Feriado em São Paulo é sempre bom: nada de trânsito, condução tranqüila... Bom para passear pela cidade, visitar parques, museus e tantos outros lugares.
Nesta sexta-feira estive na Pinacoteca, no bairro da Luz, centro de São Paulo. Dentre as inúmeras atrações deste espaço de arte, uma me chamou mais a atenção. Trata-se da exposição fotográfica Vão das Almas, do carioca Renan Cepeda.
Vão das Almas é uma comunidade Calunga, remanescente dos quilombos, situada no norte de Goiás. Seus habitantes vivem no modo de subsistência, e ao observar as fotos de construções de pau-a-pique ou palha, e as personagens anônimas, moradores da comunidade, notamos quão forte é a dinâmica social, e como idéias, costumes e tecnologias atravessam todos os ambientes, até os quais, aparentemente, tomamos como intocados.
Uma das fotos, mostra uma casa de palha, com uma placa de madeira onde está escrito: Assembléia de Deus. Outras, mostram jovens da comunidade de óculos escuros, camisetas e bermudas com inscrições, em inglês, referentes a prática do surf [mesmo estando muito distantes da costa], e até mesmo um dos jovens com um i-Pod. Ao mesmo tempo, vemos senhoras com lenços amarrados à cabeça: um antigo costume das mulheres da região. Todos com marcas de uma vida dura, que mesmo o sorriso dos mais jovens não conseguem disfarçar.
Outra fotografia merece destaque, trata-se de uma menina adolescente, mas com aparência de adulta, única mulher de uma família de vários homens, pela qual é responsável pela limpeza da casa, das roupas e da comida de todos os moradores. Ao final do parágrafo escrito pelo fotógrafo, uma pergunta e uma resposta: “se a menina é tratada com carinho pelo avô e tios? Não, não é.”
A seqüência de fotos nos propõe a reflexão sobre a ação do Homem, em todos os sentidos: os costumes, os valores, as crenças, a relação com a natureza, com as pessoas que estão em volta, com a tecnologia. Contribui para isso, as belas fotos de Cepeda, que trabalha de modo excelente com a luminosidade, dando uma dupla sensação para quem vê seu trabalho: ao mesmo tempo em que as fortes cores ressaltam as figuras e/ou personagens, dão também uma aparência fantasmagórica, misturando a realidade da situação retratada com a surpresa da visão de uma dinâmica torta, deformada, quase irreal.
Vale a pena conferir!
____________________________________
Algumas fotos da série Vão das Almas [e outras] você encontra no imã foto galeria [aqui]
A página de Renan Cepeda é: http://www.renancepeda.com/
Infelizmente, a Pinacoteca do Estado de São Paulo não tem um site, e por isso fica difícil saber das exposições que acontecem em seus dois prédios no bairro da Luz. O edereço principal é Praça da Luz, 2 - Jardim da Luz. Tel. 11 3229-9844
Júlio Canuto · São Paulo (SP) Amigo.
Muito especial o seu trabalho.
.......A dinâmica social no Vão das Almas.......
Quem ver vai gostar muito.
Vou votar com muita convicção e admiração
Parabéns e Abração
Excelente colaboração. Deveria estar no Overblog.
Há quase dez anos, tive a oportunidade de visitar esta comunidade. Era, então, muito diferente do que a exposição mostra, com casas esparsas e costumes mais tradicionais.
Fique especialmente tocada pelas dificuldades, principalmente em relação à água, uma vez que o norte goiano sofre com a seca em certas épocas do ano.
Gostaria muito de ver a exposição.
Obrigada.
beijos
é verdade! deveria estar no overblog...
Falha minha!
vou tentar colocá-la lá!
Valeu, Azuir e Saramar, pelos comentários!!!
abraços,
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!