo no coração meu poeta voce é DEMAIS!!!

celina vasques · Manaus, AM 17/7/2008 08:50
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Celina Vasques! Um abraço e um beijo minha doce menina da floresta!

raphaelreys · Montes Claros, MG 17/7/2008 08:55
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Celina! Conte a sua experiência, faça um texto para que possamos apreciar e dar comentários. Quem sabe os overmanos não farão também relato das suas experiências. Seria inusitado o questionamento! Estou aguardando!

raphaelreys · Montes Claros, MG 17/7/2008 08:58
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Caro Rapha,
Com seu escrito trazes à baila uma discussão calorosa, histórica, concerenente ao ser humano. perguntas de onde viemos, para onde vamos, o que vem a ser Alma, existe alma, etc e etc...
O espaço para comentários possui 5000 caracteres, acho que seriam poucos para esgotar qualquer reflexão sobre tal assunto.
Serei breve então.(espero)...rs
A alma, pode ser o que você quiser que ela seja, de acordo com a realidade que resolves abordar/abraçar/encarar/aceitar... Pode ser essência, sinônimo de espírito, camada interna do ser, etc...
Se há uma criador, um pai superior, também pode ser discutido no âmbito dos homens, mas se ele existe, a discussão não seria relevante! Bem, nesse sentido, como bom brasileiro e já escrevi outra vez, sou uma síntese de várias vertentes, acho que isto enriquece mais qualquer percepção, multifacetada e complexa, a percepção. Qualquer tentativa de tecer comentário engessado não acho que seja relevante, e só "atrapalha". Assim, não descarto nada, nem incluo tudo...rs
(em cima do muro?)
Talvez, de lá de cima pode-se observar mais ao longe...rs
Gostei da temática e do escrito.
Muito bom, muito bem
Parabéns
votos e abraços

Cristiano Melo · Brasília, DF 17/7/2008 09:25
sua opinião: subir
MarcilioMedeiros
 

Raphael,
Boa reflexão sobre a dualidade e completude da alma e corpo.
A sistematização das idéias de filósofos e escritores deu força ao texto.
Abs,

MarcilioMedeiros · Aracaju, SE 17/7/2008 10:00
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

votado amigo...
abs
Joe

joe_brazuca · São Paulo, SP 17/7/2008 11:27
sua opinião: subir
Ailuj
 

Tenho certeza que não estamos aqui por acaso e cada um vem com um propósito e uma pena a cumprir,senão como explicaria os sofrimentos de determinadas pessoas que não fazem mal?Como explicar a morte violenta de uma crança inocente?
Tudo tem uma explicaçao e fundamento em nosssa passagem
terrena,mas não vou entrar na questao da religião,porque é um tema complexo que não sei falar e sim sentir e acreditar que temos vidas após a morte
Beijos e meu carinho meu anjo

Ailuj · Niterói, RJ 17/7/2008 11:47
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Caro Cristiano Melo! Como bem relatas a alma pode vestir toda e qualquer imagem que dela fazemos, pois a mesma é o resultado do " peso" dos nossos pensamento. Beleza de contribuição meu caro overmano. Obrigado pela sua sempre presença no debate.
Marcílio! Nobre overmano que se junta a nós nessa busca da compreenção! Axé meu caro!
Caro Joe! Que nos acompanhou nessa jornada!
Ailub! Deusa loira do meu Ceará, das prais de Camocim, estamos aqui em missão. Tudo é aprendizado, karma e dharma. Seus beijos podem ser mortais para um coração carente de amor como o meu! Obrigado pela energia!

raphaelreys · Montes Claros, MG 17/7/2008 14:28
sua opinião: subir
W@nder
 

Raphael,
É um assunto muito interessante, pelo grande mistério que envolve. Reconheço que não tenho uma posição definida com relação a alma, matéria... Muitas coisas são ditas e as religiões se encarregam de confundir a cabeça dos despreparados e também dos desesperados. Tenho consciência, portanto, que todas as respostas estão nas nossas mentes e que as usaremos no momento apropriado.
Seu texto é muito elucidativo.
Abraços.

W@nder · Rio de Janeiro, RJ 17/7/2008 14:32
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Raphael,

Retorno para agradecer todos ensinamentos sobre um tema tão complexo.

Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 17/7/2008 16:40
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Wander! Como relatas as respostas estão na nossa mente. É só entrar na quietude que encontraremos a compreenção!Obrigado nobre overmano!
Falcão S.R.! Nós que agradecemos a sua energia os seus comentários e a sua presença! Um grande abraço!

raphaelreys · Montes Claros, MG 17/7/2008 17:25
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Rapha,
li, reli - agora voltei pra re-re-li - vou votar.
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 17/7/2008 19:35
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza nobre André Pessego! Que re-re-leu e participou do debate sobre a alma, sua existência, seu peso e sua ação divina e humana! Obrigado pela sempre presença!

raphaelreys · Montes Claros, MG 17/7/2008 20:08
sua opinião: subir
Nerito
 

Interessante e polêmico tema, caros amigos. Venho de uma tradição religiosa bem rígida, embora professe essa fé, sou considerado um pouco "rebelde", por não concordar com alguns preceitos estanques. A vida é de fato um mar de experiências e vivências. Antigo é o dito "A vida é pra ser vivida." Apesar de ser uma frase óbvia, parece que ainda não pegamos o jeito. Acho que também não nos acostumamos com a maravilha do mistério, que assusta e encanta ao mesmo tempo. Um mar profundo que pode se manifestar de várias formas. É um tema inesgotável e, ainda que tenha uma impressão de inatingível, vem de dentro.

Nerito · Belo Horizonte, MG 18/7/2008 09:08
sua opinião: subir
ayruman
 

Oi Amigo Raphaelreys. Cheguei atrasado mas aqui com alegria estou.
Tema importante para reflexão. Aqui embaixo na matéria densa, ainda só é possível ao ser humano aprender através da Dor. Um dia há de vir que teremos o merecimento de aprender simplesmente pela linguagem do Amor.
Enquanto isto vamos à luta, apreendendo a Vida como ela se apresenta e superando a cada dia a pequenez de nosso ego...
um grande abraço. jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 18/7/2008 10:58
sua opinião: subir
Branca Pires
 

De volta, para os votos.
abração!

Branca Pires · Aracaju, SE 18/7/2008 12:47
sua opinião: subir
Lili_Beth*
 

Querido Raphinha:

Será que comentei em lugar outro ou ficou guardado na caixinha preta (Inconsciente)? rsrsrs

Muito bom o seu texto ! (Já disse isso ... )
De qualquer forma estou usando do meu livre arbítrio... rsrsrs

Beijos_Meus*
*

VO(L)TADO!!!

Lili_Beth* · Rio de Janeiro, RJ 18/7/2008 15:32
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Querido Rapha,
votado na síntese da divindade!
beijinhos
claudia almeida

Claudia Almeida · Niterói, RJ 18/7/2008 18:01
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Caro Nerito! O mistério é a voz do nosso íntimo que guarada as experiências do passado em missões! Beleza que passas conosco na Bipolaridade!
Caro Ayruman! A dor parece ser o caminho da hora. Logo aprederemos pelo amor desde que o mesmo seja incondicional, ou fatalmente terminará em amor seletivo e passional! Beleza sua energia garoto!
Cara Branca Pires! Obrigado pelo voto e pela presença! Axé!
Lili Beth! Estava guardado na caixinha do seu inconsciente! Beleza que usas o seu livre arbítrio!
Claudia Almeida! Doce menina de Dzian! Somos a própria síntyese da divindade pois somos filhos diretos do pai. Ele nos criou no Nicho de Nodin! Um abraço!


raphaelreys · Montes Claros, MG 18/7/2008 19:08
sua opinião: subir
Raiblue
 

Caro Raphinha!!

Estou com o Cristiano!!!Sou uma eterna aprendiz rs....aproveito de tudo um pouquinho...não me defino como nada, porque acho que ao me dfinir me limitaria...aprendo com minha Bahia e seus orixás...aprendo com os orientais...aprendo com os indígenas...aprendo com a natureza...só não creio mesmo nos dogmas da igreja católica...,mas respeito quem acredita.
Fé?..tenho muita...na vida...no homem...na força da natureza, acredito que tudo conspira quando algo tem que acontecer(como Caetano bem falou....)
Alma? .....é veículo...extensão do todo...tudo tem alma...é o que religa...conduz....o corpo? Só casca...., mas temos que cuidar de ambos....porque é a casca que abrigará a alma....

Procuro o caminho do meio ...aquele entre todas as coisas... que há de melhor em tudo...o que não concordo,abstraio e sigo....conhecendo mais...descobrindo sempre novos caminhos...
pois tudo está em movimento...em transformação contínua... minha alma também...eis a evolução!Esssa consciência cósmica de que tudo coexiste, ainda que em oposição,em perfeita harmonia....eis o Tao...o equilíbrio entre o tudo/nada..eis o todo e suas partes contrárias....

Parabéns,pelo grande texto!
Brilhante,querido!Excelente reflexão!

beijinhos bluezeenmísticos...
Raiblue

Raiblue · Salvador, BA 18/7/2008 20:15
sua opinião: subir
azuirfilho
 

raphaelreys · Montes Claros (MG)
A BIPOLARIDADE

Um Trabalho muito bonito e esperancoso
Muito animador de náo estarmos abandonados com tantas e desiguais lutas Sociais.


.....A consciência é tudo o que temos, aliados o amor ao Pai. À busca pelas nossas origens, e a certeza, que no fim da jornada, retornaremos ao seio do Infinito, da fonte Primeira, donde seremos absorvidos, comungando assim com a essência, e nos realizando como parte integrante do Todo, e do seu experimento de puro amor por si mesmo!

Admirável, outro dia ví um seu comentário no Trabalho da Clara Arruda e tem se somado a tantos trabalhos seus com boa fundamenrtacáo npara levarmos esta vida táo complexa e cheia de prob;lemas que até parecem insolúveis.
parabéns pela sua Maestria.
Abracáo Amigo e todo merecimento .

azuirfilho · Campinas, SP 18/7/2008 22:30
sua opinião: subir
Benny Franklin
 

Caro, Raph!

Toda consciência é bipolar...
Não fosse assim seríamos (vermes) torpes.

Fantástico texto/tema.

Boa, amigo!

Benny Franklin · Belém, PA 18/7/2008 22:36
sua opinião: subir
Aepan
 

Querido Raphael: Me confesso pequeno para um tema de tamanha relevância e nível intelectual dos participantes convidados ao debate... Não sou estudioso do assunto, no entanto acredito que somos feitos de matéria e espírito. Assim como alimentamos a carne devemos alimentar nosso espirito, procurando uma evolução constante até a morte. Agir e pensar com ética e moral... Fazer o bem... Estar ao lado dos pequenos e fracos.... Estender a mão, uma palavra, um ombro amigo... Acredito que tudo isso mais a busca do saber nos leva inevitavelmente a um crescimento interior. Acredito também no Espirito Santo de Deus...
Um grande abraço e parabéns pelo tema... Você é ótimo...
Airton
Estrela-RS

Aepan · Estrela, RS 19/7/2008 04:17
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Raibleu! Que na sua jornada pelo caminho do meio somente peço que me encontres. Serei uma pedra no seu caminho. Ao me encontrar, ponha uma coleirinha e me lleve para vc! Um beijo!
Azuir meu caro overmano do coração de ouro!
Obrigado pela sua sempre presença , pelo apoio e pela energia! Axé!
Caro Benny! Bom que trzes a sua energia ao debate de Mea Culpa. Obrigado!
Aepan!Obrigado pelo seu comentário que aumentou a reflexão de todos os que participaram do debate em Mea Culpa! Obrigado!

raphaelreys · Montes Claros, MG 19/7/2008 07:07
sua opinião: subir
ana wagner
 

Assunto complexo. Belos textos!
Passando para votar.
Beijos.

ana wagner · Porto Alegre, RS 19/7/2008 20:46
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Cara Ana Wagner! Beleza que passas no nosso texto e vê a complexidade do assunto> Alma! Obrigado pela presença!

raphaelreys · Montes Claros, MG 20/7/2008 04:19
sua opinião: subir
Sigrid Spolzino
 

Vc. escreve com conhecimento de causa... Gostoso ler um texto onde percebe-se afinidades em escrito e escritor...
Trouxe meu voto!
Baci

Sigrid Spolzino · Brasília, DF 21/7/2008 16:58
sua opinião: subir
businari
 

Valeu, Raphael! Excelentes o tema, o texto e a repercussão! Trinos, duais...e em UNÍSSONO! Feminino, masculino e a união dos gametas. Big bang pós-orgasmo universal. Concordo com você e com Nietzche!

Um grande abraço!

businari · São Vicente, SP 23/7/2008 02:15
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Sigrid! Vc. é um doce italiano! Transmite uma alegria inteligente. Obrigado pela sua passagem na bipolaridade!
Businari! Belza que concordas com Nietzche, com a bipolaridade, com o aspecto trino e c mais principal de todos, com o pós-orgasmo( múltiplo). Axé para os dois!

raphaelreys · Montes Claros, MG 23/7/2008 06:44
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Só li seu texto, nada sobre os comentários. O assunto é deveras interessante e tratado com maestria por uma mente privelegiada e, talvez, por um ser iluminado, quem saberá?
O fato é que estou cansado da dialética e do conhecimento, porque nunca cheguei a lugar nenhum, a nenhuma conclusão sobre o que seja, para mim, existir.
Corpo, físico, material, mental, astral, atmico, budico, causal...
alma, espírito, ego, eu, eus, consciênte, inconsciente, monadas, centelhas, tudo para mim é nada, e nada para mim meu tudo. Quem sabe menos sabe mais que eu...
Gostaria muito de poder concordar ou discordar de qualquer coisa em seu texto, mas o fato é que a dialética nunca me levou a lugar nenhum, principalmente onde quero chegar, esse lugar que nem sei onde fica.
Fico, porém, com a impressão doce do seu romantismo, uma luz tênue a embalar as esperanças que restam.
Grande abraço Guaicuru!

Marcos Paulo Carlito · , MS 3/8/2008 23:58
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza meu caro Marcos. O resultado da busca espiritual é sempre o nada. O Grande Nada, o Imanifesto, o Incriado. O espírito, centelha divina ao completar o seu aprendizada parti para o NADA. O Imanifesto, onde deverá criar, assim como foi criado. Uma grande misssão meu caro guerreiro. Axé pela sua passagem em Bipolaridade.

raphaelreys · Montes Claros, MG 4/8/2008 10:19
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 26 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter