tem uma jangada de pedra
a caminho do Haiti
a esperança se avizinha
pois navegar é preciso
ou como diz o velho Mago
uma obrigação todos temos
e não há mais tempo a perder
a caminho tem uma pedra
e uma jangada se recria
pois não há mais tempo a perder
Graça Graúna
Nordeste do Brasil, 24.março.2010
(*) fiz este poema, pensando também em Carlos Drummond de Andrade, autor do poema “No meio do caminhoâ€. Empreguei o termo Mago para homenagear SaraMAGO e a sua solidariedade ao povo do Haiti.
Nota: a Fundação José Saramago lançou uma edição especial do livro “Jangada de pedra†com o intuito de ajudar as vitimas do Haiti. O produto da venda do livro é destinado integralmente as vitimas, por intermédio do Fundo de Emergência da à Cruz Vermelha. Para saber mais da Campanha “Uma jangada de pedra a caminho do Haitiâ€, visite a Fundação José Saramago e assista também ao vÃdeo em que o próprio Saramago junto a outros escritores da lÃngua portuguesa fazem da literatura um gesto concreto em prol dos desamparados em virtude do terremoto.
a caminho tem uma pedra
e uma jangada que se recria
pois não há mais tempo a perder
Graça
Esperemos (sem demagogia) que os haitianos encontrem (a não vai ser breve) o melhor caminho paras suas vidas. Que seja num veleiro manso...
Muito bom
Um abraço
Sobre pedras reconstruiremos nossa casa. Nossa Fortaleza. Nosso reino de Paz e Justiça.
Belo. Muito belo . jbconrado
Concordo com você, meu querido Ginot. Os caminhos são difÃceis, não bastasse as pessoas sem caráter que se aproveitam da situação dos menos favorecidos. Que a nossa jangada de esperança singre os mares da palavra, da justiça.....vamos à luta. Grata pela leitura. Bjos.
graça grauna · Recife, PE 24/3/2010 15:53
1 graça grauna · Recife, PE
A caminho do Haiti tem uma pedra*
Amor por nossos irmãos e terra do Haiti. Amor por nossos Mestres Saramago, Drummond de Andrade e Doce Graça Grauna.
As Pedras do Calvário sempre são referências para a Irmandade.
Toda Solidariedade e compromisso de amor.
Parabéns pelo Trabalho de sentimento e de chamamento a Humanidade.
...literatura um gesto concreto em prol dos desamparados ...
Parabéns pelo Trabalho Amigo e irmão.
Abração Amigo para todos.
Ayruman: cada dia aprendo com a sua poesia, a sua arte pictural. A sua sabedoria é grande. Grata pelo leitura dos meus versos pro Haiti. Paz em Ñanderu.
graça grauna · Recife, PE 24/3/2010 15:57Azuir, meu anjo: As Pedras do Calvário sempre são referências para a Irmandade. Linda demais sua visão de mundo. Grata por estar aqui, pelo Haiti. Bjos.
graça grauna · Recife, PE 24/3/2010 16:00
Tenha fé no povo do Haiti que ele resiste.
A palavra haiti não deve significar predistinado à desgraça.
Parabéns pelo gesto.
abraço
Parabéns, Graça, por sempre se lembrar dos menos favorecidos. Eu admiro o povo do Haiti, que no, meio da maior adversidade, mantém a fé.
Um grande abraço.
Pobre povo Haitiano... Que Deus dê forças para eles se reerguerem. Que todas as jangadas do mundo singrem os
mares, levando ajuda aos nossos irmãos desamparados.
Parabéns, Grauninha, pelo belo trabalho de humanismo e
conscientisação, pois não há mais tempo a perder...
Beijosssss
Mestre Brandão: sabemos que não é facil manter a fé em meio a tanta adversidade. Grata pela leitura. Bjos.
graça grauna · Recife, PE 25/3/2010 05:36Greta, poetamiga: só Deus/Ñanderu para dar força e reeguer a fé nesses momentos. Grata pelo leitura. Bjos
graça grauna · Recife, PE 25/3/2010 05:40Querido Vasqs: vamos elevar nossos pensamento pela resistencia e alegria do povo do Haiti. A fé não costuma falhar, como diz o GIl. Grata pela leitura.Bjos.
graça grauna · Recife, PE 25/3/2010 05:43
Poetamigos(as): mais uma vez bate a necesidade de buscar não sei se a palavra mais certa, mas no poema cabe uma pergunta que não pode calar. Então, eis a nova versão do poema. Grata, mais vez, pela participação de todos(as). Paz em Ñanderu, Grauninha
A CAMINHO DO HAITI TEM UMA PEDRA
tem uma jangada de pedra
a caminho do Haiti
a esperança se avizinha
pois navegar é preciso
ou como diz o velho Mago
uma obrigação todos temos.
E agora, que fazer?
A caminho tem uma pedra
e uma jangada
que se recria
pois não há mais tempo a perder
CORRIGINDO:
e uma jangada se recria
pois não há mais tempo a perder
Rita Pais, da FJS, disse:
Estimada Graça Graúna
Ficamos muito gratos pela sua gentileza no envio do poema, e enviamos os mais
Cordiais cumprimentos
Rita Pais
Fundação José Saramago
Avenida Almirante Gago Coutinho, 121
1700-029 Lisboa
(+351) 21 816 17 67
rita@josesaramago.org
Apreendi com o pessoal da Terapia comunitária, o significado da palavra Resiliência: a capacidade de dar a volta por cima, superar os traumas e as adversidades. Uma virtude tão necessária a todos, em que os povos de cá vem se qualificando ao longo de séculos de servidão e opressão. Ou como se diz pelo sertão de Minas/Goiás:
- Quem tem pazciência vê pedra florar.
Meu grande Romulo: é muito bom você estar aqui. Gravarei no coração e na mente a riqueza que é a Pazciência. Muito bom mesmo. Grata pela leitura. Em Ñanderu, Grauninha.
graça grauna · Recife, PE 25/3/2010 08:40
Há tanto para fazer e muito de amor para dar...
O Haiti passa a ser o que não queremos, em função do sofrimento e desgoverno e de outras mazela criada por NÒS seres humanos. Temos sempre a triste atitude de olhar-mos sempre para os nossos umbigos e pensarmos apenas em NÒS sem pensarmos no outro.
Quantos erros, quantas máculas, quantas desfaçatez, quantos tempo ainda viveremos nessa contra-mão de pensarmos apenas em NÒS, em pensarmos que somos os donos do mundo, em pemsarmos em TER e não em SER.
Triste Humanidade, pobre SER humano.
Com certeza os nossos irmãos haitianos darão a volta por cima, com sua garra e determinação conseguirão enxergar o sol no horizonte distante e o PODEROSO DEUS continuara a dar-lhes todas as bençãos a que eles tem direito.
PS. Aprendi que para se construir o novo, devemos demolir o antigo, aproveitar os materiais de estado bom e agradecer sempre.
Abraços e que Ñanderu
a abençoe Guerreira Graça.
kfarias.
Graça,
O poema fica lindo.
...Tem uma jangada de pedra...
Eu sempre digo que esse é um momento de solidariedade.
Parabéns pelo poema. É lindo!Votado. Abraços.
Meu bom Orisvaldo: grata pelo votoa e sobretudo pelo gesto solidario.
graça grauna · Recife, PE 25/3/2010 15:13Kfarias, poeta querido: ontem mesmo li mais um artigo do Saramago sobre o Haiti. Ele revela coisas, nos mostra situação e denuncia que lá Haiti os ricos só conhecem a chave que abre o coração do cofre. Depois dessa, nem sei o que dizer. O nosso Saramago é um guerreiro e nessa barca da solidariedadae vamos a luta. Paz em Ñanderu, |GRauninha
graça grauna · Recife, PE 25/3/2010 15:16
Meu amor, (nosso) Grão, GG, ponto "g" da sensibiliade y fraternura, hermana das causas, do pão, do abraço, da utopia que virá como nas enxurradas do sertão a meninada espera nelas tantas realizações!
Virá sim! Ela virá! Ela já s'avizinha
e e se alimneta e se ombreia assim
como em ti - tua poesia - asas
que queremso para sair daqui
e ir ao Havai!
Beojos,
AR
Ademario, meusamor: como tá a Bagia, mano véio? Você por aqui, no Over, deixando seu precioso comentário é uma abenção de Ñanderu. Ando com muita saudade de você, mas se está nesta jangada as energias positivas se multiplicam. Ah, te quero um bem enorme,. Rezemos pelo Haiti. Bjos de luz,
Graúna, Grão....rsrs.....
Hi! Eita, o Havaà não é o Haiti.
Altas ondas por lá
mas o Haiti
é aquele que também está aqui.
Beijos,
AR
É isso aaÃ, mano Ademario. O Haiti é também aqui. Por isso devemos estar juntos nesta barca. Grata, mais uma vez, pela boa chegança. Bjos n'alma, Grauninha
graça grauna · Recife, PE 26/3/2010 14:20
Pedras ... pedreiras ...
. . . e pedregulhos ...
Engraçado que as nações que mais exploraram esses coitados , são justamente as que menos tem colaborado ...
Quantos séculos mais passarão para que a espécie humana aprenda ???
Bjs
Pois é meu querido Ivan: é como diz Saramago: os ricos só vêem a chave do coração do cofre. Grata por sua leitura. Te quero muito bem. Bjos
graça grauna · Recife, PE 26/3/2010 17:28
Grauna, querida
Que beleza de poema, e ainda mais motivado por tão nobre iniciativa do "Mago"... Enquanto houver arte e cultura, esta se engajará por tão válidas ações, ultrapassando todas as pedras do caminho, fazendo da vida um navegar de esperança, pois ser solidário é preciso, e uma obrigação para com todos os nossos irmãos, vÃtimas de qualquer tipo de necessidade... Amanhã quem poderemos estar precisando de ajuda somos nós...Pensemos nisto...
Parabéns pelo poema e por divulgar tão nobre iniciativa. Irei adquirir o livro...
bj grande.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!