Florianópolis - Um pouco de geografia e de história
Imaginem uma cidade situada em uma baía, dentro de uma ilha. Edificada como num anfiteatro a 4 metros acima do nível do mar. Com morros e encostas cobertos por uma vegetação única, predominando flores raras como as orquídeas. Entre estas orquídeas, uma especial, que floresce em dezembro, por isto conhecida como Flor-do-natal! A aromática Cattleya gutata Lindley.
Não, não estamos falando de cidades de filmes românticos. Estamos falando da bela e real Florianópolis; Ou Floripa para os florianopolitanos. Cheia de orquídeas e outras lindas flores e plantas naturais de encostas.
A baía e a ilha têm o mesmo nome de seu estado: Santa Catarina. É ligada ao continente através da Ponte Hercílio Luz. Floripa é dividida em duas partes: a cidade antiga e a cidade nova. Esta é chamada de Praia de Fora.
Foi fundada em 1650, passando para vila em 1726. Em 1823 elevada a cidade.
Descrevi uma Floripa que existia há algumas décadas. A Cattleya gutata Lindley, que era uma das orquídeas mais comuns, chamada de Flor-do-natal, era encontrada desde o estado da Bahia até Santa Catarina, atualmente sendo encontrada só em alguns poucos estados.
Hoje nossa Florianópolis é assim descrita:
"A situação litorânea e insular do município de Florianópolis propicia uma linha de costa formada por praias de águas calmas, baías, praias de mar aberto, costões, promontórios, mangues, lagunas, restingas e dunas. A ocupação urbana alterou quase que completamente sua pequena parte continental e tem causado impactos ao ambiente natural insular. Contudo, suas encostas íngremes ainda guardam características da Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica) e da fauna por ela abrigada, e, nas pequenas ilhas vizinhas pertencentes ao município, ainda são mantidas condições de grande expressão ecológica.
(...........)
Aspectos Culturais
Os primeiros habitantes da região de Florianópolis foram os índios tupis-guaranis. Praticavam a agricultura, mas tinham na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua subsistência.
(......................)
A cidade, ao entrar no século XX, passou por profundas transformações, sendo que a construção civil foi um dos seus principais suportes econômicos. A implantação das redes básicas de energia elétrica e do sistema de fornecimento de água e captação de esgotos somaram-se à construção da Ponte Governador Hercílio Luz, como marcos do processo de desenvolvimento urbano.
Hoje, a área do município, compreendendo a parte continental e a ilha, encampa 436,5 km 2 , com uma população de 369.781 habitantes em 2003 (segundo estimativa do IBGE). Fazem parte do Município de Florianópolis os seguintes distritos: Sede, Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche, Canasvieiras, Ingleses do Rio Vermelho, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Ratones, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e São João do Rio Vermelho."
-----------------------
A devastação de matas nativas não aconteceu só em Florianópolis. Aconteceu e continua acontecendo em ritmo cada vez mais acelerado por todo o Brasil e por todo o mundo. Principalmente nas grandes cidades.
A natureza cobra. É necessário que sejam tomadas medidas urgentes urgentíssimas para desacelerar a tomada de encostas, morros e florestas. É complexo? Sim, mas não mais que se tirar petróleo do pré-sal!
-----------------
A Flor-do-natal de Floripa
A Flor-do-natal está em ti, Floripa Flor!
É nativa de tuas terras
É forte e brava, não teme chuvas nem tempestades
Teme apenas a mão daquele que a destrói
Destrua essa mão, Floripa Flora,
Recompondo teus rios e tuas matas, bela Flor Floripa!
E tu verás que a Flor-do-natal renascerá em ti
Cobrindo teus túmulos, teu sangue e tua dor!
Porque a Flor-do-natal renasce no Natal!
Renasça preservando teu solo, tua fauna e flora, doce Floripa Flora!
Polinize tuas árvores, fecunde tuas flores!
Porque a Flor-do-natal simplesmente renasce no Natal!
Floripa Flora
Pólen Floripa
Florianópolis!
-------------------------
¹ Foto de João de Paiva Neto - Divinópolis-MG - In:
http://www.orquidariocuiaba.com.br/
² Dados do site da Prefeitura Municipal de Florianóplis:
http://www.pmf.sc.gov.br/
Nota: Os grifos da citação foram feitos por nós.
-------------------------
A Flor-do-natal de Floripa
A Flor-do-natal está em ti, Floripa Flor!
É nativa de tuas terras
É forte e brava, não teme chuvas nem tempestades
Teme apenas a mão daquele que a destrói
Destrua essa mão, Floripa Flora!
Recompondo teus rios e tuas matas, bela Flor Floripa!
E tu verás que a Flor-do-natal renascerá em ti
Cobrindo teus túmulos, teu sangue e tua dor!
Deus me deu o privilégio de ter uma casa de praia na Grande Florianópolis
Convivo com essa divina cidade , flor plantada um dos lugares mais lindos deste País
Feliz Natal !
Deve ser lindo isso aí,quem sabe um dia eu nãocopnheça.
Lindo e merecido texto.
Um grande abraço.
A descrição que você faz em torno da sua cidade não é só uma declação de amor ao lugar; é uma demostração de amor a todas as pessoas de lá e também aquelas que mesmo não sendo de Floripa cuidam para que ela floresça, floresça, floresça.... Bjos de Luz no Natal e no Ano Novo. Gostei do seu texto. Abraços, Grauninha
graça grauna · Recife, PE 18/12/2008 14:26
Linda homenagem a esta querida cidade e sua orquídea especialíssima! E sobretudo uma descrição criteriosa sobre o desejo de ver o ecossistema respirar um perfume são, como os de corações bonitos como o seu!
Beijos e Feliz Natal e Feliz 2009!
um lindo trabalho, parabéns.
depois eu volto.
Privilégio mesmo, Ivan!
Feliz Natal a você também!
Obrigada por ter vindo, Clara! E... Feliz Natal, amiga!
MariaLuísa · Brasília, DF 18/12/2008 19:00
Oi, Grauninha
"...é uma demostração de amor a todas as pessoas de lá e também aquelas que mesmo não sendo de Floripa cuidam para que ela floresça, floresça, floresça...." Sim, amiga, é uma declaração de amor a Floripa e a todas as cidades que estão na mesma situação; veja o caso das cidades de Minas, por exemplo. Só um detalhe: não sou de lá, apenas meu coração 'sente' como deve ser difícil para todos aquelas famílias desabrigadas. E por culpa da mão do homem ganancioso que não respeita nem mesmo o meio ambiente!
Feliz Natal e Ano Novo pra você também!
Obrigada pelo comentário, Nina, e um Feliz Natal e 2009 para você também!
MariaLuísa · Brasília, DF 18/12/2008 19:14
A Flor-do-natal está em ti, Floripa Flor!
É forte e brava, não teme chuvas nem tempestades
Teme apenas a mão daquele que a destrói
Destrua essa mão, Floripa Flora!
E tu verás que a Flor-do-natal renascerá em ti
..............
E o governo catarinense que tem uma das legislações ambientais mais permissívas do Brasil, ainda quer diminuir mais a faixa de mata ciliar...
...............
A situação é triste.
O texto é belo. Já está pré-votado.
Um Feliz Natal (dentro do possível) e um
2009 cheio de Coragem e Realizações Boas!
Muita Saúde e Paz poetisa
Eae Maria Luísa, na pazzz??
Maravilha de homenagem!! Parabéns!!
Até o ano que vem!
Abração e ótimas festas!!
MariaLuiza,
Belo trabalho para a bela Floripa.
Beijos e tudo de bom.
Regina
PERSPECTIVAS DO NATAL – Regina Lyra
I
Natal vai chegar com tristezas,
alegrias diferentes.
Natal que vai explodir
nostalgia que sente.
II
O tempo aguarda o Natal,
sua entrada
sua glória.
Muitos amigos, amores,
filhos, irmãos,
que se vão.
III
Seus cantos,
seus hinos,
suas flores.
Destinos em vão.
IN: Antologia Presente de Natal em Prosa e Verso. São Paulo: Ed. Scortecci, 2004.
Qrida amiga! Vc descreveu tao bem, que despertou-me um imenso desejo de conhecer esta maravilha em breves dias! rsrsrs
Bjs..volto pra votar!
Voltei
Mais uma vez, um Feliz Natal e um 2009 'tudo de bom' pra todos nós!
Luiz, é isso mesmo: "... o governo catarinense que tem uma das legislações ambientais mais permissívas do Brasil, ainda quer diminuir mais a faixa de mata ciliar..."
um abraço, amigo!
Até o ano que vem, Jota Lago, com muita Paz, Saúde e Alegria! Um Feliz Natal!!!
MariaLuísa · Brasília, DF 20/12/2008 13:20
Obrigada pelo "PERSPECTIVAS DO NATAL , Regina, e por ter nos dado o prazer de sua visita!
Feliz Natal e um Ano Novo de muita Paz!
Obrigada, Gorete, pelas palavras e pela visita.
Até mais, amiga!
Obrigada, Ivan!
Fiz uma programação de natal 'diferente' e gostaria que você e nossos amigos do Over vissem. Está em:
http://viaviagens.blogspot.com
Um abraço, amigo!
Maria, bello poema! Parabens, votado,
bjs
Maravilha. Que esta Flor do Natal também renasça em nossos Corações, principalmente naqueles que governam o Mundo.
Luz e Paz. jbconrado.
Maria Luisa,
Belo texto,
Exaltamos nossa cidade com a alma e coração.
Sei disso, sou do Paraná e as vezes me sinto exilada aqui, mas adoro Manaus e já tenho raizes
Conheço Florianópolis e quase todas as praias. Local lindo e aprazível. Uma verdadeira flor no coração dos trópicos.
bjs
Publicadíssimo,merecidamente!
Beijos daqui,
Concordo com nossa qrida Nina!
Voto merecido..bjs tbm!
Maria Luiza! Nada como uma aula de história para criar um clima de energias positivas! Beleza de primnor o seu postado! Parabéns e meus votos! Boas Festas!
raphaelreys · Montes Claros, MG 21/12/2008 04:48
Amigos, na pressa para editar, não corrigi os verbos. Leia-se:
Destrói essa mão...
Renasce preservando...
Poliniza tuas árvores, fecunda tuas flores!
Sei que os sulistas trocam as pessoas do verbo, mas... o poema não precisa ser tão "real"! kkkkkkk Vamos preservar a gramática, não é mesmo?
MariaLuisa.
Texto exuberante numa viagem sobre a história.
Parabéns.
Noélio
Maria Luísa,
Belíssima declaração de amor a sua cidade.Parabéns!Voto feito.Beijo no coração!
Amigos Victor, W Marques, Ayruman, Doroni, Nina, Gorete, Raphaelreis, Noelio e Orisvaldo
Obrigada por nos lerem, por estarem aqui e votarem!
Feliz Natal e um 2009 de muita Paz!
FELIZ NATAL MARIA LUIZA!
SEU TEXTO É LINDO, PROFUNDO ,UM BELO SENTIMENTO AO LER...ESSA TERRA LINDA CHEIA DE ENCANTOS, EU JÁ TIVE O PRAZER DE CON EHCER AO VIVO E A CORES, A FLOR- DE-NATAL, É BELISSIMA !
PARABÉNS!
OBRIGADA POR COMENTAR O MEU , UM COMENTÁRIO VINDO DE VC AMIGA ME DEIXA ENVAIDECIDA POR DEMAIS!
FELIZ 2009!
BJSS
Voltando minha querida.
Um feliz ano de 2009.Que essa flor possa estar para sempre em cada coração,seja sulista ou não.
Um beijo em seu coração.
Amiga, 'meus traços e linhas', quem fica envaidecida sou eu por tê-la entre nossos amigos!
Um abraço, um Feliz Natal e um 2009 com muito Amor, Saúde e Paz!
Clara, amiga, um Feliz 2009 pra você também! Estamos aguardando mais um texto seu! Um carinhoso abraço!
MariaLuísa · Brasília, DF 26/12/2008 16:00
Maria,
Um belo trabalho trabalho sobre a não menos bela cidade, a qual espero em Deus logo esteja plenamente refeita dos ultimos lamentáveis acontecimentos.
Beijos
MariaLuísa · Brasília (DF)
A Flor-do-natal de Floripa
Um Trabalho maravilhoso que deu conta do recado.
Descreveu poeticamente uma linda cidade.
Sua linda Flor e sua terra e gente.
Ficou muito especial porque vocé passou junto todo o seu grandioso amor por sua cidade.
Ficou um trabalho encantador.\O Seu Trabalho vai conquistar um munte de gente apaixonada por sua terra.
parabéns.
Abracáo Amigo.
Salve Floripa esta linda terra táo amada.
Flor-do-Natal Floripa é um texto criativo, muito bem elaborado e de uma leitura prazerosa. Parabéns MariaLuiza. Um amplexo Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim · Montes Claros, MG 6/1/2009 20:46Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!