O primeiro grande livro que li foi um da série Vagalume que ganhei de uma tia. E não foi só o primeiro grande livro; foi, sim, o primeiro grande presente que ganhei. Estou fazendo um tremendo esforço agora para lembrar o tÃtulo, enquanto escrevo. Hei de lembrar antes mesmo que termine esta página. Era a história de uns meninos travessos que fingiam ser caçadores de aventura e foram parar numa gruta misteriosa distante dos limites da cidade. Entraram na gruta e aà se perderam, viajando pelo interior da mesma e deparando-se com as mais esquisitas aventuras. Tudo começou quando descobriram um esconderijo secreto onde se achavam duas pessoas acorrentadas e amordaçadas. Devia ser um cativeiro de seqüestro, não lembro bem. Tudo o que lembro é que os garotos se meteram numa encrenca danada, tendo de enfrentar os criminosos para libertarem os seqüestrados. Uma aventura de prender o fôlego, e eu confesso que foi a mais incrÃvel experiência que tive enquanto criança. Daà em diante não me desgrudei mais dos livros, até chegar à ousadia de rabiscar alguma coisa. E cheguei a escrever até sessenta folhas de um dos cadernos de escola. E passei também a sonhar, muito, nunca o bastante, para continuar escrevendo, quase que impulsivamente. Depois, li tantos outros bons livros, e continuo lendo tantos outros ainda melhores que tudo o que posso desejar, até para o pior inimigo (que não tenho, graças a Deus!) é que tenham a sorte de ler muitos bons livros, e certamente aprenderão a sonhar com um mundo melhor, e mais, aprenderão a trabalhar por um mundo melhor. Ler é, literalmente, estar nas nuvens. E como diria o poeta, livros, livros á mão cheia! E manda o povo pensar! Pudera toda criança ter a mesma sorte que eu e outros poucos privilegiados tivemos: a Ãntima convivência com o Livro. E por favor, se você puder doar um livro a uma criança, não hesite. Estará doando uma nova alma. Louvados sejam os bons escritores, que enchem de sonhos e nobres sentimentos tantas e tantas almas.
E desculpem, não lembrei o tÃtulo do livro. É que faz 25 anos...
Que privilégio, fazer o primeiro comentário!
Realmente, Kasinsk, ler e escrever é algo muito mágico.
Votado.
Gostei muito do seu texto.
Abraços.
Nossa, que engraçado, o primeiro livro que eu li também foi da coleção Vagalume, e foi justamente essa coleção que me fez ter gosto pela leitura... O nome do livro que eu li foi "A Ilha perdida" e o segundo, a história era muito parecida com essa que contou e chamava "Os mistérios da Ilha" se eu não me engano...
Muito bom mesmo, parabéns!
bem estruturado seu texto, parabéns.votado.
O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 29/9/2008 09:11
Seria A mina de ouro de Maria José Dupre? Este foi o primeiro livro que li com prazer aos nove anos e ainda lembro do dia em que termimei e fiquei com gosto de quero mais. Depois disso virei uma leitora compulsiva e leio tudo o que me cai as mãos e o tempo livre permite. Ainda procuro aquela sensação que tive ao ler A mina de ouro em todas as minhas leituras. Obrigada, vc acaba de me ajudar a ter uma excelente lembrança.
abraço.
Passo apressada amigo,e deixo publicado.
clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 29/9/2008 14:38Que bom, Juliana e Vanessa, que as fiz lembrarem também o que há tanto tempo leram. Lembrei o tÃtulo, era A Gruta, e quem escreveu, não me perguntem porque não lembro mesmo. Um abraço!
Kasinsk · Embu, SP 29/9/2008 18:51W Marques, se você tivesse ascendência pernambucana, eu diria que somos parentes, pois o seu sobrenome é o mesmo de minha famÃlia. Obrigado pela observação sobre o texto.
Kasinsk · Embu, SP 29/9/2008 18:56Maria Loussa, adorei sua crônica Nas Filas da Vida. Fez-me refletir um pouco sobre o imediatismo, a ansiedade que nos move. Foi inspirada no momento em que escreveu. Parabéns!
Kasinsk · Embu, SP 29/9/2008 19:04
Kasinski,
Adorei o texto.
Também eu, desde menina gosto de leituras e o primeiro livro que ganhei aos 12 anos foi " Bem Hur" Que grande aventura!
Deixo uma trova:
Livro amigo, meu tesouro
tu me ensinas a viver,
és conforto e meu consolo
quando a vida faz sofrer!
doroni
bjsss
ah..essas aventuras..são uma delÃcia..uma infância..uma juventude..e tudo mais..dentro do mundo da fantasia..e verdade..adorei..paz e luz
Poetisaluz · Petrópolis, RJ 6/10/2008 21:27Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!