Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A decisão

1
Vanessa Anacleto · Rio de Janeiro, RJ
28/10/2008 · 174 · 10
 

Acordou decidida. Dormiu muito pouco; uns conchilos nervosos. As olheiras revelavam a falta de sono.
A decisão de largar o emprego foi tomada. Sabia que era decisão de má hora. Resolver uma coisa dessas com raiva , enquanto remoía, na cama remexida, oito anos de serviços prestados à empresa poderia não ser prudente.
"Dane-se", pensou . Estava certa do que queria e pronto. Não se arrependeria e ponto.
No banho passou mais uma vez a cena que faria com o chefe. " Lamento senhor Almeida mas obtive uma posição melhor em outra firma. O senhor sabe há quanto tempo estou aqui na mesma função e sequer me concedem um aumento, não é justo. Não, desculpe mas não posso reconsiderar. Não senhor, nem pelo dobro do salário. O que podem fazer por mim? Bom, agradeceria se dessem meu contrato por encerrado e liberassem meu fundo. Sim, é a minha última palavra. Adeus"
Engolindo o café, forte e sem açúcar, procurava acreditar mais uma vez que aquilo estava certo. Apesar de não existir outro emprego , sonhava ir se mantendo com a indenização até que aparecesse coisa melhor. O que não podia era passar mais um dia naquela firma de merda. ( leitor, perdoe a linguagem , mas foi exatamente isto que ela pensou e não posso reprimir minha personagem).
Ainda lembrava a humilhação que passara na última tentativa de conseguir uma mísera promoção para o cargo de subalterna da subalterna júnior e que, na última hora, foi preenchida por uma estagiária que de tanto mascar chicletes ainda perderá a mandíbula. Não, definitivamente - pensou ao despedir-se do porteiro do seu prédio - tinha que dar um fim nisso tudo.
Parou no seu Osvaldo, o jornaleiro, deu uma lida rápida nas notícias tristes do dia e rumou confiante , ou quase, ao seu destino. Antes de tomar o metrô , foi engolida por uma massa tão densa de gente que, por instantes, se perdeu. Viu passar um boné amarelo e seguindo-o conseguiu sair da multidão. Ao olhar com calma viu que era tanta gente que dobrava o quarteirão. Perguntou do que se tratava. " Fila do balcão de emprego dona".
Ao receber o bilhete da funcionária sentada atrás do vidro blindado, já não sabia de onde viera a certeza que trouxera consigo. Equilibrando-se no vagão buscava a lógica do raciocínio antes tão claro. A mente, tão vazia quanto o estômago , não encontrava solução.
Vagarosamente entrou na empresa sem tirar os olhos do chão. Ao entrar na seção foi direto ocupar seu cubículo e, de cabeça baixa , sequer viu o chefe entrar quinze minutos depois. Deveria ter dormido melhor a noite.

compartilhe



informações

Autoria
Publicado no Fio de Ariadne
Downloads
115 downloads

comentários feed

+ comentar
Valdir Medori Jr.
 

Ê vida dura!
Boa crônica. Parabéns.

Valdir Medori Jr. · São Paulo, SP 27/10/2008 12:17
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Vanessa,
Bem escrito seu texto.
É isso ai,
nesses tempos de crises,
quem tem um emprego deve
relevar e se dar por feliz.
Um dia as coisas mudam...
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 27/10/2008 12:34
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

bem feito seu texto, gostei muito.votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 27/10/2008 21:47
sua opinião: subir
Ivan Cezar
 

Vanessa:
Voce foi muito feliz , pois retratou os mórbidos movimentos que a rotina faz no íntimo das pessoas que são sufocadas pelo sistema. E são milhões de pessoas ... voce fala em nome delas.

Não fez pouca coisa ....

Parabéns

Ivan Cezar · São Sepé, RS 27/10/2008 23:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
clara arruda
 

Minha querida,um belo texto,tempos de mudanças?
Publicado carinhosamente.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 28/10/2008 03:02
sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

Bela crônica que quase perdi em meio a decisões;))

Compulsão Diária · São Paulo, SP 28/10/2008 03:18
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

Bela cena do cotidiano, onde as ações (que gostariamos de tomar) muitas vezes não resistem à eroção causada pelo tempo e pela corrosiva realidade.
Muito bom
Um abraço

EdimoGinot · Curitiba, PR 28/10/2008 10:53
sua opinião: subir
Coluna do Domingos
 

Votado

Coluna do Domingos · Aurora, CE 29/10/2008 11:31
sua opinião: subir
Fifo Ribeiro
 

desbocada perdoadíssima!!

:*

Fifo Ribeiro · Porto Alegre, RS 11/11/2008 01:43
sua opinião: subir
Vanessa Anacleto
 

Amigos, muito obrigada pelos comentários tão carinhosos!!

Vanessa Anacleto · Rio de Janeiro, RJ 11/11/2008 13:22
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados