A internet oferece uma ampliação do campo comunicacional, tendo como diferencial a possibilidade do usuário ser também o desenvolvedor de conteúdo neste que caminha para se tornar um ambiente de comunicação de massa. Este trabalho apresenta um estudo de caso do site Overmundo, endereço virtual sobre jornalismo cultural criado no Brasil e apoiado por leis de incentivo à cultura que é alimentado e editado pelos próprios leitores, além de oferecer notÃcias e discussões culturais sem custo ao leitor. Apóia-se, para tanto, em discussões teóricas sobre indústria cultural, folkcomunicação e internet, por meio dos pensamentos de Mattelart (2003), Vilches (2003), Piza (2004) e Beltrão (2004). O quesito acessibilidade não entra na discussão deste trabalho, que se propõe a construir um retrato do objeto de estudo.
Esta é a versão final de nossa monografia. Esperamos que seja de leitura interessante e de importante utilidade para outros trabalhos acadêmicos que estão por vir.
Amanda Padillha · Ribeirão Preto, SP 20/3/2008 02:46Excelente trabalho meninas! o tema Overmundo realmente foi muito bem escolhido, um dos sites que considero mais importantes no mundo virtual pela democratização da informação artÃstico- lÃtero-cultural! Parabéns espero que tenham tirado nota dez!Poebeijos.
soninha porto · Porto Alegre, RS 22/3/2008 22:28
Ô meninas bonitas (exatamente dessa terra bonita)
Legal, abrir, guardei vou ler. E Está faltando divulgar. avisar
apara um dado numero de leitores.
Vou deixar recado numa poesia do Rubênio Marcelo, figura das mais lidas, e ver
Gostei, como disse só de olhada. Mas é um tema interessante, atual, Ãmpar na modalidade e é isto,
beijão pra voces,
andre.
Meninas, vi o aviso do André Pêssego e vim ler.
Vou ler durante a semana.
De antemão já digo que gostei muito. Fiquei danada de orgulhosa.
Obrigada,
beijos
P.S. Vou divulgar
Amanda e Juliane,
Parabéns pela escolha, o que denota a perspicácia e senso profissional de vocês. Sucesso sempre!
abrs culturais,
Rubenio Marcelo
Parabéns às jovens jornalistas e aos organizadores do Overmundo.
Amanda e Juliane,
Muito pertinente o trabalho e muito feliz a proposta da fotografia. Um brinde ao trabalho de vocês, um brinde ao coletivo que acredita e constrói o Overmundo.
beijos,
Muito obrigada pelos elogios! O que puder fazer a vcs neste site eu farei, afinal, este é um site colaborativo, e me espanta ao extremo perceber que mesmo aqui, neste centro de cultura e cooperação, existam pessoas esnobes, egocêntricas, mesquinhas, vazias e de mente pequena (num espaço tão amplo quanto a internet...), que vivem a desmerecer o trabalho alheio aqui publicado. O que será que essas pessoas querem?? Confete apenas para si próprias?? Onde está a humildade?? A tal da cooperação?? Fico feliz em perceber porém que estas estúpidas são minoria, e que essa maioria inteligente e bem intencionada está por uma parte, aqui nestes comentários, muito bem representada. Por isso, faço esse comentário não a meu favor, mas sim tirando meu chapéu a vcs que FAZEM de verdade o Overmundo, fornecendo crÃticas construtivas, para aperfeiçoamentos dos trabalhos e não o desprezo e humilhação dos mesmos, como fazem um infortunado 1%. Parabéns a vcs!!!
Amanda Padillha · Ribeirão Preto, SP 25/3/2008 02:03Não poderia esquecer de dizer que nosso orientador Denis tb é usuário do site e colaborou mto para o nosso sucesso. Abraços, teacher!
Amanda Padillha · Ribeirão Preto, SP 25/3/2008 02:10Tem mais: dêm uma chegadinha nesse vÃdeo. É da mesma turma hehe
Amanda Padillha · Ribeirão Preto, SP 25/3/2008 02:51Aqui esta o link para o Artigo CientÃfico referente à esta monografia, que está em edição. Votem tb!!!
Amanda Padillha · Ribeirão Preto, SP 25/3/2008 03:32
Amanda, bacana, moça.
bjo.
Não consigo baixar a monografia... como faço?
Izabelle Mundim · São Paulo, SP 24/5/2011 09:56Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!