A espada e a cruz

1
Vanessa Anacleto · Rio de Janeiro, RJ
10/11/2008 · 63 · 4
 



__O senhor pode me levar na Novo Rio?
__Posso sim, pode entrar.
__O senhor desculpe , eu cheguei devgar porque sei como estão as coisas hoje em dia. Parado assim no sinal, o senhor podia achar que eu sou assaltante.
__Ah , não senhor. Eu achei até o rapaz parecido com um colega meu.
__É que as coisas estão tão complicadas hoje em dia...anda todo mundo assustado.
__Vai pelo Santa Bárbara? Deve estar meio complicado a essa hora.
__Pelo Santa Bárbara, sim. Não tem problema.
__Mas sabe, eu não me preocupo com esse negócio de violência, não. Não 'tô nem aí. Não ando armado, não. Só Deus p'ra me ajudar.
__E nunca aconteceu nada com o senhor?
__Nunca. Quer dizer, outro dia, minha mulher telefonou dizendo que tinha um camarada lá no portão de casa em atitude suspeita desde as quatro da tarde e já eram dez da noite. Eu já estava indo para casa aquela hora e o meu portão é eletrônico. Eu cheguei e vi o sujeito sentado e quando acionei o portão, ele levantou e pensei : É agora, ele vai me render. Mas , nada. Entrei e ele continuou lá, andando de um lado para o outro e falando ao telefone. Já era quase meia noite e o cidadão não saía de lá. Tive que ir falar com ele. Não era ladrão, ele estava tentando reatar com a ex-mulher que trabalhava na casa do vizinho e ela não estava nem aí p'ra ele.
__Só dá maluco.
__É, mas eu tomo cuidado. Eu não subo morro de jeito nenhum. Se pedir com educação eu não levo. Só mesmo com uma pistola na cabeça. Fiz uma corrida do Leblon até São Conrado. Chegando lá, o freguês disse:" _Entra aqui, por favor". Era a Rocinha e eu subi , subi , até lá em cima. Quando eu estava subindo, comecei a achar que aquilo não ia acabar bem. Até que ele me pediu p'ra entrar num beco. Era muito estreito e eu disse que não ia dar. "_Dá sim, tem um larguinho onde dá p'ra manobrar..." . Eu entrei, manobrei e o sujeito me pagou os trinta reais da corrida e depois me deu mais cem. "_Chefia, tu vai descer com uma encomenda na mala".
__Encomenda?!
__É! Dois presuntos na mala do meu carro. Dei por mim quando ouvi o barulho e vi dois homens armados de fuzil. Não tive escolha, era obedecer ou acompanhar os presuntos na mala.
__Meu Deus, e como o senhor fez?
__Fui pra D.P., meu amigo. Toquei pra 14a. ali no Leblon. Chegando lá eu falei com dois policiais o que tinha acontecido. Eles disseram que não ia dar nada comigo não mas que eu só ia ver meu carro três dias depois. Por mim eu largava o carro pra lá. Mas, fui buscar e, quando cheguei o carro 'tava com os bancos cortados e com um pó branco que a Vigilância Sanitária jogou. Eles me deram um papel e me mandaram n'uma oficina, o Estado pagou.
__Pagou o prejuízo?
__Pagou, ficou novinho. Eles sabem que acontece e já têm até uma verba pra esses casos. Depois do ocorrido eu fiquei sabendo que acontece o tempo todo. Um colega chegou na delegacia na mesma situação e desmaiou. Os policiais acharam ele dentro do carro desmaiado com os presuntos na mala.
__Foi nesse carro aqui?!
__Não, era um Santana. Eu torquei por esse aqui que não é muito visado. Só fui assaltado com esse uma vez, mas foi por policiais.
__Policiais?!
__É , eles deixaram o dinheiro, dizendo que era mixaria, mas levaram o carro e largaram em Nova Iguaçú. Eu passo pelo posto policial deles todo dia e não posso fazer nada; eles dizem que se abrir a boca me matam, matam minha família. Eles sabem onde eu moro, os documentos estavam no carro, tem número de telefone. A gente não pode fazer nada.
__Quanto deu aí?
__Quinze certo.
__Boa noite e boa sorte , meu senhor.
__Boa noite, a gente vai com Deus, graças a Ele nunca me aconteceu nada.

Sobre a obra

Conto baseado em fatos reais

compartilhe



informações

Autoria
Publicado no Fio de Ariadne
Downloads
307 downloads

comentários feed

+ comentar
Doroni Hilgenberg
 

Vanessa,
fatos corriqueiros e perigosos que se
misturam na fatalidade da vida.
Os motoristas de taxis sempre se expõem
e sabem contar histórias
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 10/11/2008 22:35
sua opinião: subir
Fifo Ribeiro
 

ou

fatos baseados em contos mirabolantes!

Fifo Ribeiro · Porto Alegre, RS 11/11/2008 01:39
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

um texto lindo.parabéns.
votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 11/11/2008 20:14
sua opinião: subir
Marlene Bastos
 

Vanessa!
Fatalidades que, na correria do dia-a-dia, se transformaram em coisas normais... Então, no final ele diz: nunca me aconteceu nada!

Muito bom!

Marlene Bastos · Goiânia, GO 12/11/2008 10:29
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 4 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados